25 outubro 2015

O ÚLTIMO DIA DA FESTA







João 7: 37, 38
37
No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
38
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

         INTRODUÇÃO

A festa dos tabernáculos - também chamada Festa das Cabanas - era realizada em Jerusalém, para lembrar o período de caminhada de Israel através do deserto, após a saída do cativeiro egípcio. Esta festa durava 7 dias, e neste período o povo morava em cabanas que eram montadas ao redor de Jerusalém, e fora de suas muralhas. Durante os 7 dias da festa, os israelitas se dirigiam ao templo com seus cântaros cheios de água, que iam derramando sobre as escadas, lavando-as até chegarem no altar. No 8º dia, que era o último dia da festa, o dia do seu encerramento, as pessoas não traziam mais água até o altar. Foi neste dia, o último dia da festa, que Jesus se levantou e exclamou: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

         DESENVOLVIMENTO

O que Jesus quis mostrar aos judeus que participavam da Festa dos Tabernáculos, era que o fato de eles participarem e cumprirem as tradições do judaísmo, não lhes proporcionava a satisfação de suas necessidades interiores, isto é, aquelas atividades religiosas não matavam a sede das suas almas. A água que era trazida e usada na cerimônia da festa, representava a providência de Deus para manter o povo de Israel na caminhada do deserto, atendendo às suas necessidades. Mas Israel falhou em alcançar o significado profético de tudo que Deus fez, pois a água apontava para o Espírito Santo que seria enviado através do Senhor Jesus, para satisfazer as necessidades da alma do seu povo, de modo que no final de tudo, os seus problemas, suas necessidades e sua sede continuavam as mesmas. Por isso Jesus lançou o convite para que todos aqueles que se conscientizassem desta realidade, viessem a Ele, a fim de alcançarem aquilo que suas almas tanto almejavam.

O mundo de hoje também tem vivido uma experiência semelhante. O mundo tem suas festas e suas comemorações, muitas delas de caráter religioso, tais como: carnaval, festas juninas e natalinas, copa do mundo, e tantas outras. Mas todos que participam destas festas, sentem um grande vazio interior quando tudo chega ao final. Os mesmos problemas, as mesmas tristezas e as mesmas necessidades ressurgem, depois que um breve momento de alegria passa.

Nesta hora, o mundo vive seu "último dia de festa". Ele vive uma situação semelhante àquela enfrentada pelo povo de Israel, quando Jesus se levantou e lhes fez aquele convite. Naquele dia, ao término da festa, ao invés de satisfação e alegria, havia sede e um grande vazio no coração de todo o povo. Não havia liberdade, pois o império romano dominava tudo e todos. O mundo hoje também se vê debaixo do poder do império das trevas, e mesmo depois de participar de tudo que o mundo proporciona para produzir satisfação, no final, a sede de sempre continua presente.  

         CONCLUSÃO


É nesta hora e neste tempo do fim, que o Senhor Jesus tem se levantado através da sua Obra, e lançado o convite a todo o mundo para que se achegue a Ele e prove da "água viva" que tem para dar a todo aquele que crer. Jesus disse que todo aquele que viesse a Ele seria saciado de tal maneira que "rios de água viva fluiriam do seu interior". A bênção do Espírito Santo preenche todo o vazio do coração humano. Os gregos diziam que a angústia era comparada à sede da alma, e só Jesus pode solucionar este problema da vida do homem. Nesta hora Jesus chama a todos aqueles que estão percebendo que as coisas do mundo e da religião não satisfazem as necessidades espirituais de suas vidas, e convida a todos para largarem estas coisas e buscarem a fonte das águas vivas, para que possam gozar da verdadeira liberdade e satisfação interior.   

Um comentário: