19 janeiro 2016

O Que Há No Nome De Jesus




O Que Há No Nome De Jesus
Texto: Mateus 1:21
Introdução: O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma virgem chamada Maria. Ele anunciou-lhe que ela seria a mãe do Filho de Deus. Seu nome seria "Jesus". Ninguém tem causado tanta controvérsia na história como Jesus. Ele é amado por Seus seguidores e odiado por seus inimigos.

O nome de Jesus é o nome mais doce falado pelo homem mortal e o nome mais temível em todo o universo.

I. Jesus: O Nome Celestial

A. O anúncio do nome. (Lucas 1:26; 2:21)    
B. A adequação do nome. "Jeová é salvação". " Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". (Lucas 19:10)
C. A autoridade do nome.
1. A autoridade sobre os demônios. "Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem" (Lucas 10:17)
2. Autoridade sobre as doenças. "Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda" (Atos 3:6)
3. Autoridade para perdoar pecados. "este nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome" (Atos 10:42-43).

II. Jesus: O Nome Honrado

A. Nome Exaltado.
1. Exaltado pelo Pai. (Filipenses 2:9-11) "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai"
2. Exaltado pelos anjos. (Lucas 2:13-14; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:11) "E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Apocalipse 5:11-12)
3. Exaltado pelos redimidos. "E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes. Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso". (Apocalipse 19:5-6)
B. Nome Exclusivo. "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos" (Atos 4:12) - "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13)

III. Jesus: O Nome Odiado

A. Exemplo dos que o odiaram.
1. Herodes. (Mateus 3:16-18)
2. Os líderes religiosos (Mateus 27:20-23).
3. Mundo. (João 15:18) "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim" (João 15:18) - "E, chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus" (Atos 4:18)
B. A exposição dos que odiaram. " O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más" (João 7:7). - "E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas" (João 3:19-20). - "Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. Aquele que me odeia a mim, odeia também a meu Pai" (João 15:22-23)
C. O erro dos que odiaram. "Odiaram-me sem causa" (João 15:25) - " Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; poderosos são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras; por isso tenho de restituir o que não extorqui". (Salmo 69:4; 35:19) - "Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12:46) - "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado" (1 João 3:5)

Conclusão:
1. A menção do nome de Jesus traz esperança ao pecador; "porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos"
2. O nome de Jesus abre a porta do céu para que os santos de Deus possam se achegar "ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça e socorro em ocasião oportuna"
3. O nome de Jesus traz conforto para os tristes e força para aqueles que estão sofrendo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário