26 outubro 2015

A LUTA QUE VALEU APENA




A luta de Jacó com o anjo é também a nossa luta

Gênesis 32: 24-31

24 E Jacó ficou sozinho. Então veio um varão que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.
31 Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa.

INTRODUÇÃO

Esta passagem bíblica situada no livro do Gênesis, revela-nos a luta do Patriarca Jacó com o Anjo do Senhor. A sua luta é também a nossa luta. Jaboque era um ribeiro de Gileade, que deságua no Jordão. Jaboque significa efusão e efusão significa demonstração de sentimentos íntimos. Foi no Vau de Jaboque, ou seja, numa travessia, num lugar mais raso daquele rio, onde era possível passar a pé ou a cavalo sem necessidade de ponte que Jacó teve o encontro com Deus que mudou sua vida.


DESENVOLVIMENTO

E Jacó ficou sozinho - O nome de Jacó significado suplantador e enganador, mas neste momento, estava ali um necessitado, solitário e dependente em sua luta contra a carne (estava com medo de morrer, pois seu irmão tinha prometido isto), contra seus medos, (o que será de mim agora?).
Veio um varão que se pôs a lutar com ele -  Jacó sabia que estava diante do Anjo do Senhor, pois disse: "Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva"- e ele não podia sair dali como entrou, queria algo que mudasse o rumo de sua vida, por isto lutou com toda a sua força.
Viu que não poderia dominá-lo– Muito pode a oração de justo, diante de Deus; 
Tocou-lhe na articulação da coxa - Jacó agora não podia correr, e ele que queria uma saída para seu problema, neste instante estava com dois. O que o Senhor quer nos dizer nisto, é que não podemos confiar em nossa carne para vencer.
Deixe-me ir, pois o dia já desponta – Há uma benção especial do Senhor para quem O busca pela madrugada;
Não te deixarei ir, enquanto não me abençoares – Jacó lutava por algo, que julgava não ter achado, apesar de estar na presença do Anjo, para ele nada tinha mudado, ele era o mesmo enganador.
Qual é o seu nome?  Jacó!! – Este era o reconhecimento, que mesmo sendo abençoado, continuava a ser um enganador.
Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel – Esta foi a profecia do Senhor, agora não serás mais enganador, mas um príncipe de Deus – seu nome foi mudado, agora ele é nascido de novo.
Por que pergunta o meu nome?" E o abençoou ali. – Israel queria saber mais Daquele, que o abençoou, mas a melhor resposta está na testificação, que Ele é o Senhor de nossas vidas.
Jacó chamou àquele lugar Peniel – Face de Deus – Israel entendeu que estava na presença do Senhor.
Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando – Israel viu um novo dia raiar, mas seu caminhar era diferente, sua mente era diferente, quem olhava via o velho Jacó, mas quando andava via que estava mudado.

CONCLUSÃO

Muitas são as bênçãos de Deus em nossas vidas, mas aquelas que mudam as nossas vidas, vem de nossas lutas com Deus é quando estamos perto Daquele que nos ama e derramou sua Vida para nos salvar, este é o processo de santificação na vida do servo do Senhor.

Você tem lutado pela causa certa, tem lutado para ser um nobre, tem se esforçado para ser um valente, mas ainda assim, não passa de um Jacó, enganando e sendo enganado; mas quando o Senhor te transforma  num Príncipe de Deus, agora sua vida se transforma e passa a ser vitorioso, antes da luta terminar, não é que as oposições se acabam, mas você está diferente, seu andar é diferente, sua mente é de Deus.

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário