13 novembro 2015

O CHAMADO DE ABRAÃO




TEMA: FÉ

TEXTO FUNDAMENTAL: HEBREUS 11:8
EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA OBEDIÊNCIA EM GÊNESIS 12.1, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
"… SAI-TE DA TUA TERRA…"
"… DA TUA PARENTELA…"
"… PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAREI".

OBJETIVO DO ESTUDO Mostrar que a fé é evidenciada na disposição em obedecer a um chamado de Deus. Portanto, não pode haver fé, sem obediência. Ela leva o homem a praticar aquilo que vem de Deus. O exercício da fé é sempre em função da manifestação da graça de Deus na vida do homem. Abraão foi chamado "amigo de Deus" por causa da sua disposição em andar na direção que o Senhor traçava para ele. Nesse sentido, fé é: andar na direção do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia". – Hebreus 11:8 "… Sendo chamado, obedeceu…". Abraão foi o iniciador da trajetória de um povo que seria identificado como o povo de Deus. Um começo baseado na sua experiência de fé; fé esta que consistia em uma obediência total à vontade do Senhor. A partir desse chamado Abraão passou por algumas etapas que aperfeiçoaram o seu entendimento de obediência ao Senhor. O ato de obedecer sempre envolve contrariar algo que a nós parece cômodo. Essa é a luta do homem natural com o homem espiritual. O Senhor Jesus abordou isso no " negue-se a si mesmo". Essa obediência ao projeto que veio de Deus para Abraão o tornou digno da herança que havia de receber da parte de Deus. Consciente disso é que exerceu a sua fé, saindo sem saber para onde ia. "… E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." Tiago 2.23. Essa é a fé que a igreja fiel de Jesus herdou, na condição de filhos de Abraão pela fé. (Gálatas 3:7). A fé vivida por Abraão caracterizada pela obediência ao chamado era a mesma que alcançaria a igreja, visto que profeticamente o evangelho foi anunciado primeiro a Abraão, que foi chamado por Paulo de crente. "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão." Gálatas 3.8-9
"… SAI-TE DA TUA TERRA…" "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: A experiência de fé vivida por Abraão se dá a partir de dois pontos fundamentais: – Primeiro Deus falou com ele. O chamado foi de Deus. Não foi um argumento que o convenceu, nem um chamado religioso. Ele ouviu a voz do Senhor. A fé não vem do homem, ela vem "pelo ouvir". Isso invalida o argumento de que o homem já tem a sua fé e ela precisa ser despertada dentro dele. Não, a fé é produzida pelo ouvir a voz de Deus. – Segundo, ele aceitou esse chamado, dispondo-se a obedecer espontaneamente. Deus não o coagiu. Abraão valeu-se do seu livre arbítrio para obedecer ao chamado. Atender ao chamado de Deus significava "sair da sua terra". Abraão precisaria se desprender daquilo que era terreno. Deixar seus próprios planos terrenos para viver os planos de Deus. Seu passado e sua história ficariam para trás. O nome Ur, lugar de seu nascimento, significa "estabelecimento"; então, Abraão teve que deixar aquilo que estava estabelecido para ele no plano material, aceitando o plano de Deus para sua vida que era um plano espiritual e profético. ASPECTO PROFÉTICO: A fé nos alcançou um dia, porque o Senhor falou conosco. Ele nos fez um chamado. É a experiência vivida por cada servo. Sabemos que não fomos alcançados por argumentos humanos, mas pela operação do Espírito Santo. Aceitamos esse chamado dispondo-nos a servi-lo voluntariamente. A fé existente na igreja fiel de Jesus consiste num completo desprendimento daquilo que é terreno, pois ela vive daquilo que vem de Deus. O projeto para a igreja não é da "terra". Não é de ideias humanas ainda que bem intencionadas. Deixamos "nossa terra". Deixamos a razão, a letra. A vida é revelada, o culto é revelado, a mensagem dela é revelada pelo Espirito Santo. A igreja executa o projeto espiritual que Deus tem traçado para ela. Tudo o que ela faz pela fé, aponta para a eternidade e não para aquilo que é terreno, temporal e passageiro desta vida presente.
"… DA TUA PARENTELA…" "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: Deus não estava desprezando a família de Abraão, mas sim mostrando a ele que a parentela e a "casa de seu pai" não poderiam ser obstáculos ao projeto que Deus tinha para sua vida. Sua família e seus conhecidos não poderiam influenciá-lo quanto ao plano de Deus traçado para ele. Havia uma história familiar, uma herança religiosa idólatra da casa de seu pai com a qual ele precisava romper. Deus tinha outra parentela para ele. "… Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dalém do rio, antigamente, habitaram vossos pais, Tera, pai de Abraão e pai de Naor, e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei a Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua semente e dei-lhe Isaque." Josué 24.2-3.
ASPECTO PROFÉTICO: O Senhor Jesus também falou sobre o aspecto da "herança familiar" como obstáculo ao projeto de Deus, quando disse: "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna." Mateus 19.29. Profeticamente isso se cumpre na vida da igreja, pois sair da parentela e da casa do pai significa deixar para trás as influências humanas da tradição religiosa. Uma fé que sempre se baseou em valores humanos, seja de títulos, destaques, etc, e que, por vezes são contrários aos ensinos recebidos pela revelação do Espirito Santo. Heranças religiosas de tradições e costumes que tanto atrapalham o atendimento ao chamado de Deus. A igreja deixa tudo isso para trás e prossegue para o alvo, olhando para Jesus, o autor e consumador da fé. (Hebreus 12:2). Portanto, fé é obediência à voz do Espírito Santo mesmo que contrariando a voz da tradição familiar.
"… PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAREI". "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: O chamado feito a Abraão confrontava a "terra de Ur" com a terra que Deus mostraria. O confronto entre o que é terreno e o que é profético. A fé como obediência ao Espírito Santo sempre nos conduz para o profético. Ir para a terra que o Senhor lhe mostraria, representava para Abraão seguir para uma nova terra, uma terra desconhecida para ele, mas na total dependência de Deus. A expressão na carta aos Hebreus 11:8b, diz que Abraão saiu "sem saber para onde ia". A terra que Deus mais tarde mostra a Abraão foi chamada de "Terra que mana leite e mel" – (Êxodo 3:8). Abraão saiu sem saber para onde ia, mas pela fé creu no chamado de Deus e obedeceu.
ASPECTO PROFÉTICO: O chamado de Deus confronta razão e revelação. Ur é a razão estabelecida. Porém, a fé nos leva à escolha da revelação. A fé acompanhou Abraão durante toda sua jornada, pois teve que fazer escolhas durante toda sua vida. Profeticamente isso se cumpre na vida da igreja, pois a fé que a igreja professa consiste em crer, com certeza, naquilo que não vê, mas espera, que é a volta do Senhor Jesus. A igreja desta última hora foi chamada para anunciar essa fé que é baseada na esperança da posse da herança que lhe "foi preparada nas moradas do Pai", conforme promessa do Senhor em João 14:2-3. A terra prometida a Abraão estava muito além de Ur, de onde Abraão saiu quando recebeu o chamado de Deus. "O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora." Atos 7.2-4 Assim também, quando Deus nos chama, nada deve nos prender a este mundo, porque Ele, o Senhor, tem para os seus servos uma Pátria muito além desta vida aqui, da qual nos aproximamos a cada dia, a cada escolha que fazemos pelo profético, na disposição de continuarmos ouvindo a voz do Espírito Santo.
Igreja Cristã Maranata 

Nenhum comentário:

Postar um comentário