20 dezembro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


 




A palavra "evangelho" vem do idioma grego e significa "boa notícia". Essa boa notícia é que o Senhor Jesus Cristo, que é Deus e homem em uma única pessoa (João 1.1,14), viveu, morreu e ressuscitou para salvar o homem pecador dos seus pecados e dar a ele a vida eterna (João 3.16; 1 Coríntios 15.3,4). Essa salvação é dada de graça a todos que colocam a sua fé em Jesus, arrependendo-se dos seus pecados (Efésios 2.8,9; Marcos 1.15).

Aqueles que creem nessa boa notícia, que é o evangelho, são chamados de evangélicos. Esse nome tem sido usado pelos cristãos desde o século 16. No dia 31 de outubro de 1517, um monge agostiniano chamado Martinho Lutero protestou com noventa e cinco teses contra o abandono do evangelho na Igreja Católica Romana. Assim começou o movimento conhecido como Reforma Protestante, que recuperou o evangelho bíblico. Os seguidores desse evangelho foram chamados de evangélicos ou protestantes.

Para esclarecer o que é o verdadeiro evangelho e para diferenciá-lo do falso evangelho, os evangélicos têm afirmado cinco verdades sobre o evangelho, todas contendo a palavra "somente", que no latim é a palavra "sola". Essas cinco verdades são conhecidas como"Cinco Solas" e são as seguintes:

1. Somente a Escritura. A Escritura ou Bíblia Sagrada, com trinta e nove livros no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo, é a própria Palavra de Deus e é suficiente como regra de fé e prática para o cristão (2 Timóteo 3.16,17). Para conhecermos e vivermos o evangelho não precisamos de nada além da Bíblia (Isaías 8.20). Em outras palavras, não precisamos nem de tradições humanas (Marcos 7.1-13), nem de novas revelações (Gálatas 1.8,9).

2. Somente Cristo. A salvação prometida no evangelho só é possível graças a uma pessoa: o Senhor Jesus Cristo. Todos os seres humanos pecaram, não há um justo sequer e ninguém que faça o bem (Romanos 3.10-12,23). Por causa do pecado, todos os seres humanos merecem a morte (Romanos 6.23). Porém, Deus Pai enviou o Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para resolver o problema do pecado e dar vida eterna a todos os que creem nEle (João 3.16). O Senhor Jesus Cristo é Deus (João 1.1), mas se fez homem e habitou entre nós (João 1.14), sendo, desde então, Deus e homem em uma única pessoa para sempre. Ele viveu uma vida perfeita e não pecou jamais (Hebreus 7.26). Ele foi crucificado e morto no lugar de pecadores, levando sobre Si os pecados deles e a punição que esses pecados mereciam (Isaías 53.4,5). Ele foi sepultado, mas ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, mostrando que Sua obra foi aceita por Deus Pai (1 Coríntios 15.3,4). Ele subiu ao céu e agora está assentado à direita de Deus Pai, de onde intercede pelos crentes (Romanos 8.34). Portanto, Jesus é o único caminho que conduz ao Pai (João 14.6), Ele é o único Mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5) e não existe outro nome, senão o nome de Jesus, pelo qual podemos ser salvos (Atos 4.12). Os santos que já morreram e Maria não são mediadores entre Deus e os homens. Só Jesus Cristo o é.

3. Somente a graça. A salvação conquistada por Jesus em Sua vida, morte e ressurreição custou muito caro para Jesus (1 Pedro 1.18,19), mas é oferecida aos seres humanos totalmente de graça (Efésios 2.8,9). Ninguém pode ser salvo pelas suas obras (Gálatas 2.16), mas somente pelas obras de Jesus (Romanos 5.19). A salvação é somente pela graça, é um presente de Deus a nós, que não pode ser comprado e nem alcançado com esforço humano.

4. Somente a fé. Essa salvação que é dada de graça é recebida por meio da fé somente (Romanos 3.28). A fé é uma confiança viva em Jesus Cristo como Salvador e Senhor, pela qual confiamos nEle e só nEle para a nossa salvação (Filipenses 3.8,9). A fé não é uma obra da nossa parte, porque até a fé é um dom de Deus (Efésios 2.8,9; Filipenses 1.29). A fé é como uma mão que se estende para receber o presente da salvação dado por Deus gratuitamente. Apesar de a fé salvar sozinha, a fé que salva não está sozinha. Ela é sempre acompanhada pelo arrependimento (Marcos 1.15) e seguida por boas obras, que não são a causa da salvação, mas a sua consequência natural (Efésios 2.10).

5. Glória somente a Deus. O objetivo da salvação trazida por Cristo é nos levar a adorar a Deus e somente a Deus (Efésios 1.4-6). O propósito principal do homem é glorificar a Deus (1 Coríntios 10.31). Isso é assim porque somente o Deus Triuno, Pai, Filho e Espírito Santo, é digno de adoração e culto (Deuteronômio 6.13; Romanos 11.36). Nenhuma criatura pode ser adorada (Ex 20.2,3). Portanto, a adoração de Maria, dos santos, dos anjos e de imagens de escultura é totalmente contrária ao evangelho (Êxodo 20.4-6; Salmo 115.1-8; Isaías 44.9-20; Atos 10.25,26; Apocalipse 22.8,9).

http://teologia-vida.blogspot.com.br/2015/10/o-que-e-o-evangelho.html
Posted: 19 Dec 2015 10:56 AM PST
conhecer_a_biblia


Muitas pessoas, não conseguem ler a bíblia por falta de instrução e até mesmo de sabedoria. Ler a bíblia de qualquer maneira é perca de tempo. A bíblia deve ser lida de uma forma eficiente! Geralmente quando pegamos a bíblia para ler pela primeira vez, começamos pelo livro de Gênesis, e é ai que se encontra o erro: Começar a ler a bíblia pelo livro de Gênesis.


Confira então algumas dicas para você começar a fazer essa leitura indispensável para todos nós.

DESENVOLVIMENTO
Porque não ler Gênesis sendo o mesmo o primeiro livro da bíblia?
Devemos entender que a Bíblia não é um livro comum que deve ser lido diretamente de capa a capa. Ela é uma coleção de livros escritos por vários autores, inpirados por Deus e reunidos em um único livro. Porém o foco de um cristão é Cristo! Martinho Lutero disse que a Bíblia é o "berço de Cristo" pelo fato dos livros e profecias nela descritos apontarem para Ele. A leitura do Velho Testamento é uma leitura um pouco pesada e cansativa para uma pessoa que quer começar ler a bíblia pela primeira vez.

Por onde começar?
É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é muito importante e necessário. No início há muita coisa que a gente não entende, o que é natural. Não pare, vá em frente. À medida em que você for lendo, as coisas vão se esclarecendo umas às outras. Segue abaixo a proposta de um método de leitura para você conhecer a Bíblia através dela mesma, com breve explicação da ordem e da lógica do método proposto a partir do Novo Testamento:

1. Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.
2. O Evangelho de João: "Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome" (Jo 20:31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.
3. O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus.
4. As pequenas Cartas de Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1a e 2a Carta aos Tessalonicenses, 1a e 2a Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com começo (introdução/saudação), meio e fim (despedida).
5. O Evangelho de Lucas: Você já leu o Evangelho de João, mais teológico, o de Marcos, com uma narrativa mais viva e mais rápida, e agora vai ler o de Lucas, que apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.
6. Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando­os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.
7. A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a
8. Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1a e 2a Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1a e 2a Carta de Pedro, a 3a Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.
9. Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento. Convém serem lidos em ordem cronológica, das origens até a vinda de Cristo

Sugestão da ordem de leitura da bíblia:
Novo testamento
1. João (1a e 2a carta); 2. João (Evangelho); 3. Marcos (Evangelho); 4. Gálatas; 5. Efésios; 6. Filipenses; 7. Colossensses; 8. Tessalonicensses (1a e 2a carta); 9. Timóteo (1a e 2a carta); 10. Tito; 11. Filêmon; 12. Lucas (Evangelho); 13. Atos dos Apóstolos; 14. Carta aos Romanos; 15. Mateus (Evangelho); 16. Coríntios (1a e 2a carta); 17. Hebreus; 18. Tiago; 19. Pedro (1a e 2a carta); 20. João (3a carta); 21. Judas; 22. Apocalipse.

Das origens à Época dos Reis
23. Gênesis; 24. Êxodo; 25. Números (pule Deuteronômio e Levítico); 26. Josué; 27. Juízes; 28. Samuel (1o e 2o livro); 29. Reis (1o e 2o livro).

Os Profetas mais Antigos (datas antes de Cristo)
26. Amós; 27. Oséias; 28. Isaías: capítulos 1 ao 39; 29. Miquéias; 30. Naum; 31. Sofonias; 32. Habacuque; 33. Jeremias.

No tempo do exílio
34. Lamentações; 35. Ezequiel; 36. Obadias; 37. Isaías: do capítulo 40 ao 55.

Após o Exílio
38. I Crônicas (pule as genealogias de 1 a 9); 39. II Crônicas; 40. Esdras; 41. Neemias 42. Ageu; 43. Zacarias; 44. Isaías: do capítulo 56 ao 66; 45. Malaquias; 46. Joel; 47. Jonas; 48. Rute; 49. Ester; 50. Cântico dos Cânticos; 51. Jó; 52. Eclesiastes; 53. Daniel; 54. Provérbios.

Leis e Tradições Judaicas
55. Levítico; 56. Deuteronômio.

Os Salmos
Os Salmos devem ser lidos e trabalhados a qualquer tempo, independente de uma ordem. Leia sempre um Salmo. Faça o seu diário sobre ele sem receio de estar interrompendo a sequência.

 http://projetoestudobiblico.com.br/43/estudos/como-conhecer-a-biblia-de-forma-eficaz
Posted: 19 Dec 2015 10:09 AM PST


Você Pergunta: Existe possibilidade de fazermos contato com nossos parentes mortos? Tenho parentes que já me disseram que viram espíritos de familiares já mortos. Como sou nova convertida não sei bem o que pensar sobre isso. O que a Bíblia diz sobre esse assunto?

Amiga leitora, é muito comum em nossa sociedade ouvirmos histórias de pessoas que "viram" o espírito de algum parente morto. Alguns relatam que até conversaram e receberam mensagens especiais vindas do "além". A ideia de que familiares voltam do "além" para se comunicar com os vivos não é nova, pois aparece em diversas religiões das mais antigas do mundo. Porém ganhou força com o crescimento do Espiritismo e também através da força dada pela mídia, que adora histórias sensacionalistas, sendo elas verdadeiras ou não. Na dúvida e na falta de conhecimento, as pessoas preferem acreditar que é verdade ou mesmo preferem não duvidar.

os-parentes-mortos-podem-se-comunicar-com-os-parentes-vivos

Pela graça de Deus a Bíblia nos dá fortes fundamentos sobre essa questão, capazes de nortear uma crença equilibrada e correta sobre a comunicação de mortos com os vivos.

(1) No Antigo Testamento Deus proíbe ao seu povo a prática de consulta aos mortos, muito comum nas religiões da época. Observe que Deus trata desse assunto de uma forma bem séria: "Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus." (Levítico 19.31). Os necromantes citados ali são as pessoas que consultam os mortos. Apesar da proibição, muitos são desobedientes e, por isso, Deus manda mensagens por meio de Seus profetas: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Isaías 8.19).

Leia também: A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO NO ANTIGO TESTAMENTO

(2) Mas por que Deus proíbe a consulta aos mortos se muitos a consideram benéfica? É interessante pensarmos nessa questão. Se não houvesse sérios problemas envolvidos nessa prática por que Deus a proibiria? Uma análise mais aprofundada dos textos bíblicos aponta que o espírito das pessoas mortas NÃO tem contato com o mundo dos vivos nem ficam vagando ou fazendo obras por aqui como afirmam alguns. Observe: "e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12.7). Não existe um caminho do meio que permita que a pessoa fique vagando aqui pela terra. A Bíblia não autoriza esse pensamento. Em outro texto bíblico é clara a afirmação de que a morte sela o destino da pessoa: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo…" (Hebreus 9.27). Outra indicação clara de que não há esse contato está na parábola do rico e o mendigo (Confira: Lucas 16.19-31).

Leia também: A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO NO NOVO TESTAMENTO

(3) Considerando as afirmações do texto anterior, fica a pergunta: Se os mortos não fazem contato com os vivos, quem são os que fazem contato com os vivos nas sessões espíritas ou também quando alguém diz que vê um espírito que lhe parece familiar? A resposta a essa pergunta é justamente a razão da proibição tão enfática de Deus à prática de consultar mortos! Esses espíritos que se passam por espíritos de pessoas mortas são demônios!  Sim, são espíritos malignos, conluiados com o diabo para enganar. Apesar de parecerem "bonzinhos"e "do bem", se passarem por "espíritos de luz" (2 Co 11.14) e até por parentes de pessoas que estão vivas, eles infiltram doutrinas destrutivas na mente das pessoas. As levam para distante de Deus, pois as fazem pecar. Por isso Deus proíbe essa prática enganosa!

(4) Mas como podem esses espíritos saber de coisas tão particulares das pessoas, que somente parentes poderiam saber? Sabemos que o diabo e seus anjos malignos podem observar as pessoas. Não seria difícil para esses espíritos malignos saber de fatos, imitar vozes, trejeitos, etc., pois eles os observam muito bem e por muito tempo. Foi exatamente o que aconteceu no caso bíblico onde o rei Saul diz ter feito contato com o falecido profeta Samuel através da médium de En-Dor (1 Samuel 28)

(5) Muitos utilizam o caso da consulta do rei Saul a uma médium, que diz ter feito contato com o profeta Samuel, como base para dizer que existe contato entre vivos e mortos. Mas o texto bíblico mostra fortes evidências da fraude aplicada pela vidente.

(6) Existe um único caso na Bíblia de contato – real – entre pessoas que já morreram com vivos. Foi no caso da transfiguração (Mateus 17.1-8), onde apareceram Moisés e Elias, e estavam presentes Jesus, Pedro, Tiago e João. Porém esse caso foi pontual e teve por objetivo legitimar a missão de Cristo diante de seus principais discípulos, mostrando a conexão entre a Lei (Moisés), os profetas (Elias) e a vinda do Messias prometido (Jesus). Observe no texto que Moisés e Elias falaram apenas com Jesus Cristo. Não houve contato algum com os apóstolos.

CONCLUSÃO

Assim concluímos que a Bíblia não respalda a prática do espiritismo e nem afirma que existe a possibilidade de espíritos de pessoas mortas aparecerem aos vivos. Tal acontecimento relatado por muitos, trata-se de comunicação com demônios enganadores, que não tem outro objetivo senão o de levar as pessoas para longe de Deus através de ensinos não bíblicos.

Presbítero André Sanchez


Posted: 19 Dec 2015 03:15 AM PST

Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia?


Pergunta: "Por que devemos crer exclusivamente na Bíblia, desconsiderando as demais revelações? Deus não é um Deus que se cala, mas um Deus que fala ainda hoje!"

Resposta: Por que cremos única e exclusivamente na Bíblia? Porque direta e indiretamente a própria Bíblia nos exorta a isso. Por favor, leia primeiro o Salmo 119, onde podemos ver a singularidade da Palavra de Deus. Depois disso, peço-lhe que reflita em espírito de oração nas passagens bíblicas abaixo:

Paulo escreve, por exemplo, a Timóteo: "E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.15-16).

Segunda Pedro 1.19-21 nos revela em que consiste a diferença entre a Bíblia e outras fontes: "Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações; sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." O próprio Senhor aponta para a segurança e infalibilidade da Palavra de Deus: "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.18).

E Ele diz, ainda: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (Jo 5.39).

Em sua primeira carta aos tessalonicenses, Paulo enfatiza que a Bíblia não é palavra humana, mas Palavra de Deus: "Outra razão ainda temos nós para incessantemente dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e, sim, como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes" (1 Ts 2.13).

Finalizando, lembremos o conteúdo extremamente importante de João 1.1-4: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. A vida estava nele..." E o versículo 14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."

Quem menospreza a Palavra de Deus e a coloca no mesmo nível de outras "fontes de revelação" mostra que despreza a Palavra (o Verbo) que se fez carne: Jesus Cristo! 

(Elsbeth Vetsch)


Nenhum comentário:

Postar um comentário