12 outubro 2015

O ZELO DE PAULO PELA IGREJA





II Coríntios: 2:3

Bíblia King James Atualizada
Vós mesmos sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos. João Ferreira de Almeida Atualizada

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 


         INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo foi um servo de visão muito ampla da Obra do Espírito, sua consciência e seu zelo pela Igreja eram tão profundos que ele sofria só em perceber que seus "filhos na fé" (como chamava aqueles que conduziu ao Evangelho) corriam o risco de se afastarem da sã doutrina.

         DESENVOLVIMENTO


Paulo havia afirmado que não vivia mais, mas Cristo vivia nele. Por isso todo o seu sentimento em relação à Igreja era o reflexo do sentimento do próprio Senhor Jesus. Sua grande luta era trabalhar para manter as igrejas no caminho certo, na pureza e simplicidade do Evangelho que lhe foi revelado pelo Espírito do Senhor Jesus - I Co 11: 23a.

O apóstolo Paulo declarou que sua grande missão era preparar a Igreja, como quem prepara uma noiva para o dia do seu casamento. Ele queria que naquele dia - o dia do arrebatamento - o Senhor Jesus se alegrasse ao contemplar a beleza da sua noiva, que é a sua Igreja. Como seria    triste e decepcionante para o noivo, encontrar sua noiva despreparada, feia, mal vestida e com o cabelo desarrumado... certamente não teria nenhum prazer naquele encontro, e o que poderia acontecer era a rejeição por parte do noivo. O que Paulo mais temia era a possibilidade de o encontro ocorrer de surpresa e a noiva não estar como o noivo gostaria que estivesse. E ele sabia que isso poderia acontecer, que algum mal poderia se infiltrar no meio da Igreja, corrompendo seus sentidos. Por falta de vigilância a Igreja poderia ser enganada como Eva o foi, pela serpente, desviando-a de sua pureza e simplicidade.

Muitas coisas podem destruir a vida de fé da Igreja. O Senhor pelo seu Espírito, empreende um grande esforço para edificar a Igreja. Muitas vezes Ele passa meses e até anos para ensinar uma lição espiritual a alguém, e de repente, em um segundo, todo o trabalho do Espírito Santo cai por terra, por causa de um momento de falta de vigilância ou de discernimento suficiente para entender o que se passa ao redor. Se não formos realmente espirituais, andando pela fé, poderemos ver a Obra do Senhor nas nossas vidas, vir abaixo, como um edifício que foi construído em anos, pode ruir em poucos segundos pela força de uma implosão.

Jesus disse que toda casa dividida contra si mesma não subsistiria. A maneira mais fácil de o inimigo  destruir a Igreja é fazê-la lutar contra si mesma. Esta é sua arma mais eficaz - Mt 12: 25. O inimigo só consegue usar essa arma no meio de vidas carnais, e fora do espírito - I Co 3: 3 e I Co 6: 7-9. Se estivermos olhando somente para o Senhor e pensando na eternidade - Col 3: 1-3, esses males não conseguirão envolver nossa vida, pois os nossos sentimentos estarão guardados em Cristo Jesus.

         CONCLUSÃO

Quão maravilhosa é a vida na presença do Senhor. Quando estamos com o coração limpo e a consciência purificada de maus pensamentos, de queixas, murmurações, desconfianças e rancores contra os irmãos, então não temos o que temer quando o Senhor vier para se encontrar com sua noiva, pois ela vai estar adornada e preparada para entrar nas Bodas com Ele.



Uma palavra final: "Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho; e que em nada estais atemorizados pelos adversários, o que para eles é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso da parte de Deus; pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis que está em mim" - Filipenses 1: 27-30.

Wallace Oliveira Cruz



Nenhum comentário:

Postar um comentário