11 novembro 2015

UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS "JOSUÉ"




"Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. (…) Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." Josué 1:2-6
INTRODUÇÃO
Josué era filho de Num e pertencia à tribo de Efraim.
Era servo fiel e companheiro de Moisés. Esteve com ele no monte Sinai (Êx 24.13); juntamente com Calebe foi um dos espias que foram fiéis e creram na promessa de Deus que o povo herdaria a Terra Prometida.
Teve seu nome Oséias ("Salvação") mudado por Moisés para Josué, nome que no hebraico significa "Javé é salvação" e no grego "Jesus" (Nm 13.16).
DESENVOLVIMENTO
Com a morte de Moisés o Senhor coloca Josué à frente do Seu povo para a travessia do Jordão, na conquista e estabelecimento do povo na Terra Prometida, a terra que o Senhor jurara dar a seus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó.
O Senhor fala a Josué "como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem te desampararei." (Js 1.5), e ordena que não se apartasse da sua boca o livro da lei, dada a Moisés, e que nela meditasse de dia e de noite. Desta forma o Senhor estaria com ele na condução do povo.
O povo estava em Sitim. Por três dias cumpriram as orientações dadas por Josué para a travessia do Jordão. No terceiro dia pela madrugada partem de Sitim e Josué convoca o povo à santificação, pois o Senhor faria maravilhas no meio deles. Eles estavam agora diante do rio Jordão e do outro lado a Terra Prometida.
Os sacerdotes levaram a Arca do Concerto do Senhor à frente do povo, e ao tocarem os pés nas águas do Jordão, as águas de cima pararam num montão e as de baixo se secaram, e todo o povo passou o Jordão em seco.
Acamparam em Gilgal, perto de Jericó, e ali Josué levantou uma coluna com as doze pedras retiradas do rio Jordão, e disse que seria para quando os filhos perguntassem aos pais "que significam estas pedras?" Fareis saber que Israel passou em seco este Jordão.
Em Gilgal o Senhor falou a Josué que lhe daria Jericó, seu rei e todos os seus valentes e assim, na obediência a todas as orientações, as muralhas de Jericó caíram pela operação de poder do Senhor. Uma grande vitória foi operada ali e uma mulher, Raabe, foi salva com sua família.
Josué edifica um altar ao Senhor no Monte Ebal, como ordenara a Lei de Moisés, e oferece sobre ele holocaustos ao Senhor e sacrifícios pacíficos. Escreve também em pedras uma cópia da Lei de Moisés.
O monte Ebal ficava perto de Siquém, onde Abraão recebeu a promessa "darei à tua descendência esta terra" (Gn 12.7), e ali construiu um altar. O altar de Abraão foi edificado com fé na promessa da Terra Prometida, o altar de Josué representava a promessa cumprida.
Esse fato foi um marco importante para Israel como nação. Foi a renovação da Aliança com Deus, foi uma Assembléia ordenada por Moisés (Dt 11.29), pois a vida do povo de Israel como nação estava em torno dessa aliança.
CONCLUSÃO
Vemos em Josué a figura de Jesus de várias maneiras. Josué como um valente, para levar o povo até a Terra Prometida. Assim Jesus através do Seu sangue nos abriu o caminho para a Canaã Celestial. Após a travessia do Jordão em seco, operação de maravilhas do Senhor, o povo entrou em Canaã. Assim nós, a igreja fiel, povo escolhido, após o arrebatamento (obra de maravilha do Senhor), encontraremos com Jesus nas nuvens e entraremos na Canaã celestial.
E o Senhor deu repouso a Israel de todos os seus inimigos ao redor. E Josué, já velho, chamou o povo e exortou todos a observarem a lei do Senhor, trouxe à memória todas as coisas que o Senhor havia feito por eles, e disse mais: "… Escolhei hoje a quem sirvais, (…) porém eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Js 24:15). As vitórias alcançadas são marcos do Senhor em nossas vidas que, ao serem lembradas, o Seu grande nome é glorificado.
Josué, antes de sua morte, fez um novo concerto do povo com o Senhor.
Vimos duas situações para o povo: Bênção para os obedientes e maldição para os desobedientes. Para nós, quem crer, a igreja Fiel em Cristo, está salvo; quem não crer já está condenado.
Josué permaneceu firme e lutou por sua fé. Sua força era a mesma, pois o Senhor é o mesmo. E o povo foi assim estabelecido. Hoje nós também lutamos pela nossa fé, para que possa estar viva em nossa vida e a nossa força assim é renovada. E como Josué disse, também podemos dizer "… eu e minha casa serviremos ao Senhor." Js 24.15

Igreja Cristã Maranata


 You are subscribed to email updates from Bíblia a Palavra de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário