20 dezembro 2015

O ANTIGO TESTAMENTO EM HEBRAICO








Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas.

Muitos séculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo hebreu mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Estes registros tinham grande significado e importância em suas vidas e, por isso, foram copiados muitas e muitas vezes e passados de geração em geração.

Com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em coleções conhecidas por A Lei, Os Profetas e As Escrituras. Esses três grandes conjuntos de livros, em especial o terceiro, não foram finalizados antes do Concílio Judaico de Jamnia, que ocorreu por volta de 95 d.C. A Lei continha os primeiros cinco livros da nossa Bíblia. Já Os Profetas, incluíam Isaías, Jeremias, Ezequiel, os Doze Profetas Menores, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. E As Escrituras reuniam o grande livro de poesia, os Salmos, além de Provérbios, Jó, Ester, Cantares de Salomão, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas.

Os livros do Antigo Testamento foram escritos em longos pergaminhos confeccionados em pele de cabra e copiados cuidadosamente pelos escribas. Geralmente, cada um desses livros era escrito em um pergaminho separado, embora A Lei freqüentemente fosse copiada em dois grandes pergaminhos. O texto era escrito em hebraico - da direita para a esquerda - e, apenas alguns capítulos, em dialeto aramaico.

Hoje se tem conhecimento de que o pergaminho de Isaías é o mais remoto trecho do Antigo Testamento em hebraico. Estima-se que foi escrito durante o Século II a.C. e se assemelha muito ao pergaminho utilizado por Jesus na Sinagoga, em Nazaré. Foi descoberto em 1947, juntamente com outros documentos em uma caverna próxima ao Mar Morto.

ICRVB
Posted: 16 Dec 2015 06:00 PM PST


O termo "o cair é do homem e o levantar é de Deus" é um termo popular. Não está de forma explícita na Bíblia. Na Bíblia encontramos, por exemplo, no Salmo 145 (144), o versículo 14, que se aproxima do termo mencionado:

"Iahweh ampara todos os que caem e endireita todos os curvados". (Tradução Bíblia de Jerusalém). 

O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Salmos 145:14

Esse é um chavão muito utilizado pelos crentes para tranquilizar o coração daqueles que caíram em pecado e perderam a comunhão com Deus. Até creio que se o homem cair Deus tem o poder de levantá-lo . Pois diz a bíblia: "O Senhor sustenta a todos que caem e levanta a todos abatidos." (Salmo 145:14). Mas para que isso ocorra é preciso o homem de posicionar, desejar e querer se reerguer. 

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8.

Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Efésios 5:14.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14.

Um grande exemplo é o do filho pródigo que decidiu velantar-se de onde estava caído, e voltar para casa do pai. E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.

Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:17-24. Quero deixar claro que O cair é do homem e o levantar é de Deus não está escrito como dizem muitos.

Isso não passa de um jargão que os crentes enventaram. O cair é do homem, mas o levantar também é uma responsabilidade do mesmo. Por isso o apóstolo nos orienta da seguinte maneira. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12.

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário