Por meio de sua presença, Deus fortaleceu, consolou e por fim libertou Davi, escritor de muitos salmos, em diversas situações de tribulação. Assim Davi aprendeu a confiar em Deus e encorajou o povo de Deus a seguir seu exemplo.
Os cristãos de hoje têm promessas especiais de Deus, as quais servem para fortalecer nossa fé.
"Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20). Nem um único dia se passa sem que Jesus Cristo esteja perto dos seus. E jamais os abandona.
"Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28). Não importa o quanto uma situação seja amarga e dolorosa, sempre existe algo que Deus pode reverter para o nosso bem. Seu amor é a base para seus atos.
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" (Filipenses 4:6). Nunca estaremos em uma circunstância na qual não possamos derramar nosso coração diante de Deus. Deus não afirmou que iria nos retirar da dificuldade, mas que iria nos dar sua graça, recurso mais que suficiente para nos garantir a vitória.
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação" (2 Coríntios 1:3-4). Não há tribulação para a qual Deus não tenha consolo. Seu poder para consolar vai além de toda a nossa imaginação, pois os que por Deus são consolados se tornam não só pessoas curadas, mas também agentes de cura que tocam poderosamente na vida dos que sofrem.
DEVOCIONAL A PAZ