29 dezembro 2015

AQUELE QUE ESTÁ EM JESUS PERMANECE DE PÉ




       Mateus 07: 24 a 27

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia.
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda."

                                                           
INTRODUÇÃO

Em toda a história da humanidade, o homem sempre buscou algo que servisse de base para a sua vida, e sobre essa base ter o seu modo de viver, e assim estar sendo sustentado; nessa passagem, Jesus faz uma comparação onde dois homens que usam duas bases diferentes para construir suas casas, e que as casas sofreram os mesmos intempéries da natureza, mas tiveram um fim diferente.


DESENVOLVIMENTO

Jesus fala do homem prudente e do insensato, o prudente construiu a sua casa sobre a rocha, o insensato sobre a areia, a casa é a própria vida do homem, que ele tem a cada dia edificado sobre a base que ele escolheu para viver, Jesus disse que o que ouve as suas palavras e as pratica é como homem que edificou a casa sobre a rocha; a rocha é Jesus, o lugar seguro, lugar firme, uma base sólida onde o homem pode ter a sua vida sustentada, ficar de pé, aquele que atende as palavras de Jesus e as aplica na sua vida está se baseando em Jesus, o homem prudente é o servo de Deus, que tem a cada dia ouvido a voz do Senhor e vivido segundo a sua palavra.

Jesus fala também do homem insensato, que foi aquele que fez a sua casa na areia, a areia é fragmento de rocha, é doutrina fragmentada, mentalidade religiosa, tradição religiosa, portanto não traz firmeza, não sustenta a vida do homem, não traz segurança.

Quando Jesus fala dessas duas construções, Ele diz que aquelas casas foram atacadas pelas mesmas ações do tempo; chuva, rios (enxurradas), ventos, e a palavra diz que esses três fenômenos da natureza combateram aquelas casas, e assim a vida do homem tem também sido combatida nessa última hora, para tentar impedir que o homem receba uma bênção da parte do Senhor.

Chuva: Influência do mundo
Rios: Lutas, dificuldades
Ventos: Vãs doutrinas

A casa na rocha: Vida do homem firmada, (baseada) em Jesus – Ficou de pé.

A casa na areia: Vida do homem baseada em tradições religiosas, doutrinas fragmentadas – Caiu, foi destruída.

CONCLUSÃO

Aquele que ouve os conselhos de Jesus, sua vida permanece de pé, sendo assim sustentado pelo Senhor a cada dia.

por Marcelo Dos Passos Lyrio - Igreja Cristã Maranata

Nenhum comentário:

Postar um comentário