22 dezembro 2015

MINISTÉRIO DO SENHOR JESUS "O CHAMADO DE ZAQUEU"




"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
Lucas 19:8-10

INTRODUÇÃO

A história de Zaqueu nos mostra como o Senhor Jesus, durante todo o Seu ministério, se preocupava em realizar a Obra do Pai. Mesmo faltando pouco tempo para a Sua crucificação, Jesus não se cansava em buscar e salvar o que havia se perdido. O encontro com Zaqueu fazia parte dessa missão.

DESENVOLVIMENTO

A conversão de Zaqueu aconteceu quando Jesus passava por Jericó. Ele, ouvindo falar de Jesus, quis vê-lo, para isso subiu numa figueira brava, porque era de pequena estatura e assentou-se ali esperando Jesus passar.
Zaqueu apenas queria ver o Senhor, porém Jesus o viu e que em seu coração havia sinceridade. Ter o desejo de ter os olhos abertos para o Salvador era o início de uma grande obra que seria realizada em sua vida.
O Mestre o surpreendeu ao chegar àquele lugar, revelando que o conhecia, assim como ao seu coração e a alma vazia, ao lhe dizer – "Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa". Zaqueu apressou-se em descer e receber o Senhor em sua casa alegremente.
Jesus sempre teve a palavra certa para cada necessitado, para cada situação. Não seria hoje diferente para cada uma das servas e demais servos do Senhor.
Apesar da multidão Jesus sabia quem era Zaqueu, a intenção de seu coração e onde ele estava. O Senhor conhece nossas vidas, as intenções de nossos corações e em que situação nos encontramos, mesmo que haja uma multidão ao nosso redor.
Apesar de sua condição econômica Zaqueu era desprezado pelo povo, tanto que a multidão censurou o Senhor Jesus por ir pousar em sua casa. Pode ser que sejamos desprezados por muitos e até alguém censure mas existe lugar no nosso coração para o Senhor pousar.
Zaqueu agora era um novo homem que não tinha mais do que se envergonhar. Jesus havia mudado seu coração que passou a não mais estar firmado em bens materiais, mas cheio de gratidão e confiado no Salvador que entrou em sua casa, em sua vida para sempre.

CONCLUSÃO

Quando o Senhor entra na vida do homem, Ele o faz para apagar seus pecados e lhe dar além do que merece, porque Ele é um Deus misericordioso. (Isaías 43.25 e Hebreus. 8.12).
Zaqueu não seria um filho apenas pela linhagem, mas pela vida transformada e mesma fé de Abraão que caminhou e serviu a Deus.
O Senhor Jesus hoje está passando para levar a salvação a pessoas como Zaqueu, pequenos e necessitados e seu desejo é entrar nos corações para libertar e encher de paz e gozo eternais.
Aquela era a oportunidade para a transformação de sua vida e Zaqueu se apressou em aproveitá-la. Hoje o Senhor está fazendo o mesmo e também devemos nos apressar em abrir os nossos corações para o Senhor que certamente operará algo maravilhoso em nossas vidas.
Jeremias 29.13 "E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".




Nenhum comentário:

Postar um comentário