"O Espírito que está em vocês é mais forte de que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo." 1Jo 4:4
A vara de Moisés era mais forte do que a coroa do rei do Egito. A funda e a primeira das cinco pedrinhas de Davi eram mais fortes do que o gigante Golias. Os seiscentos homens endividados, amargurados e insatisfeitos que estavam sob o comando de Davi eram mais fortes do que os três mil soldados experientes do rei Saul. Os cinco pães e as duas sardinhas daquele menino que estava no meio da multidão do outro lado do mar da Galileia eram mais fortes do que todos os pães e peixes de qualquer padaria ou peixaria. O Espírito Santo é muito mais forte do que todos os espíritos imundos que estão na terra e debaixo da terra.
O Espírito Santo é uma realidade. Quando se arrepende dos seus pecados e se converte a Jesus, o pecador salvo torna-se morada do Espírito. Graças a essa presença no seu interior, o crente pode vencer o pecado dentro de si. O Espírito gera sabedoria e poder, produz o chamado fruto de Espírito e os chamados dons do Espírito, traz à lembrança o nome, a pessoa e o ensino de Jesus. O Espírito Santo não é um espírito qualquer. É o Espírito Santo, o Espírito de Deus, o Paracleto de Jesus Cristo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade.
É por causa da presença desse Espírito que os leitores de João "já ganharam a luta sobre aqueles que se opõem a Cristo" 1Jo 4:4. Se estivermos sempre em sintonia com o Espírito Santo, nada pode nos derrotar.
Elbén César, em "REFEIÇÕES DIÁRIAS COM OS DISCÍPULOS"