Abraão não negou a Deus o seu filho e o significado daquela difícil experiência em sua vida tem a ver com quem Deus era para ele. Abraão deixou claro que Deus era de fato seu Deus. Deus tinha o direito de ser o dono de tudo na vida de Abraão. Ele confiava que, mesmo contrariando a própria vontade, mesmo não entendendo completamente a razão e não conseguindo ver o sentido e muito menos em que resultaria o que Deus lhe havia pedido para fazer, ele o faria. Ao longo de sua vida, os muitos atos de obediência o fortaleceram para este, o maior de todos. E Deus então providenciou um substituto para Isaque – um carneiro para o holocausto. O monte do sacrifício tornou-se o monte da providência.
Enfrentamos, diariamente e em diversas proporções, o mesmo desafio de fé: fazer as coisas ao nosso modo ou fazer o que entendemos ser a vontade de Deus. Deus já providenciou o Seu Cordeiro para nós. Abraão não precisou matar Isaque e nós não precisamos. O Cordeiro de Deus já foi oferecido em nosso favor. Mas Seu sacrifício não fará sentido algum em nossa vida se não houver temor do Senhor em nós, se Deus não for de fato Deus em nossa experiência de vida. Se vivermos guiados apenas por nós mesmos, sem agir pela fé, sem priorizar na vida o que para Deus tem maior valor. O Cordeiro de Deus já foi sacrificado por nós, mas ainda há um altar em que precisaremos decidir quem viverá e quem morrerá em muitas questões da vida: se a nossa vontade ou a de Deus. Precisaremos revelar de quem é a última palavra em nossa vida.
Quando, como na experiência de Abraão, Deus prevalece em nossa vida diária, conseguimos ver mais que apenas a luta ou a dificuldade. Temos a oportunidade de ver a providência de Deus. Entendemos melhor a Jesus e o amamos mais – Ele é o Cordeiro de Deus. Temos a chance de ver o envolvimento de Deus nas questões de nossa vida e de perceber o Seu cuidado. Pois nosso ego nos cega para o que Ele faz, por mais que Ele faça. Não conseguimos perceber Seu grande amor. Mas quando obedecemos, vemos. E vendo, somos fortalecidos e crer fica mais fácil. Nossa fé não viverá sem a obediência e é pela obediência nas pequenas coisas que seremos capazes para as maiores. Creia e obedeça!
DEVOCIONAL DA IGREJA BATISTA