Conhecendo a vida daquela mulher, Jesus sabia o que ela precisava ouvir, para que fosse
trazida a uma vida de fé. Aquela mulher possuía uma vida emaranhada
1 – JESUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS
Uma mulher imoral, banida da sociedade surge com a sua vasilha para retirar água do poço.
Jesus olha para ela e lhe faz um pedido: (4: 7) “.. Por favor, me dê um pouco de água.” 
A surpresa da mulher pode ser vista na sua declaração: (4: 9) “… O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água? (Ela disse isso porque os judeus não se dão com os samaritanos.” 
O espanto daquela mulher por Jesus se deve a alguns fatos:
  • Ela estava acostumada a ser rejeitada por todos, devido à sua condição moral.
  • Em sua cultura, os homens não conversavam com mulheres em público e nem mesmo com suas próprias esposas.
  • Ela era samaritana e odiada pelos judeus. Jesus era judeu.
  • Os judeus consideravam os samaritanos impuros, assim como todos os seus objetos.

3 – JESUS SABE TUDO SOBRE NÓS
2 – JESUS É A FONTE DA VIDA ETERNA 

(4: 10) “Então Jesus disse: Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida”. 
Primeiro, Ele estava sedento e a samaritana é que possuía a água. Segundo, Ele começa a dizer que ela era uma pessoa sedenta e que Ele possuía a água que poderia matar a sua sede. Jesus desperta a sua curiosidade pelo tipo de água que poderia oferecer
No entanto, ela fala com Ele um tanto quanto desconfiada:
(4: 11-12 ) “ 11 Mas o senhor não tem corda nem balde, disse ela, e este é um poço muito fundo! De onde tiraria essa água viva?[água vivente] 12 (…) Será que o senhor é mais importante do que Jacó?
Então, Jesus explica a ela as propriedades da “água” que lhe ofereceu:
(4: 13-14 ) “13 Então Jesus disse:Quem beber desta água terá sede de novo, 14 mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. 
Ela estava confusa, mas era esse tipo de água que ela queria!
(4: 15) “Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água”. 
Só Jesus pode saciar a sede da nossa alma, religião nenhuma pode saciar essa sede.
Jesus mostra que conhece toda a sua vida, ele mostra quem ela era para depois mostrar quem ele é.
Ele precisava tratar com ela:
- A vida imoral da mulher, ou seja, o seu pecado. Jesus quer tratar com o nosso pecado porque nos ama e deseja que vivamos uma vida plena.
 - A revelação de quem Jesus era.
(4: 16) “Vá chamar o seu marido e volte aqui! — ordenou Jesus.” 
Para que a “água viva” jorrasse de dentro dela, seria necessário que ela reconhecesse quem era. Precisamos nos colocar no nosso devido lugar.
(4: 17-18) “_ Eu não tenho marido!… Então Jesus disse: Você está certa ao dizer que não tem marido, 18 pois já teve cinco, e este que você tem agora não é, de fato, seu marido. Sim, você falou a verdade”. Jesus conhecia toda a sua vida.
4 – JESUS NOS ENSINA COMO É A VERDADEIRA ADORAÇÃO
(4: 20) “Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte,mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.”
Ela pergunta a Jesus sobre qual dos dois grupos estão certos. Jesus mostra que tanto os samaritanos como os judeus estão errados. 
(4: 21) “Jesus disse: – Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém.”
Há pessoas dizendo: “É nesta igreja, é neste lugar que Deus está curando, fazendo milagres!” Deus merece o louvor e não a denominação ou uma igreja física.
Jesus mostra que adoração verdadeira tem a ver com salvação. 
(4: 22) “Vocês samaritanos sabem muito pouco sobre como adorar a Deus e nem ao menos O conhecem bem; mas, nós judeus, O conhecemos porque a salvação vem através do nosso povo, os judeus.”
Jesus é a Origem da salvação. Nós temos que crer e confessar que a salvação vem de Jesus. A questão não é onde, mas quando, a quem e como adorar. 
(4: 23-24) 23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. 24 Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.
O que Jesus disse à mulher foi que a verdadeira adoração não se dá em um monte ou num templo, mas no íntimo do ser humano. O que você precisa ver para adorar a Deus? Uma cerimônia ou lugar que motive ou estimule a sua religiosidade? Paulo ensina que isso é confiar na carne.
(Fp.3:3) “… Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas…”. 
Deus está além das nossas emoções. Deus é real, Ele está conosco!
Você crê nisso? Então, adore-O! Adore a Deus em qualquer lugar, em qualquer tempo, mas no seu íntimo, na realidade da Sua presença!
Jesus está falando da urgência dos verdadeiros adoradores e estes, são as pessoas salvas do pecado e que mantém uma vida de comunhão com Deus.
Jesus impõe à mulher a urgência de se tornar uma verdadeira adoradora e para isso:
Temos que adorar a Deus em qualquer lugar em espírito e em verdade.
Precisamos nos colocar como verdadeiros adoradores:
  • Em espírito: trata do nível de adoração.
  • Em verdade: ter um espírito reto, com mãos limpas (sem pecado) e coração puro, (sem ressentimentos). 
5 – JESUS NOS TORNA MISSIONÁRIOS
V.29– Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?
http://cristotube.com.br/jesus-e-a-mulher-samaritana-pr-jose-luiz/