25 janeiro 2016

Gênesis 16 - Paixão Pela Palavra


 

Pastor Sérgio Fernandes
 Palavra Que Transforma
   |  Pastor Sérgio Fernandes

Gênesis 16:1 - ¶ Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.

Gigantes da fé também derrapam em más decisões. Abrão cometeu um sério deslize enquanto aguardava o cumprimento da promessa que Deus havia lhe feito. Dez anos após ter ouvido o Eterno lhe falar pela primeira vez, e ainda sem filhos, ele aceita uma infeliz sugestão de sua esposa para ter filhos com sua escrava egípcia. Abrão e o Egito já não haviam rendido uma boa mistura (lembra-se do episódio de Gênesis 12?). A experiência não foi suficiente para o aprendizado e dessa funesta sugestão, nasce Ismael, um filho gerado fora da vontade divina. Deus mudou seu propósito com Abrão? Não! Mas Ele o livrou das consequências ruins dessa decisão? Também não!

A soberania de Deus e o arbítrio humano (seja ele um arbítrio escravo do pecado ou o servo arbítrio daqueles que são da fé) coexistem e convivem pacificamente. O Deus que nos chamou cumprirá cabalmente seu propósito em nossa vida, mesmo que para isso Ele tenha que usar as consequências de nossas más escolhas para nos educar e disciplinar. No caminho dos grandes heróis da fé sempre existiram deslizes: o de Abrão foi Hagar. O de Davi, Bate-Seba. O de Pedro, uma fogueira no pátio do sumo sacerdote. No meu e no seu, o pecado que tão de perto nos rodeia. Mas, pela graça do Senhor Jesus, seremos mais do que vencedores, por aquele que nos amou!

Gênesis 16 me ensina a ser sábio em minhas decisões, me recordando que o mesmo Deus que perdoa os meus pecados não me livrará das consequências que eles me trarão.

------------------------------------------------------------

Assista um resumo desse capítulo: http://bit.ly/1NMvlik

------------------------------------------------------------

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário