30 outubro 2015

VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO




 


INTRODUÇÃO

A ordem dada pelo Senhor Jesus aos discípulos depois de ressurreto, naqueles quarenta dias que passou sobre a terra, nos quais foi visto pelos seus e por muitos outros segundo as Escrituras (At. 1:2-3), foi que não se ausentassem de Jerusalém, até que recebessem o cumprimento da promessa que o Senhor lhes fizera de batizá-los com o Espírito Santo e dessa forma, capacitados, seriam suas testemunhas e teriam autoridade para anunciarem a Palavra, o Evangelhonão só em Jerusalém, Judéia e Samaria mas até os confins do mundo.

Vê-se que na ordem até os confins do mundo, estavam incluídos não somente os doze mas referia-se a uma extensão na qual eles não poderiam penetrar naquele momento, referia-se a esta anunciação até sua segunda vinda: algo que nos atinge, isto é, os servos de agora.

At. 1:8  -  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.
Para os discípulos a extensão Samaria, já era grande, pois eram separados por uma barreira de ordem social, desde o tempo de Salmanazar, rei da Síria, que invadiu a Samaria. O Senhor sabia disto.

João 4:9  -         E os judeus não se comunicavam com os samaritanos.

O Senhor Jesus quebra esta separação com sua ordem e os manda não só a Samaria mas por toda a terra.

Confins da Terra  -  A expressão abrange-nos, inclui-nos entre os discípulos do passado, era o enxergar numa dimensão que o pobre homem comum não é capaz de ver.

Assim sendo, a parte da história da igreja primitiva nos une, os atrai de uma vez que naquele comissionamento, o povo de Deus de agora já estava unindo e também incluído na ordem do Senhor. De sorte que não estamos num estudo do passado no presente e a lembrança dos feitos dos servos do Senhor, constitui a exortação presente, aos servos do presente que crêem.

A promessa que lhes foi feita é exatamente a mesma para a igreja fiel. Mc. 16:15-20.

Conclui-se que os atos operados pelos apóstolos, foram atos do Espírito Santo, o mesmo Espírito que opera hoje no meio do povo que crê em sua operação.

Pedro

A chave da pregação aos gentios foi dada ao apóstolo Pedro, quando cumprindo-se os dias para o recebimento do Espírito Santo, Pentecostes, cinqüenta dias após a ascensão do Senhor, houve o som de um vento veemente e impetuoso e línguas de fogo pousadas sobre os servos, o enchimento do Espírito Santo manifesto através de línguas estranhas.

Desta forma foram os servos primeiro batizados com o Espírito Santo. A alegria, o barulho, chamou a atenção de muitos que estavam em Jerusalém e, segundoPedro, pregou e quase três mil almas se converteram e doutra feita, mais cinco mil creram no Senhor.

A porta da salvação estava gloriosamente aberta. 

Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário