18 janeiro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


QUANDO OUVIMOS OUTRAS VOZES

Posted: 17 Jan 2016 06:00 PM PST



Texto: Jeremias 7:23- " Mas isto lhes ordenei dizendo: Daí ouvidos à minha voz, e eu serei vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem".

INTRODUÇÃO:

Quando observamos a trajetória do povo de Deus, na Bíblia, verificamos que com freqüência eles eram oprimidos por outros povos, e isso ocorria, na maioria das vezes, porque eles deixaram de ouvir a voz de Deus.

Deus, porém, com seu incomensurável amor, sempre levantou servos valentes como os profetas, os juízes, para exortarem o povo a ouvir a voz do Deus de seus pais, do Deus que os tirou da escravidão do Egito com grandes sinais e maravilhas.

Em nossos dias não é diferente. Quando deixamos de ouvir a voz de Deus que nos é revelada, seja pela Sua Palavra ( Bíblia), seja por intermédio de algum servo, ou quando Ele fala diretamente conosco, amargamos prejuízos por esta desobediência.

DESENVOLVIMENTO:

Alguns personagens bíblicos deram ouvidos a outras vozes, vozes que não eram de Deus, e sofreram por isso. Podemos destacar três desses personagens, com os quais poderemos tirar uma preciosa lição para a nossa vida espiritual.

Deus havia prometido a Abrão que sua descendência seria numerosa e esta promessa era extensiva a Sarai, sua mulher. Porém, com o passar dos anos, a promessa não se cumpria, e Sarai disse a seu esposo: " Eis que o Senhor me tem impedido de gerar. Entra, pois á minha serva, porventura  terei  filhos dela". E ouviu Abrão a voz de Sarai. (Gn.16:2)

Ø Abrão

Abrão ouviu a voz de Sarai porque ele tinha razão. Contudo, a voz da razão é diferente da voz de Deus que é a revelação. Como conseqüência deste ato Abrão gerou a Ismael, que veio a ser o pai dos árabes. Cerca de catorze anos depois, Deus deu a Abrão, já neste momento chamado de Abraão, o filho da promessa, Isaque. E Isaque gerou o povo judeu.

Ismael e Isaque não se dão bem até hoje, 4000 anos depois. São séculos de brigas e derramamento de sangue. Tudo porque Abrão deixou de ouvir a voz de Deus e ouviu a voz da razão, a voz de Sarai. Precisamos tomar muito cuidado com esta voz, pois ela é coerente, lógica, tem bom senso, mas os prejuízos podem durar por anos em nossa vida.

Ø Josué

O segundo exemplo a  ouvir outra voz foi Josué, quando um povo vem a ele com uma mentira buscando fazer aliança com os filhos de Israel. ( Js. 9:8-15). No versículo 14 lemos que Josué e o povo não pediram conselho á boca do Senhor, ou seja, não ouviram a voz de Deus, ouviram outra voz, a voz do coração.

O profeta Jeremias, inspirado pelo Espírito Santo, diz que enganoso é o coração do homem ( Jr. 17:9). A voz do coração é enganosa, passional e carregada de sentimentos. Quando damos ouvidos a essa voz e  não á voz do Senhor colhemos prejuízos. Josué teve que conviver com um povo estranho no meio do povo de Israel, ainda que lhe fossem servos.

Ø Amnom

A terceira voz que ressoa como música em nossos tímpanos e desvia-nos a atenção da voz do Senhor aparece de forma muito própria na Bíblia, em II Sm. 13. Um jovem, filho de Davi, contrariando a voz do Senhor que condenava união entre irmãos ( Lv. 18:6-9), desejou carnalmente sua irmã, Conhecedor dos preceitos do Senhor. Amnon entra em grande conflito, chegando até a adoecer.

É quando uma voz doce soa em seus ouvidos, a voz do amigo Jonadabe: " deita na tua cama, finge-te de doente, e peça a teu pai para que a tua irmã te sirva algum alimento" ( II Sm.13:5). Ammon filho do rei Davi, ouviu a voz do amigo quando sua irmã entrou no quatro cumpriu o seu desejo. O resultado foi sua morte, tramada por outro irmão, Absalão.

Muitos servos de Deus entram em dificuldades porque ouvem a voz do amigo da faculdade, do amigo do trabalho, do amigo mais experiente e a voz do Senhor, o verdadeiro amigo, o bom conselheiro, ás vezes não tem sido ouvida.

CONCLUSÃO:

Qual a voz que você tem ouvido?
Ø A voz da razão?
Ø A voz do coração?
Ø A voz do "amigo"
Ø A voz  do Senhor?

Devemos sempre estar atentos á voz que vem dos céus, a voz do nosso Deus. Essa voz nós podemos ouvir com segurança.



Josenilson Félix

A IGREJA APOSTÓLICA

Posted: 17 Jan 2016 09:52 AM PST


Texto fundamental: ATOS 2.38

QUAIS OS APELOS DA MENSAGEM DE PEDRO CONTIDOS EM ATOS 2:37 A 47?
COMENTAR O SENTIDO DOUTRINÁRIO DE CADA UM DESSES APELOS.

OBJETIVO DO ESTUDO

Mostrar a importância da doutrina estabelecida pelo Senhor Jesus e vivida pela Igreja a partir do Pentecostes. A doutrina que dá testemunho da ressurreição de Jesus, ou seja, de que Jesus está vivo no meio da igreja.

INTRODUÇÃO:

A doutrina da Palavra no Velho Testamento não excluía o nome de homens, tais como: Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, os profetas, os sacerdotes e reis que fizeram a vontade do Senhor. Homens que Deus escolheu para a realização da Obra do Senhor. Naquilo que agradaram a Deus tornaram-se tipo do Senhor Jesus, o Homem Perfeito. A isso Deus acrescentou: a Terra, a família, a Cidade (Jerusalém), o Culto, o Templo. Além disso, as experiências do Sinai, a passagem pelo Mar vermelho.

Embora fosse responsabilidade dos sacerdotes o cuidado como os assuntos da religião, foi exatamente na condição de homens que eles falharam, pois não receberam o Homem Perfeito, que é o Senhor Jesus. Tudo o que estava ligado à doutrina no VT se cumpriu na pessoa do Senhor Jesus (Jo 5.39) e está hoje sendo vivido pela igreja através do Espirito Santo.

Nos dias do ministério do Senhor Jesus, sua grande preocupação não foi quanto à doutrina em si, mas quanto àqueles que se tornaram responsáveis pelo desvio doutrinário através de suas falhas.

No Novo Testamento, porém, a doutrina coloca o homem apenas como um instrumento nas mãos do Espirito Santo. Ela não exclui o Espirito Santo que foi derramado sem medida e coloca o homem apenas como um instrumento nas mãos do Senhor. Por isso, logo no capitulo 2, o Senhor usa a pessoa de Pedro, Simão Barjonas, limitado humanamente falando, mas cheio do Espirito Santo. Atos 2 mostra que na igreja a doutrina depende exclusivamente do Espirito Santo e o homem é apenas um instrumento.

A igreja não pode excluir o Espirito Santo, nem substitui-lo por formas de culto das quais o Senhor se ausenta totalmente, quando o homem toma o lugar do Senhor.

Os apelos feitos aqui por Pedro são apelos, na verdade, do Espírito Santo à Igreja.

PRIMEIRO APELO:

Arrependei-vos – Atos 2:38: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;"

COMENTÁRIO DO SENTIDO DOUTRINÁRIO:

O arrependimento é o que leva o homem a pertencer à igreja visível de Cristo, visto que logo em seguida vem o batismo nas águas. A mensagem do Espírito Santo através de Pedro e dos apóstolos era para aceitar a Jesus: isso envolvia arrependimento. Arrependimento significa mudança de vida, experiência de novo nascimento. É disposição para deixar o pecado. A verdadeira conversão se dá através de frutos de arrependimento (At 3.19). Ler este versículo junto com a igreja para meditação no assunto.

APELO: Como está este apelo do Espirito Santo na sua vida? Atos 3.19 está se cumprindo em sua vida?

RECOMENDAÇÃO: usar este apelo como mensagem na terça-feira para a igreja.

SEGUNDO APELO:

Sejam batizados para perdão dos pecados – Atos 2:38: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;"

COMENTÁRIO DO SENTIDO DOUTRINÁRIO:

O batismo nas águas é uma confissão do arrependimento. É o testemunho público do arrependimento. É um testemunho dado pelo crente ao mundo sobre sua nova vida. (Rm.6.4). É a confirmação da condição de membro do corpo de Cristo, a igreja visível.

Perdão dos pecados: esse perdão o Pai nos dá por amor de Jesus (1 Jo 2.12).
É por isso que crianças não precisam ser batizadas, pois o reino dos céus é delas (Lc 18.16).

Arrependimento, batismo nas águas e Batismo com o Espirito Santo. O Espirito Santo só vai morar num coração purificado pela limpeza da água purificadora do sangue de Jesus.

Receber o dom do Espirito Santo é pertencer agora à igreja invisível de Cristo. 

APELO: Como está este apelo do Espirito Santo na sua vida? Já foi batizado com o Espirito Santo? Quer ser batizado com o Espirito Santo? Quer dons espirituais? Peça esta bênção ao Senhor!

RECOMENDAÇÃO: usar este apelo como mensagem no Culto das Senhoras, como ampliação do assunto do dia sobre a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.

TERCEIRO APELO:

Salvai-vos desta geração perversa – Atos 2:40: "E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa."

COMENTÁRIO DO SENTIDO DOUTRINÁRIO:

O mundo, como está, é só perversão. Viver o evangelho puro do Senhor Jesus é a única saída para a igreja para excluir a perversão do meio dela. A exortação é do Espirito Santo para que a igreja seja salva da perversão do mundo. Isso envolve a conscientização da necessidade de separação do mundo. O Processo da Salvação na vida da igreja é operado pela santificação do Espirito Santo para preservá-la da corrupção do mundo.

APELO: Como está este apelo do Espirito Santo na sua vida?

Se alguém recebeu uma benção com o ensino desta manhã, faça uma glorificação ao Senhor no final.

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário