04 novembro 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 03 Nov 2015 06:00 PM PST


Capítulo II

A  PÁSCOA

"Purificai o velho fermento,  para  que  sejais   uma   nova massa, assim como sois sem  fermento. Pois,  na  verdade Cristo, que é a nossa Páscoa, foi imolado por nós".
  1 Coríntios 5: 7

O ciclo das chamadas festas do Templo começava muito apropriadamente com a "Páscoa" e a "Festa dos pães asmos". Porque, rigorosamente falando, estas festas são inteiramente distintas, (1) realizando-se a Páscoa a 14 de Nisan (0 1.º mês) e a Festa dos pães asmos no dia 15, prolongando-se por sete dias até o 21.º do mês. (2) Devido, porém, à íntima conexão que existe entre elas, são ambas consideradas como uma e a mesma, tanto no Velho como no Novo Testamento, (3) sendo que Josefo, num certo passo, chega a descrevê-las como "uma festa de oito dias". (4)

Existem peculiaridades a respeito da Páscoa que a tornam mais importante, e, de fato, a singularizam entre as demais festividades. Era a primeira das três festas a que todo israelita tinha o dever de comparecer, "no lugar que Deus mesmo designasse", sendo as outras duas a Festa das Semanas e a dos Tabernáculos. (5).

Cada uma das três festas tinha um triplo significado. Elas indicavam em primeiro lugar a estação do ano ou, melhor, as alegrias resultantes dos frutos da boa terra que o  Senhor  havia  dado ao Seu povo, reservando para Si a posse dela. (6) Esta referência à natureza era patente, no caso da Festa das Semanas e a dos Tabernáculos, (7) sendo omitida quanto à dos pães asmos, não obstante a sua importância. Por outro lado, grande proeminência é dada ao sentido histórico da Páscoa, o qual, embora não falte inteiramente nos outros festivais, não é entretanto, mencionado. Mas a festa dos pães asmos celebrava aquele grande evento sobre que se assenta toda a história de Israel e marcava igualmente o seu miraculoso livramento da destruição e da escravidão, bem com o começo de sua existência como nação. É que na noite de Páscoa os filhos de Israel, miraculosamente preservados e libertados, pela primeira vez surgem como um povo, e isto pela direta intervenção de Deus. O terceiro conteúdo de todas as festas, mas especialmente da Páscoa, é o seu caráter típico. Todos os leitores no Novo Testamento sabem como são frequentes as alusões ao Êxodo, ao Cordeiro Pascoal, à Ceia Pascoal, e a festa dos pães asmos. E que este sentido era intencional, desde o princípio, não só em referência à Páscoa, mas a todas as demais festividades, verifica-se de todo o desígnio do Velho Testamento, e da exata correspondência entre os tipos e antítipos. De fato isto está impresso, por assim dizer, no Velho Testamento, por uma lei de necessidade. Quando Deus ligou o futuro de todas as nações à história de Abraão e de sua semente, (8) Ele tornou aquela história profética, e cada evento, e cada rito tornou-se, assim, um botão, destinado a abrir-se em flor e a amadurecer em fruto daquela árvore à cuja sombra todas as nações deveriam acolher-se.

Desta sorte a natureza, a história e a graça combinaram para dar uma significação especial às festividades, mas, principalmente, à Páscoa. Esta era a festa da primavera, a estação em que, após a morte do inverno, as semente produziam uma nova colheita e as primícias eram oferecidas ao Senhor; a primavera da história de Israel também, porque cada ano o povo celebrava de novo o seu natal, e a primavera da graça, desde que o grande livramento nacional lembrava o nascimento do verdadeiro Israel, e o sacrifício da Páscoa falava daquele "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Naturalmente, pois, o mês da Páscoa, Abib, ou, como veio a ser chamado mais tarde, Nisan, (9) era para eles "o começo dos meses", - o mês início do ano sagrado e, ao mesmo tempo, o sétimo do ano civil. Aqui é conveniente assinalar de novo a significação do número sete como número sagrado ou do pacto. Por outro lado, a festa dos Tabernáculos, que encerrava o ciclo festivo, tinha lugar no dia 15 do sétimo mês, do sagrado mês, que era também o primeiro do ano civil. Nem é menos significativo que tanto a festa da Páscoa como a dos Tabernáculos caíssem no dia 15 do mês, isto é, na lua nova, ou quando o mês tinha, por assim dizer, atingido à sua plenitude de força.

O nome Páscoa, em hebraico Pesach e em aramaico e grego Pascha, deriva de uma raiz que significa transpor, saltar por cima ou passar de largo, o que indica a origem histórica do festival. (10) As circunstancias em que o povo se encontrava, sem dúvida, explicam as diferenças em algumas particularidades, entre a celebração inicial e as práticas do Templo. As autoridades judaicas distinguiam cuidadosamente entre a "Páscoa Egípcia" e a "Páscoa Permanente". Na instituição foi ordenado que o chefe de cada casa devia, no dia 10 de Nisan, escolher um cordeiro ou um cabrito de um ano, sem defeito; mais tarde as ordenanças judaicas datando da volta do cativeiro de Babilônia, limitaram a escolha a um cordeiro, e explicavam que os quatro dias anteriores à matança do cordeiro se referiam às quatro gerações que tinham passado, depois que os filhos de Israel desceram ao Egito. O Cordeiro devia ser morto na véspera do dia 14, ou melhor, como está escrito, "entre as duas tardes". (11) Segundo os samaritanos, os judeus caraítas e muitos intérpretes modernos, isto significava o espaço de tempo entre o pôr do sol e as trevas completas, isto é, entre seis e sete da tarde; mas do testemunho contemporâneo de Josefo (12) e das autoridades talmúdicas, não pode haver dúvida de que, no tempo de Cristo, significava o intervalo entre o começo do por do sol e o seu completo desaparecimento. Isto daria tempo suficiente para a matança dos numerosos cordeiros que tinham de ser oferecidos, e concorda com o costume de, por ocasião da Páscoa, o sacrifício da tarde ser oferecido uma hora ou, se caísse na sexta-feira, duas horas antes do tempo usual.

Na instituição original o sangue deste sacrifício deveria ser aspergido com hissopo na verga e nos umbrais da porta, provavelmente por serem as partes mais proeminentes da entrada. Deveria, então, todo o animal ser assado, sem quebra de um osso, é comido por cada família, ou se o número dos seus membros fosse muito pequeno, por duas famílias vizinhas, juntamente com pães sem fermento e ervas amargas, para simbolizar a amargura de sua escravidão e a pressa  do seu livramento, e também para indicar a maneira pela qual o verdadeiro Israel, em todos  os  tempos,  haveria  de  ter  comunhão no Cordeiro Pascoal. (13) Todos os que eram circuncidados deveriam participar desta ceia, em aprestos de viagem, e a parte que não fosse utilizada devia ser queimada no lugar. Estas ordenanças referentes à Páscoa foram depois modificadas, no correr da jornada do deserto, no sentido de que os homens deveriam aparecer "no lugar que o Senhor escolhesse". afim de sacrificar e comer o cordeiro ou cabrito, apresentando, ao mesmo tempo, outras ofertas. (14) Finalmente foi também ordenado que se algum homem estivesse impuro no tempo da Páscoa regular, ou em alguma viagem por terras distantes, deveria celebrá-la um mês mais tarde. (15)

A Mishnah (16) contém as seguintes distinções entre a Páscoa "Egípcia" e a "Permanente": "A Páscoa Egípcia era escolhida no dia 10 e o sangue devia ser aspergido com um ramo de hissopo na verga e nos umbrais das casas, e devia ser comida à pressa na primeira noite; mas a Páscoa Permanente é observada todos os sete dias", isto é, o uso dos pães asmos foi, na sua primeira observância, obrigatório somente naquela noite, ainda que, devido à pressa de Israel, seria este, durante muitos dias, o único pão utilizável, enquanto que, depois, o seu uso exclusivo tornou-se exigido durante toda a semana. Semelhantemente, a jornada dos filhos de Israel começou no dia 15 de Nisan, ao passo que, em tempos posteriores, aquele dia foi observado como um festival semelhante ao Sábado. (17) A estas distinções foram acrescentadas as seguintes: (18) no Egito a Páscoa era escolhida no dia 10 e morta no dia 14, e não se incorria, como mais tarde, em penalidade de morte por não havê-la celebrado. Da Páscoa Egípcia se dizia: "Tomará ele e o seu vizinho mais próximo", enquanto que, depois, o grupo dos comensais poderia ser escolhido indiscriminadamente. No Egito não foi ordenado que se aspergisse o sangue e se queimasse a gordura, como veio a se exigir mais tarde. Na primeira Páscoa se estabelecia: "Nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã", o que não teve aplicação posteriormente. No Egito cada um matava a sua própria Páscoa, em sua casa, ao passo que, depois, ela era morta para todo o Israel num só lugar. Finalmente, no começo todos eram obrigados a permanecer no lugar onde comiam a Páscoa, enquanto que, depois, era permitido comê-la num lugar e pousar noutro.

As Escrituras dizem que a Páscoa foi observada no segundo ano depois do Êxodo, (19) e que, depois, só foi repetida após a entrada na terra prometida; (20) mas, como observam os comentadores judeus, esta interrupção foi dirigida pelo próprio Deus. (21) Depois disto as celebrações públicas da Páscoa só mencionadas durante o reinado de Salomão, (22) no tempo de Ezequias, (23), no tempo de Josias, (24) e uma vez mais, depois da volta da Babilônia, no tempo de Esdras. (25) Por outro lado, uma alusão muito significativa ao caráter típico do sangue pascoal, como assegurador de imunidade em meio da destruição, ocorre nas profecias de Ezequiel, onde "o homem vestido do linho" recebe ordem para pôr "uma marca nas testas" dos fieis (como o sinal na primeira Páscoa), afim de que aqueles que "iam matar velhos e moços" não se "aproximassem" dos assinalados. A mesma referência e mandamento simbólico ocorrem no livro da Revelação, (27) em relação àqueles que foram "selados, como servos no nosso Deus, nas suas testas".

Mas a inferência de que a Páscoa só tivesse sido celebrada nas ocasiões mencionadas nas Escrituras é menos admissível, do que supor-se que ela fosse rigorosa e universalmente observada nos últimos tempos. É possível formarmos uma idéia suficientemente exata acerca de todas as circunstancias prevalecentes no tempo de Nosso Senhor. No 14 de Nisan, todo israelita que fosse fisicamente capaz e que não estivesse debaixo da sanção levítica referente à impureza, nem distante da cidade mais de quinze milhas, era obrigado a ir a Jerusalém. Embora as mulheres não fossem legalmente obrigadas a comparecer à festa, sabemos, pelas referências bíblicas, (28) e em virtude das regras impostas pelas autoridades judaicas, que tal costume era corrente. (29) De todas as partes da terra e do estrangeiro, bandos festivos de peregrinos subiam cantando salmos e trazendo as suas ofertas queimadas e pacíficas, de conformidade com as bênçãos recebidas do Senhor, porque ninguém podia aparecer com mãos vazias diante d'Ele. (30) Pode-se calcular o grande número de adoradores, lembrando a passagem de Josefo, em que se diz Cestius tendo feito um recenseamento, afim de convencer Nero acerca da importância de Jerusalém, dá o número de cordeiros sacrificados como sendo 256.500, o que admitindo-se dez pessoas para cada cordeiro, daria uma população de 2.565.000, ou, como afirma o mesmo Josefo, 2.700.200, sendo de notar que, anteriormente, (A.D.65) ele mesmo computara o número de pessoas presentes em não menos de três milhões. (31) Sem dúvida muitos destes peregrinos ter-se-iam acampado fora dos muros da cidade. (32) Os que se alojavam dentro dos muros eram gratuitamente hospedados, e, em troca, deixavam aos seus hospedeiros as peles dos cordeiros pascoais e os vasos de que se utilizavam nos serviços sagrados. De tais "companhias" festivas faziam parte os pais de Jesus, subindo e descendo "todo ano" a Jerusalém, e levando consigo o "santo menino", depois que Ele completou a idade de doze anos, estritamente de acordo com a lei rabínica (yoma, 82 a). Foi numa dessas ocasiões que Jesus ficou para trás, "assentado no meio de doutores, ouvindo-os e interrogando-os". (34) Sabemos que nosso Senhor, depois, frequentava as festas da Páscoa, e que na última vez em que participou de uma delas, foi regiamente hospedado por um discípulo, (35) apesar de que Ele parece ter tido a intenção de passar a noite fora da cidade.(36)

Mas os preparativos da Páscoa começavam antes do 14 de Nisan. Já no mês anterior (15 de Adar) pontes e estradas eram reparadas para uso dos peregrinos. Era este o tempo em que se deviam sujeitar a testes as mulheres suspeitas de adultério: de purificação, pela queima, da vitela vermelha; de se furar as orelhas dos escravos que desejassem permanecer em servidão; em resumo, de se fazerem todos os arranjos preliminares antes que começasse a estação festiva. Jesus nos faz lembrar um destes interessantes preliminares. Em geral os cemitérios ficavam fora das cidades; mas qualquer cadáver que fosse encontrado no campo devia, de acordo com a tradição, ser enterrado no mesmo lugar em que fosse achado. Como, porém os peregrinos podiam tornar-se "imundos" por um contato inesperado com tais 'sepulcros", deveriam estes ser "caiados" um mês antes da Páscoa. Foi, evidentemente, em referência a este costume do seu tempo que Jesus comparou os fariseus a "sepulcros caiados", que, na verdade, parecem brancos por fora, mas dentro estão cheio de ossos de mortos e de toda imundícia".(37) Duas semanas antes da Páscoa, e em tempo correspondente, antes das outras duas grandes festas, os rebanhos eram dizimados e os cofres do Templo publicamente abertos e esvaziados. Finalmente sabemos que muitos "subiam a Jerusalém antes da Páscoa, afim de purificar-se".(38) É esta prática que encontra uma aplicação espiritual nas palavras de Paulo, referentes a uma melhor Páscoa: "De maneira que aquele que comer do pão ou beber o cálix do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Mas cada um prove-se a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálix".(39)

A sinagoga moderna designa o sábado antes da Páscoa com  "o Grande Sábado", e prescreve orações e ritos especiais com vista àquele festival. De conformidade com a tradição judaica na instituição original da Páscoa, (40) o dia 10 de Nisan, no qual o sacrifício era escolhido, teria caído num sábado. Mas não há evidência de que no tempo de Nosso Senhor o nome ou a observância deste "Grande Sábado" estivesse em uso, apesar de que era obrigatório ensinar-se ao povo nas sinagogas os preceitos sobre a Páscoa, durante todo o mês que a precedia. Era também costume de alguns escolher o seu cordeiro sacrificial quatro dias antes da Páscoa e conservá-lo amarrado à vista, como que a lembrá-la constantemente de aproximação da festa.
Já explicamos que, de acordo com os Rabis, (41) três coisas estavam implicada na ordem de "comparecer perante o Senhor": "Presença", "Chagigah" e "Alegria". Na sua aplicação especial à Páscoa, o primeiro destes termos significava que todos deviam ir a Jerusalém e oferecer uma oferta queimada, se possível no primeiro, mas, de qualquer forma, em qualquer dos outros seis dias da festa. Esta oferta queimada devia ser tomada somente do "Cholin" (substancia profana), isto é, de qualquer coisa que não pertencesse ao Senhor, como os dízimos, o primogênito, ou coisas consagradas, etc. O "Chagigah" que era estritamente uma oferta pacífica, podia ser duplo: o primeiro era oferecido no dia 14 de Nisan,  o dia do sacrifício pascoal, e veio a fazer parte, depois, da Ceia Pascoal; o segundo Chagigah era oferecido no dia 15 de Nisan, que era o primeiro dia da festa dos pães asmos. Foi no tocante a este segundo chagigah que os judeus tiveram receio de que não pudessem comê-lo, se contaminassem no Pretório de Pilatos. (42) Em referência ao primeiro Chagigah a Mishnah estabelecia a regra de que somente podia ser ele oferecido, no caso de o dia da Páscoa cair em dia da semana que não o sábado, e se o cordeiro pascoal somente não tivesse sido bastante para todo o grupo que se reuniu em torno dele. (42) Como no caso de todas as outras ofertas pacíficas, parte deste Chagigah podia ser guardado, embora não por mais de uma noite e dois dias, após o seu sacrifício. Sendo uma oferta voluntária, era permitido tirá-la das coisas sagradas, tais como o dízimo do rebanho. O Chagigah do dia 15, porém, era obrigatório, devendo, portanto, ser tirado do "Cholin". O terceiro dever que incumbia aos que compareciam à festa era "alegria". Esta expressão, como já  vimos,  se  referia simplesmente ao fato que, de acordo com os seus recursos, todos os israelitas deviam, no correr deste festival, oferecer, com coração alegre, ofertas pacificas, as quais podiam ser escolhidas de entre as coisas sagradas. (43) Assim, os sacrifícios que todo israelita devia oferecer por ocasião da Páscoa, eram, afora a sua parte no cordeiro pascoal, uma oferta queimada, o Chagigah (um ou dois) e as ofertas de gratidão, tudo de acordo com as bênçãos que Deus tivesse concedido a cada família.

Como sabemos, todas as vinte e quatro turmas em que os sacerdotes estavam divididos, ministravam no templo e repartiam entre si o que lhes tocava dos sacrifícios e dos pães da proposição durante as festas. Mas a turma que, pela sua ordem, estava de obrigação durante a semana, só oferecia os sacrifícios voluntários, votivos e públicos para toda a congregação, tais como os da manhã de da tarde. (44)

Os preparativos especiais para a Páscoa começavam na tarde do dia 13 de Nisan, quando, de acordo com o sistema judaico, começava o dia 14, sendo, como era, computado o dia de tarde a tarde (45) então o chefe da casa devia, com um lâmpada acesa, examinar todos os lugares em que o fermento era usualmente guardado, devendo por o que dele encontrasse, em lugar seguro, de onde nenhuma porção pudesse ser retirada por qualquer acidente. Antes disso, ele orava: "Bendito és tu, Jeová, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificaste pelos teus mandamentos, e nos ordenaste remover o fermento". E depois disto, ele dizia: " Todo o fermento que está em minha posse, o que eu vi e o que não vi, seja nulo, seja considerado como o pó da terra". A busca devia  ser realizada em completo silêncio e com uma lâmpada acessa. A esta pesquisa talvez o apóstolo se refira naquela admoestação: "purificai o velho fermento".(46) A tradição judaica vê uma alusão a esta pesquisa, igualmente, nas palavras de Zefanias 1.12: "Naquele tempo esquadrinharei a Jerusalém com velas". Se o fermento não fosse removido na tarde do dia 13, ainda o poderia ser na manhã do dia 14 de Nisan. A questão sobre quais as substâncias fermentadas era assim resolvida: Os bolos asmos que eram o único pão usado durante a festa, podiam ser feitos de qualquer destas cindo espécies de grãos: trigo, cevada, espelta, aveia e centeio, mas os bolos deviam ser preparados antes que fermentação começasse. Qualquer coisa preparada com estas cinco espécies de grão, mas somente com estas, seria considerada "fermentada" se fosse amassada com água, mas, se fosse usado qualquer outro líquido, como caldo de frutas, etc., não o seria.
Logo pela manhã no dia 14, começava a festa da Páscoa. Na Galiléia nenhuma obra era feita todo aquele dia; na Judéia o trabalho continuava até o meio dia, sendo de notar, contudo, que, embora nenhuma nova obra devesse ser começada, a que estivesse adiantada podia ser concluída. A única exceção a esta regra era no tocante aos alfaiates, barbeiros ou lavandeiros. Mesmo antes do meio-dia do dia 14 não era mais permitido comer coisa fermentada. Segundo as opiniões mais rígidas, dez horas era o extremo limite em que o fermento podia ser usado ou com alguma frouxidão, até às onze. Daquela hora até as doze deviam-se abster do fermento, enquanto às doze ele devia ser solenemente destruído por queima, por imersão na água  ou  sendo atirado ao vento. Para assegurar perfeita e uniforme obediência, quanto ao tempo exato em que deviam abster-se do fermento e promover a sua destruição, havia a seguinte regra: "Punham-se dois pães dos das ofertas de gratidão num banco do pórtico (do Templo). Enquanto eles permanecessem ali, todos poderiam comer pão fermentado; quando um deles fosse retirado, era proibido comer, mas não era preciso queimar ( o fermento), mas quando os dois eram retirados, todo o povo devia queimar o fermento". (47)
Em seguida punha-se todo o caminho na escolha do cordeiro pascoal, que deveria ser perfeito e não ter nem menos de oito dias, nem mais de um ano. Cada cordeiro devia ser comido por um "grupo" que não consistisse de menos de dez pessoas, nem mais de vinte. O grupo que participou da "Ceia Pascoal do Senhor" era constituído d'Ele e dos seus discípulos. A dois destes, Pedro e João, o Mestre havia enviado antecipadamente, a fim de "prepararem a Páscoa", isto é, dispor tudo o que fosse necessário para a observância do preceito, especialmente a compra e o sacrifício do cordeiro. A compra podia ser feita na cidade, mas, decerto, não dentro da corte do Templo, onde os sacerdotes promoviam um animado e proveitoso comércio, porque contra semelhante profanação o Senhor havia protestado energicamente, quando "lançou fora  todos os que vendiam e compravam no Templo, e derribou as mesas dos cambiadores" ante o espanto e revolta de quantos se viam prejudicados nos seus ganhos e diminuídos na sua autoridade. (49)
Enquanto o Salvador ainda permanecia com os outros discípulos fora da cidade, Pedro e João estavam concluindo os preparativos. Eles teriam acompanhado a  multidão de fiéis que levavam os seus cordeiros pascoais à montanha do Templo. Aqui todos eram divididos em três grupos. Já o sacrifício da tarde teria sido oferecido. Ordinariamente este era morto às 2,30 da tarde, e oferecido às 3,30. Mas, por ocasião da Páscoa, como já vimos, ele era morto uma hora mais cedo, e, se o 14 de Nisan caía numa sexta-feira, ou, melhor, entre quinta à tarde e sexta à tarde, o sacrifício seria  duas horas mais cedo, de modo a evitar-se qualquer quebra desnecessária do sábado. Na ocasião a que nos referimos, o sacrifício da tarde tinha sido morto à 1:30 e oferecido à 2:30. Mas antes de o incenso ser queimado e as lâmpadas arranjadas para o serviço, o sacrifício pascoal deveria ser oferecido. (50) Isto era feito desta maneira: A primeira das três turmas dos festeiros, com os seus cordeiros pascoais, era admitida na Corte dos Sacerdotes. Cada divisão ou grupo deveria consistir de não menos de trinta pessoas (3x10, o número simbólico da perfeição divina). Imediatamente as portas maciças eram fechadas atrás delas. Os sacerdotes tocavam três vezes as trombetas de prata quando o cordeiro pascoal era morto. A cena era a mais impressiva. Por toda a extensão da corte até o altar de ofertas queimadas, os sacerdotes permaneciam enfileirados em duas ordens, uma segurando as taças de ouro e, outra, as de prata. Nestas o sangue do cordeiro pascoal que cada israelita matava ( como representante que era do grupo que havia de participar da ceia) era apanhado por um sacerdote que o entregava ao seu colega, recebendo em troca outra taça vazia e, assim, as taças com o sangue eram passadas até chegar ao sacerdote que estava no altar, o qual atirava o sangue na base deste. Enquanto isto, cantava-se um solene hino de louvor, os levitas dirigindo o canto e os ofertantes repetindo ou apenas respondendo. Cada primeira linha de um salmo era repetida pelo povo, ao passo que as outras eram respondidas por um "Aleluia" ou "Louvado seja o Senhor". Esta parte do cântico consistia do chamado "Hallel", o qual compreendia os salmos 113 a 118. Assim: Os levitas começavam: Hallelu Jah" (Louvai ao Senhor).
O povo repetia: "Hallelu Jah".
Os levitas: "Louvai (Hallelu), ó vós servos de Jeová".
O povo: "Halleu Jah".
Os levitas: "Louvai (Hallelu) o nome de Jeová".
O povo respondia: "Hallelu Jah".
Assim que terminava o salmo 113,começava o 114:
Os levitas: "Quando Israel saiu do Egito".
Os levitas: "Quando Israel saiu do Egito".
Os levitas: "Casa de Jacó do meio de um povo de língua estranha".
O povo respondia: "Hallelu Jah".

E a mesma maneira, repetindo cada primeira linha e respondendo ao resto, chegavam ao salmo 118, em que, além da primeira, mais três linhas eram repetidas pelo povo (vrs.25 e 26):
"Salva-nos agora, te pedimos, ó Jeová".
"Ó Jeová, envia-nos agora a prosperidade"; e "Bendito seja aquele que vem em nome de Jeová".
Não será que a este solene e impressivo "hino" corresponda o canto de Aleluia da Igreja redimida nos céus, conforme está descrito na Rev. 19.1,3,4,6?
O canto do "Hallel", na Páscoa, data de uma antiguidade muito remota. O Talmud insiste na sua peculiar adaptação a este propósito, desde que ele não somente recorda a bondade de Deus para com Israel,  mas também o seu livramento do Egito, e, portanto, muito apropriadamente, começa com (51) "Louvai a Jeová, vós servos de Jeová". e não mais de Faraó. Dai também ser este "Hallel" chamado egípcio ou "o Comum", para distinguí-lo do grande "Hallel", cantado raramente, e que compreendia os salmos 120 a 127. Segundo o Talmud, o "Hallel" recordava cinco coisas: "A saída do Egito, a divisão do mar Vermelho, a dádiva da Lei, a ressurreição dos mortos e a sorte do Messias". O "Hallel" egípcio, deve-se acrescentar, era cantado em dezoito dias e uma noite, no ano. Estes dezoito dias eram o do sacrifício da Páscoa, o da Festa de Pentecostes, e cada um dos oito dias da Festa dos Tabernáculos e da Festa da Dedicação do Templo. A  única noite em que ele era recitado era a da Ceia Pascoal, quando era cantado pelos grupos pascoais, nas suas casas, de uma maneira que, depois, explicaremos.
Si o "Hallel" terminasse antes de o serviço de uma turma estar terminado, era repetido uma segunda e, se necessário, uma terceira vez. A Mishnanh observa que, quando o Grande Corte estava tomada com as duas primeiras turmas ou divisões, raramente sucedia irem elas além do salmo 116, antes que o serviço da terceira estivesse concluído. Em seguida os sacrifícios eram pendurados ao longo da Corte em ganchos ou postos em tabuleiros que ficavam sobre o ombro de dois homens (no sábado não se fazia), para serem depois esfolados, os intestinos tirados e limpados, e a gordura interna separada, posta numa vasilha, salgada e colocada no fogo do altar de ofertas queimadas. Assim estava completo o sacrifício. A primeira turma de ofertantes sendo despedida, seguia-se a segunda e, finalmente, a terceira, sendo o serviço em cada caso, feito do mesmo modo. Então todo trabalho era encerrado com a queima do incenso e a revista dos pavios das lâmpadas para a noite.
Quando tudo tinha terminado, no Templo, os sacerdotes lavavam a Grande Corte, na qual tanto sangue sacrificial tinha sido derramado. Mas isto não era feito, se a Páscoa tivesse sido morta no sábado. Neste caso, também, as três turmas esperavam - a primeira na Corte dos Gentios, a segunda no Chel, e a terceira na Grande Corte, para que não carregassem desnecessariamente, suas cargas, no dia de sábado.
Mas, como regra geral, os serviços religiosos da Páscoa, assim como todas as obrigações religiosas, "invalidavam o sábado". A outros respeitos, a  Páscoa, ou antes,  o dia 15 de Nisan, devia ser observado como um sábado, não sendo permitido nenhum trabalho. Havia, contudo, uma exceção muito importante a esta regra. Era permitido preparar os alimentos necessários no dia 15 de Nisan. Isto explica porque as palavras de Jesus, dirigidas a Judas, durante a Ceia Pascoal, (não a do Senhor), podiam ser entendidas como significando que Judas, "que tinha a bolsa" devia "comprar as coisas" de que eles tinham "necessidade para a festa". (52)
Foi provavelmente quando o sol começava a declinar no horizonte que Jesus e os outros dez discípulos desceram, uma vez mais. o Monte das Oliveira rumo à Cidade Santa. Diante deles estava Jerusalém toda engalanada  para a festa. De toda parte surgiam peregrinos que para lá se dirigiam apressados. Tendas brancas cobriam a relva. embelezada com as flores da primavera entrante, ou surgiam em meio dos parques ou da folhagem escura dos olivais.
Do meio das majestosa edificações do Templo, recamadas de mármore e de ouro, rebrilhando aos influxos dos raios solares, erguia-se o fumo do altar de ofertas queimadas. Estas cortes estavam agora apinhadas de ansiosos adoradores, os quais ofereciam, pela última vez, num sentido real, os seus cordeiros pascoais. As ruas, igualmente, estavam repletas de estrangeiros, e os telhados chatos das casas tomados de observadores, os quais, ou extasiavam os olhos com a visão primeira da Cidade Sagrada, com a qual tinham tantas vezes sonhado, ou, quem sabe, se regozijavam ao reverem aqueles sítios bem-amados. Foi esta a última vez que o Senhor contemplou a Cidade Santa - até a sua ressurreição! Somente uma vez mais, ao aproximar-se a noite de Sua traição, poderia Ele vê-la à pálida luz da lua cheia. Ia Ele "completar a Sua morte" em Jerusalém ; ia preencher tipo e profecia, e oferecer-se como o verdadeiro Cordeiro Pascoal - "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Os que  acompanhavam estavam ocupados com muitos pensamentos. Sabiam que terríveis eventos os aguardavam, pois, não fazia muitos dias, tinham eles ouvido a sentença de que estas gloriosas fábricas, de que, com razão patriótica, tanto se orgulhavam, seriam destruídas, não ficando pedra sobre pedra. Entre eles, revolvendo planos tenebrosos e aguilhoado pelo grande inimigo, movia-se o traidor. E agora já estavam dentro da cidade. O Templo, a ponte real, os palácios esplêndidos, os mercados bulhentos, as ruas cheias de peregrinos de toda parte, tudo lhes era familiar, quando abriam caminho para o cenáculo mobiliado para eles. Entretanto, a multidão descia do Templo, todos levando nos ombros o cordeiro, para prepararem a Ceia Pascoal.
                               
N O T A S
 
1) Lv 23: 5, 6; Num 28: 16, 17; 2 Cr 30:15, 21; Esd 6: 19, 22; Mc 14:1
2) Ex 12:15
3) Mt 26:17; Mc 14:12; Lc 22:1
4) Antig. 2:15,1; compare com 3:10,5;   9:13,3.
5) Ex. 23:14;  34:18-23; Lv 23:4-22; Deut 16:16
6) Lev. 25:23; Sal. 85:1;  Is. 8:8;  Hos. 9:3
7) Ex. 23:14-16; 34:22
8) Gen. 12:3
9) Abib é o mês dos "brotos"ou das "espigas verde" Est  3:7; Ne 2:1
10) Êx 12
11) Ex 12:6; Lv 23:5; Num. 9:3,5
12) Guer.  Jud. 6:9,3
13) 1 Cor 5: 7,8
14) Êx 34:18-20; Deut. 16:2,16,17
15) Num 9:9-11
16) Pes. 9:5.
17) Ex.12:16; Lv 23:7; Num. 28:18
18) Tos. Pes. 8
19) Nm 9:1-5
20) Jos. 5:10
21) Ex. 12:25; 13:5
22) 2 Cr. 8:13
23) 2 Cr.30:15
24) 2 Reis 23:21
25) Esd.6:19
26) Ez. 9:4-6
27) Apoc. 7:2,3  9:4
28) 1 Sam 1:3-7 ;  Luc.2:41,42
29) Josefo, Guerras, 6:9-3; Mishanh Pes. 9:4
30) Ex. 23:15; Deut. 16:16,17
31) Guer. Jud. 6:9,3  2:14,3
       Estes cálculos sendo tirados de dados oficiais não devem ser muito exagerados. De fato, Josefo defende-se desta acusação.
32) É interessante notar que o Talmud (Pes. 53) cita especialmente Betfagé e Betânia, como lugares celebrados pela sua hospitalidade para com os romeiros.
33) Lc. 2:41-49
34) Mt.26:18; Mc. 14:12-16; Lc. 22:7-12
35) Mt. 26:30,36; Mc. 14:26,32; Lc. 22;39; João 18.1
36) Mt. 23:27
37) Jo 11:55
38) 1 Cor. 11:27,28
39) Ex. 11:27,28
40) Chag. 2: 1;  6:2
41) Jo. 18:28
42) Pes. 6:4
43) Deut. 27:7
44) Succah. 5:7
45) O art. da Enc. de Kitto (3a ed) vol. 3 o. pág. 425 chama a este dia "a preparação para a Páscoa", e faz confusão  com  João 19:14.  Mas o período entre a tarde de 14 a 15, nunca é chamado nos escritos judaicos de  "a preparação para" mas  sim " o começo da Páscoa".   Além disso o período descrito em  João 19;14 foi depois. não antes da Páscoa. As notas de Alford sobre esta passagem e a de Mat. 26:17, sugerem um grande número de dificuldades desnecessários e contém inacurácias devidas  somente  a  falta de conhecimentos das autoridades hebraicas. Para  se  obter  uma  cronologia  exata destes dias é preciso lembra-se que  a  Páscoa era sacrificada entre as tardes de 14 e15  de Nisan. Isto  é  antes do  fim do dia 14 e do começo do dia 15. ACeia Pascoal, contudo, tinha lugar no brómrio dia 15, tendo-se sempre  em vista que, segundo os judeus, o dia começava quando as primeiras estrelas apareciam. "A preparação", em João 19:14, significa, como também no vers. 31, o dia de preparação para o sábado, e a "Páscoa", do verso 39 do cap. 18,  diz respeito a toda a semana da Páscoa.
46) 1 Cor. 5:7
47) Pes.  1:5
48) Mat. 22:12.13
49) Jo 2:13-18
50) De acordo com o Talmud. "O sacrifício diário da tarde precede ao cordeiro pascoal; este a queima do incenso e o incenso ao preparo ou limpeza das lâmpadas", (para a noite).
51) Salmo 113

52) Jo 13:29.

Continua ...

Alfred Edershein
Posted: 03 Nov 2015 06:00 PM PST


 ATOS 3:19

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR".

INTRODUÇÃO

O texto nos fala da misericórdia do Senhor para a vida do  homem, dando oportunidade para nos arrepender dos nossos pecados e seguir na sua presença com a promessa da eternidade.


DESENVOLVIMENTO

Arrependei-vos  à   é o conselho do Espírito Santo para o homem.
Arrepender é o ato da salvação, quando o homem toma consciência que o seu caminho não tem sido um caminho bom, e sente a necessidade de uma vida nova.

Convertei-vos à A conversão é necessária para que o projeto da salvação se cumpra na vida do homem. A conversão é o processo ; a caminhada continua; novo nascimento.

Para que sejam apagados os vossos pecados... à Deus não leva mais em conta a vida velha, mas sim a nova criatura que se formou.

Venham assim os tempos de refrigério... _à porque o homem passa a desfrutar dos benefícios do novo nascimento, o tempo dele começa a ser contado para a vida eterna.


CONCLUSÃO

Pela presença do Senhor à O homem de volta a sua origem, junto do seu criador, preparando para a vida eterna: Salvação.

Wallace Oliveira Cruz

Posted: 03 Nov 2015 12:12 PM PST
OS CICLOS FESTIVOS E O ARRANJO DO CALENDÁRIO

 "Procuravam a Jesus e perguntavam uns aos outros, estando no Templo:                                        Que vos parece? Não virá ele a festa?"
                                                                                                       João 11: 56

O Caráter simbólico, visível em todas as instituições do Velho Testamento, aparece também no arranjo do seu calendário festivo. Qualquer que seja a classificação dos festivais que venhamos a adotar, um característico geral será sempre notado. Inquestionavelmente o número sete assinala, nas Escrituras, a medida sagrada do tempo. O sábado é o sétimo dia; a Festa de Pentecostes realiza-se sete semanas depois do começo do ano eclesiástico; o sétimo mês é o mais sagrado de todos, não sendo o seu "nascimento" ou a sua "Lua Nova" apenas consagrada ao Senhor como a dos outros meses, mas celebrada de modo especial, como a "Festa das Trombetas", enquanto três outros festivais ocorrem dentro deste período - o Dia de Expiação, a Festa dos Tabernáculos e o seu Oitavo. (1)  Semelhantemente cada sétimo ano é um ano sabático, e, depois de sete vezes sete anos, é o Jubileu. Nem isto é tudo. Sete dias do ano são considerados como os mais festivos, uma vez que somente neles "nenhuma obra servil" podia ser feita, (2) ao passo que nos festivais chamados menores ( Moed Katon), isto é, nos dias seguintes ao primeiro da semana da Páscoa e ao  da Festa dos Tabernáculos, a diminuição das exigências ritualísticas e das restrições de trabalho denotam  o  seu  caráter  menos sagrado.

Além desta divisão geral do tempo pelo número sagrado - sete -, certas idéias gerais provavelmente se enquadram nestes ciclos festivos. Podemos, por exemplo, citar dois ou três deles: o que começa com o sacrifício da Páscoa, e termina com o Dia de Pentecostes, afim de perpetuar a lembrança da chamada do povo de Israel e a sua vida no deserto; e o que ocorre no sétimo mês ( de descanso), assinalando o domínio da terra pelos israelitas e a sua gratidão a Jeová. Destes dois ciclos se distingue o Dia da Expiação, que fica numa posição intermédia, ajustando-se a ambos, mas conservando um caráter próprio, pois a Escritura o chama "um sábado de sabatismo" (3), em que não somente o "trabalho servil", mas também, como no sábado semanal, qualquer trabalho era proibido. Em hebraico são empregados dois termos - um, Moed, ou reunião marcada, aplica-se a todas as estações festivas, inclusive os sábados e as luas novas; o outro, chag, de uma raiz que significa "dançar" ou "estar alegre", e que se aplica exclusivamente às três grandes festas - a Páscoa, o Pentecostes e a dos tabernáculos, em que todos os homens eram obrigados a comparecer perante o Senhor no Seu santuário. Se nos pudéssemos aventurar a  traduzir o termo geral Modim por "entrevista" de Jeová com o Seu povo, o outro serviria para expressar a alegria que devia caracterizar estas "peregrinações festivas". De fato, os rabis expressamente mencionam estas três palavras como designativas dos grandes festivais: Reiyah, Chagigah, e Simchah, isto é, presença ou aparecimento em Jerusalém; a oferta festiva determinada para os adoradores, o que não se deve confundir com os sacrifícios públicos oferecidos naquelas ocasiões, em nome de toda a congregação; e o regozijo, com que se relacionavam as ofertas voluntárias que cada um trazia, de acordo com a benção que o Senhor lhe houvesse concedido, as quais eram depois partilhadas com os pobres, os desertados e os levitas, nas refeições alegres que se seguiam aos serviços públicos do Templo. A este característicos gerais das três grandes festas, devemos acrescentar, em referência a todas as estações festivas, o seguinte: que cada uma delas devia ser uma "santa convocação" ou ajuntamento para propósito sagrado; a obrigação de "descanso" de "trabalho servil" ou mesmo de qualquer serviço; e, finalmente certos sacrifícios especiais que deviam ser trazidos em nome de toda a congregação. Além das festas mosaicas, os judeus celebravam no templo de Cristo duas outras festas - a de Ester, ou Purim, e a da Dedicação do Templo, depois de sua restauração por Judas Macabeu. Certas observâncias menores e os jejuns públicos, em memória das grandes calamidades nacionais, serão considerados mais tarde. Os jejuns privados dependiam dos indivíduos, mas os fariseus estritos jejuavam toda segunda e quinta-feira. (4) durante as semanas que mediavam entre a Páscoa e o Pentecostes e, também, entre a Festa dos Tabernáculos e a da Dedicação do Templo. É a esta prática que o fariseu da parábola se refere, quando blasona: " Jejuo duas vezes na semana"(5).

O dever de aparecer três vezes por ano no Templo aplicava-se a todos os israelitas, sendo excetuados os escravos, os surdos, mudos, coxos, doentes, velhos, enfim, quantos se vissem impossibilitados de fazer a viagem a pé, assim como as pessoas "imundas", segundo as prescrições levíticas. Em geral, a obrigação de comparecer perante o Senhor, nos serviços de sua casa, era considerada de suma importância. Aqui é de notar um importante princípio rabínico, o qual, se não se achava expresso nas Escrituras, parece claramente fundamento nelas, a saber, que nenhum sacrifício podia ser oferecido, a menos que o ofertante estivesse presente, para apresentá-lo e pôr as mãos sobre ele. (6) Segue-se que, desde que os sacrifícios da manhã e da tarde, bem como os dos dias de festa eram comprados com dinheiro contribuído por todos, e eram oferecidos em favor de toda a Congregação, todo Israel deveria atender a estes serviços. Isto era evidentemente impossível, mas para representar o povo eram designadas vinte e quatro turmas de assistentes leigos, correspondentes às turmas de sacerdotes e levitas. Estes eram os "homens estacionários" ou "homens da estação festiva" ou "homens permanentes", por causa de "sua permanência ali no Templo como representantes de Israel". Por amor à clareza, lembramos que cada uma delas "turmas" tinha o seu "chefe" e servia durante uma semana; os encarregados de serviço que não podiam comparecer em Jerusalém, se reuniam em alguma sinagoga central do distrito e passavam o tempo em orações e jejuns em favor de seus irmãos. No dia anterior ao sábado, no próprio sábado e no dia seguinte, não havia jejum em virtude do regozijo do dia. Cada dia eles liam uma porção das  Escrituras, sendo o primeiro e o  segundo capítulos de Gênesis divididos em seções para cada dia da semana. Esta prática, que a tradição atribui aos templos de Samuel e Davi, (7) vinha de data muito antiga. Mas "os homens da estação" não impunham as mãos nem no sacrifício da manhã nem no da tarde, nem sobre qualquer outra oferta pública. (8) O seu dever era duplo: representar todo Israel nos serviços do santuário, e desempenhar o papel de guias para todos os que tivessem algum negócio no Templo. Assim, em dado momento, o chefe de turma trazia as pessoas que tinham vindo fazer expiação para ficarem livres de qualquer impureza e as enfileirava junto à "Porta de Nicanor", afim de facilitar-se o trabalho dos sacerdotes ministrantes. Os "homens da estação" eram dispensados de permanecer no Templo durante todo o tempo em que o "Hallel" era cantado, (9) provavelmente porque as respostas do povo ao cântico dos hinos demonstrava que não havia necessidade de representantes formais.

Até aqui não temos tratado das dificuldades que as pessoas que iam a Jerusalém encontravam devido à falta de qualquer calendário fixo das festas. Como o ano dos hebreus era lunar, não solar, consistia de apenas 354 dias, 8 horas, 48'38". Estes, distribuídos em doze meses, poderiam, no correr de anos, desorganizar completamente os meses, de modo que o primeiro mês, ou Nisan, (correspondente ao fim de março ou começo de abril), no meio do qual se fazia a apresentação do primeiro molho maduro ao Senhor, podia cair no meio do inverno. Por esta razão o Sinédrio nomeava uma comissão de três membros, da qual o chefe do Sinédrio era sempre o presidente, e que, se não houvesse unanimidade, poderia ser aumentada até o número de sete, para, por maioria de votos, determinar que ano devia ser bissexto, pela inclusão de um décimo terceiro mês. Esta resolução (10)  era geralmente tomada no mês de Adar ( o décimo segundo) sendo o Ve-Adar ( o décimo terceiro) inserido entre décimo segundo e o primeiro. Um ano sabático não podia ser bissexto, mas o que o precedia sempre o era. As vezes dois, mas nunca três anos bissextos se sucediam. Comumente cada terceiro ano requeria a adição de um mês. Sendo a duração média do mês judaico de 29 dias 12 horas e 44' 3 1/3", era necessária, num período de dezenove anos, a inserção de sete meses para se pôr a era lunar de acordo com a juliana.

Isto acarreta outra dificuldade. Os judeus calculavam o mês de acordo com as fases da lua, consistindo cada mês de vinte e nove ou de trinta dias, e começando com o aparecimento da lua nova. Mas isto dava margem a novo campo de incertezas. É verdade que cada um podia observar por si mesmo o aparecimento de uma lua nova, mas isto, por sua vez, dependia, em parte, do tempo. Alem do mais, como é fácil de ver, era indispensável uma declaração autorizada, ainda mais considerando-se que o começo de cada mês tinha de ser observado como "Dia de Lua Nova" e as festas se realizavam no décimo quinto ou outro dia do mês, o que não poderia ser rigorosamente determinado sem um conhecimento certo do seu início. Para resolver esta dificuldade o Sinédrio se reunia no "Salão das Pedras Polidas", afim de receber o testemunho de pessoas merecedoras de fé, as quais tivessem visto a lua nova. Estas testemunhas eram tratadas principescamente,  a  expensas  públicas,  afim de darem o melhor desempenho possível a uma tão importante missão. Se a lua nova tivesse aparecido no começo do trigésimo dia - o que corresponderia ao nosso vigésimo nono, de acordo com o costume judaico de contar o dia de tarde a tarde - o Sinédrio declarava o mês precedente como tendo sido de vinte e nove dias, ou "imperfeito". (11) Imediatamente depois eram enviados mensageiros para um ponto assinalado no Monte das Oliveira, onde eram acesos fogos e agitadas tochas, até que uma grande fogueira numa montanha distante indicasse que o sinal tinha sido percebido. Desta maneira, a notícia de que este era a lua nova era levada de montanha em montanha, para além dos limites da Palestina, aos da dispersão, "além do rio". Doutra sorte, se não houvessem aparecido testemunhas verdadeira, para atestar o aparecimento da lua nova na tarde do vigésimo nono dia, a tarde seguinte, isto é, a trigésimo dia, segundo a nossa contagem, era considerada como o começo do novo mês, caso este em que o mês anterior era declarado um mês de trinta dias, ou "completo". Era regra estabelecida que um ano não devia ter menos de quatro nem mais de oito meses completos de trinta dias.

Mas estes fogos de aviso davam lugar a sérios inconvenientes. Os inimigos dos judeus acendiam fogos falsos para enganar os moradores distantes, tornando-se necessário enviar mensageiros especiais anunciar a lua nova. Estes eram, entretanto, enviados somente sete vezes no ano, exatamente no tempo das várias festas - no Nisan, para a Páscoa, no décimo quinto dia, e no mês seguinte Iyar, para a "Segunda Páscoa", guardada por aqueles que tinham sido privados da primeira; (12) em Ab, o quinto mês, para o jejum, no nono dia, por motivo da destruição de Jerusalém; no Elul, o sexto mês, em vista da aproximação das solenidades de Tishri; no Tishri, o sétimo mês, para os seus festivais; no Kislev, o novo mês, para a Festa da Dedicação do Templo; e no Adar, para o Purim, Assim, praticamente, todas as dificuldades eram removidas, exceto em referência ao mês de Elul, porque, sendo na lua nova do mês seguinte, ou Tishri, a "Festa das Trombetas", seria da maior importância saber-se, em tempo, se Elul tinha vinte nove ou trinta dias. Mas, aqui, os rabis prescreviam que Elul devia ser considerado como um mês de vinte e nove dias, a menos que se recebesse uma mensagem em contrário, pois, na verdade, desde os dias de Esdras, tinha sempre sido assim, e, portanto, o Dia de Ano Novo seria o dia seguinte ao vigésimo nono de Elul. Contudo, para se afastar toda a dúvida, estabeleceu-se o costume de guardar o Dia no Ano Novo em dois dias sucessivos, o que passou a ser regra para todos os outros dias das grandes festas (exceto os jejuns), e isto apesar de que, tendo há longo tempo sido fixado o calendário, não havia mais possibilidade de erro.

Os atuais nomes hebraicos dos meses parecem derivados do caldáico ou do persa. Eles não foram empregados, segundo parece averiguado, senão depois da volta da Babilônia. Antes disto os meses eram designados somente por números ou pelo fenômeno natural característico da estação. Assim, Abib significa "brotar", "espigas verdes", e designa o primeiro mês; (13) Ziv, "esplendor", "florescer", é o segundo; (14) Bul, "chuva", é o oitavo; (15) e Ethanim, "rios transbordantes", o sétimo. (16) A divisão do ano em eclesiástico, que começa  com o mês de Nisan (fim de Março ou começo de abril), ou no equinócio da primavera, e em civil, que começa com o sétimo mês, ou Tiskri, correspondendo ao equinócio do outono, segundo muitos afirmam, teve a sua origem depois da volta da Babilônia. Mas a analogia que se nota no arranjo duplo dos pesos, medidas e dinheiro em civil e sagrado, bem como outros casos, militar contra aquela suposição, sendo mais provável que, desde o começo, os judeus distinguiram a ano civil, que começava em Tishri, do eclesiástico, que começava em Nisan, e do qual mês, que era o primeiro todos os outros eram contados. A esta dupla divisão os rabis acrescentavam a dos dízimos, para o que o ano contado de Elul a, Elul, e a da taxação dos frutos de Shebat a Shebat.

A era mais antiga adotada pelos judeus é a que começa com o livramento do Egito. Durante o período dos reis judeus. o ano era computado a partir daquele em que o rei subia ao trono. Depois da volta do exílio, os judeus datavam os anos de acordo com a era selêucida, que começou 312 anos A.C. ou 3.450 da criação do mundo. Durante um curto período, depois da guerra da independência, adotou-se o costume de contar as datas a partir do ano da libertação da Palestina. Contudo, por um longo período, depois da destruição de Jerusalém, (provavelmente até o século doze a. D.), a era selêucida continuou em uso comum, vindo finalmente a dar lugar ao atual modo de contar as datas entre os judeus, isto é, a data da criação do mundo. Para transferir  o ano judaico para o da era comum, temos de acrescentar a esta 3.761, levando-se sempre em mente, contudo, que o ano comum judaico, ou civil começa no mês de Tishri, isto é, no outono. A semana era dividida em sete dias, sendo de notar que somente o sétimo, o sábado, tinha um nome próprio, designando-se os outros por numerais. O dia era contado de um pôr de sol a outro, ou, melhor, do aparecimento das três primeiras estrelas com que o novo dia começava. Antes do cativeiro babilônico, o dia era dividido em manhã, meio-dia, tarde e noite, mas durante a permanência na Babilônia os hebreus adotaram a divisão do dia em doze horas, duração esta que variava com a extensão do dia. Os dias mais longos consistiam de catorze horas e doze minutos; os mais curtos, de nove horas e quarenta e oito minutos, sendo, portanto, a diferença entre os dois de mais de quatro horas. Na média, a primeira hora correspondia, mais ou menos, às seis horas da manhã do nosso dia; a hora terceira, às nove horas; o fim da hora sexta, ao nosso meio-dia, enquanto que a hora undécima, seria o cair da noite. Os romanos contavam as horas a partir da meia noite, o que explica a aparente discrepância de João 19:14,onde, à hora sexta (dos romanos) Pilatos apresentou Jesus aos Judeus, ao passo que, na hora terceira dos Judeus e, portanto, a nona dos romanos e nossa. (17) Ele foi levado para crucificação.  A noite era dividida pelos romanos em quartos, e pelos Judeus em três vigílias. Os Judeus subdividiam a hora em 1080 partes (chlakim), e cada parte em setenta e seis momentos. Por conveniência do leitor, juntamos aqui um calendário explicativo dos vários dias festivos:

                       I.  NISAN
Equinócio da primavera, fim de março ou começo de abril.
Dias:
   1.  Lua Nova.
 14.  A preparação para a Páscoa e o Sacrifício Pascoal.
 15 .  Primeiro dia da Festa dos Pães Asmos.
 16 .  Oferta movida do primeiro molho.
 21 .  Fim da Páscoa.

                       II.  IYAR
    1.   Lua Nova.
  15.  "Segunda" ou "pequena Páscoa".
  18.  Lag-le-Omer,  ou   o  33.º  dia  em   Ômer,  i. e.,  da    
apresentação do primeiro molho maduro oferecido no         2.º dia da Páscoa, ou o 15.º de Nisan.

                        III.  SIVAN
  1.  Lua Nova.
  6. Festa de Pentecostes ou das Semanas - 7 semanas ou cinqüenta dias depois do começo da Páscoa, quando os dois pães do primeiro trigo amadurecido eram "movidos", e comemorativa também da dádiva da Lei no Monte Sinai.

                         IV.  THAMUS
 1. Lua Nova.
 17. Jejum; tomada  de Jerusalém por Nabucodonosor, no 9.º dia (e no 17.º por Tito). Se o 17.º ocorria no sábado, o jejum era  guardado no dia seguinte.

                           V.  AB
  1. Lua Nova.
  9. Jejum - (triplo) destruição do Templo.

                           VI. ELUL
1. Lua Nova.
                            VII. TISHRI
                         Começo do ano civil
  1. e 2. Festa do ano Novo.
  3. Jejum pela morte (assassínio) de Gedalias.
10. Dia de Expiação; Grande Jejum.
15. Festa dos Tabernáculos.
21. Fim da Festa dos Tabernáculos.
22. Oitavo da Festa dos Tabernáculos. (Nas sinagogas, no 23.º, Festa pela conclusão da Leitura da Lei).

                          VIII.  MASCHESHVAN ou CHESHVAN
  1. Lua Nova.

                           IX.  KISLEV
  1. Lua Nova.
Festa da Dedicação do Templo, ou das Lâmpadas, estendendo-se por oito dias, em comemoração da Restauração do Templo, depois da vitória ganha por Judas Macabeu (148 A.C.) sobre os sírios.
                           X.  TEBETH
1. Lua Nova.
10. Jejum por motivo do sítio de Jerusalém.
                    
                           XI.   SHEBATH
1. Lua Nova.

                           XII.  ADAR (18)
1. Lua Nova.
13. Jejum de Ester. Se caísse num sábado era guardado na quinta-feira anterior.
14. Purim, ou Festa de Aman.
15. Purim Propriamente.

                            NOTAS

1)  Ver o capítulo sobre a Festa dos Tabernáculos para maiores detalhes.
2) São estes: o primeiro e o sétimo dia da "Festa dos Pães "Asmos", Pentecostes, o Dia de Ano Novo, o Dia de Expiação, o primeiro dia da Festa dos Tabernáculos e o seu Oitavo.
3) O Termo é  traduzido na Auth. Version - "Sábado de descanso". Lv 16:31; 23:32.
4) Porque numa quinta-feira Moisés subiu ao Monte Sinai e voltou numa segunda-feira, quando recebeu pela segunda vez as Tábuas da Lei.
5) Lucas 18:12.
6) Lv. 1:8; 3:2,8.
7) Taam  4:2 
8) As únicas ofertas públicas com "imposição de mãos" eram o bode emissário, no Dia da Expiação, e o novilho, quando a congregação tinha cometido pecado de ignorância.
9) Isto acontecia, portanto, em dezoito dias do ano, os quais vão especificados em outra parte.
10) A tradição diz que nem o sumo-sacerdote nem o rei podiam tomar parte nestas deliberações, o primeiro porque poderia opor-se ao ano bissexto, por afastar o Dia da Expiação para o tempo de frio; o rei, porque talvez desejasse um ano de treze meses, afim de obter uma renda maior!
11) A fórmula usada pelo Sinédrio ao declarar a lua nova era: " É sagrado!"
12) Num. 9:9-11.
13) Ex. 13:4; 23:15; Deut. 16:1.
14) 1Reis 6:1.
15) 1Reis 6:38.
16) 1Reis 8:2.
17) Marcos 15:25.

18) O Magillath Taanith (tabela dos jejuns), provavelmente o mais antigo documento aramaico, pós-bíblico, conhecido (apesar de conter acréscimos posteriores á sua data), enumera trinta e cinco dias do ano, em que o jejum, e principalmente lamentação pública, não era permitido. Um deste dias é o da morte de Herodes! Esta interessante relíquia histórica tem sido examinada ultimamente por críticos literários, como Derenbourg e Gratz. Depois do exílio, as dez tribo, ou pelo menos os seus descendentes, parecem ter contado os anos a partir daquela data (696). Isto se verifica de inscrições em túmulos de judeus, na Criméia, evidentemente de descendentes das dez tribo. (Como Davidson, na Enc. de Kitto, 3:1173).

Continua...

Alfred Edershein

Nenhum comentário:

Postar um comentário