28 novembro 2015

A Salvação marca a vida do homem



Texto: "E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
E andou Enoque com Deus, depois qe gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
"E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
"E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."

Introdução:

A descrição bíblica do capítulo 5 do livro de Gênesis ésobre a genealogia do início da humanidade. Começando com Adão até chegar em Noé. Observamos que em todos esses personagens bíblicos há um relato de algo que marcou as suas vidas.
Há muitas coisas que marca a vida das pessoas.
O dia do casamento, o dia do nascimento de um filho, o dia que passamos no vestibular e o dia do primeiro emprego entre outros acontecimentos.


Desenvolvimento:

As 6 primeiras gerações antes de Enoque tiveram algo que foram comuns entre elas:
Ø  O nascimento do primeiro filho e nome;
Ø  Geraram outros filhos e filhas;
Ø  E por último a idade que morreram.

O homem sem a experiência com Deus trilha esse mesmo caminho. Onde no decorrer da sua história há coisas que o marcam. Dessa forma vivendo apenas dentro da obra criadora não consegue alcançar a Salvação.
Em meio ao mundo de incertezas, a única certeza que há que um dia vão morrer. Esse é o curso natural da vida: Nascemos, crescemos e morremos. Vivendo no Cronos que é o tempo do Homem os dias são contados para a morte.
Qual foi o fato que marcou a vida de Enoque em sua geração que a Palavra descreve. Foi que Ele andou com Deus.
Na vida de Enoque constatamos essa verdade. Podemos dividir a vida de Enoque que foram 365 anos em dois momentos:

1 momento= 65 anos andou sem Deus

Antes do nascimento do seu primeiro filho Matusalém não há nenhum relato sobre a vida de Enoque. Por quê?
Só há frutos na vida espiritual quando o filho de Deus, o nosso Senhor Jesus Cristo nasce em nosso coração.

A Palavra diz na carta de Apóstolo Paulo aos Romanos o seguinte: "Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça." Romanos 6:20
"E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte." Romanos 6:21

Só há frutos dignos de arrependimento quando andamos com Deus.


2 Momento = 300 anos Andou com Deus

A experiência de Salvação muda emarca profundamente ocaminhar do Homem. É um divisor de águas, ou seja, as coisas velhas se passaram tudo se fez novo.
Os detalhes que estão registrados na Palavra de Deus são cruciais para o entendimento mais profundo através da revelação do seu projeto de Salvação.

Enoque foi o sétimo na Genealogia. O número 7  na simbologia bíblica fala da perfeição. O homem só vai alcançar a perfeição no dia do arrebatamento da Igreja. Mas para isso é essencial andar com Deus continuamente.

O que significa andar com Deus:

Ø  Ter comunhão com Deus;
Ø  Viver a dinâmica da Salvação;
Ø  Estar se distanciando das coisas do mundo e nos aproximando mais da eternidade;
Ø  Aprender mais do projeto de Salvação;
Ø  Ser influenciado por Deus ( novo pensar, sentir e agir).

Quais são os resultados de andar com Deus:

·         "teve filhos e filhas" = são frutos da caminhada, as bênçãos que recebemos na caminhada.


·         "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou." Gênesis 5:24

Enoque não passou pela morte. foi arrebatado. Da mesma forma é a igreja não passará pela morte espiritual. O Senhor Jesus Vem buscá-la para morar na eternidade.

Conclusão:

O que tem marcado a sua vida?
São as coisas dessa vida. Então há uma certeza que é a morte. Foi o que aconteceu as 6 gerações antes de Enoque.
Mas o que te marcou foi o encontro com o Salvador. Então você é feliz porque os seus dias são contados para eternidade.
Assim como Enoque a igreja fiel será arrebatada e não verá a morte. Porque escolhemos caminhar com Deus.


Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário