"Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos." (Jeremias 29.5)
Foi esta a profecia entregue pelo profeta Jeremias a seus compatriotas que queriam ouvir outra profecia, e não esta. Eles queriam voltar para a terra deles, mas o profeta disse que não voltariam. Pelos próximos setenta anos eles permaneceriam na terra de seus opressores, a Babilônia. E lá seria a pátria deles. Ninguém estava confortável na situação: o profeta por precisar dizer o que as pessoas não queriam ouvir e seu povo por ouvir uma profecia que lhes dizia para fazer o contrário do que gostariam de fazer. Mas aquela foi a decisão de Deus e assim aconteceu.
Eles desejavam uma reviravolta na história: o Deus de Israel derrotando os deuses babilônicos. Mas o Deus de Israel tinha outros planos. "Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês" (Is 55.8). Não é fácil concordar com Deus quando Ele discorda de nós. O que normalmente acontece é que tentamos fazer as coisas acontecerem ao nosso modo. Tentamos dar um empurrãozinho nos acontecimentos. Não é fácil sofrer a perda, permanecer doente, não ter a promoção que tanto nos faria bem. Não é fácil sair-se mal em algo para o que tanto nos preparamos e amargar um fracasso naquilo que esperávamos ser um grande sucesso. Mas, as vezes acontece, e as vezes Deus está envolvido.
Deus nos ama e tem o melhor em mente para nós. Jamais devemos duvidar disso. Mas algumas ou muitas vezes não conseguiremos nos sentir bem com o que, aos olhos de Deus, será bom para nós. Andando ou não com Deus essa vida nos frustrará. Estaremos sujeitos a revezes e dores. E não devemos pensar que tudo foi Deus quem fez, pois nem sempre é assim. Mas o caminho cristão nos possibilita entregar de tal forma nossa vida que Deus estará conosco em todo caminho. Nos sustentará, guardará e guiará. Independente de onde ou como esteja hoje, coloque toda sua confiança em Deus e busque a paz que vem Dele. Talvez você não vá sair daí tão rapidamente, mas Ele estará com você. Ao confiarmos no Seu amor, no Seu poder e na Sua boa, perfeita e agradável vontade, abrimos as portas para vermos todo mal transformado em benção. Tenha em mente que TUDO colabora para o bem daqueles que amam a Deus.
DEVOCIONAL IBPC