24 setembro 2015

Lições da Vida de Jezabel



Lições da Vida de Jezabel
Texto: I Reis 16:29-31
Assunto: Biografia
Título: Jezabel na Bíblia - Lições da vida de Jezabel
Proposição: Na vida de Jezabel encontramos 1) Casamento, 2) Perseguição, 3) Cobiça, 4) Morte Prometida.
Objetivos: Que cada um de nós seja advertido da vida perversa de Jezabel.
Introdução:
1. Leia: 1 Reis 16:29-31
2. Sobre o Texto:
a. Talvez os dois personagens mais famosos do Antigo Testamento são Acabe e Jezabel.
b. Nós encontramos na passagem que acabamos de ler a nossa primeira introdução à Jezabel e não é uma boa apresentação.
c. Jezabel era filha do rei dos Sidônios
d. Sidom Estava situada na costa norte do Mediterrâneo.
e. Eles eram um povo conhecido por suas práticas idólatras que Jezabel trouxe com ela para Israel.
f. Essas práticas criaria muitos problemas para a nação nos próximos vinte e dois anos do reinado de Acabe.

Na vida de Jezabel encontramos ...

I. Casamento

1. Notamos que o casamento de Jezabel e Acabe foi a primeira introdução à sua vida.
a. Jezabel trouxe a religião para seu casamento.
b. Ela era uma adoradora do ídolo Baal.
c. Acabe cedeu a sua vontade a este respeito e promoveu a religião em Israel.
d. Deuteronômio 7:3-4, Deus advertiu os filhos de Israel sobre este problema, "não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria"
e. Salomão foi envolvido por este problema em sua vida. 1 Reis 11:1-2 "Ora, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, das nações de que o Senhor dissera aos filhos de Israel: Não ireis para elas, nem elas virão para vós; doutra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão, levado pelo amor".
f. Juntos, Acabe e Jezabel tornaram a vida muito difícil para aqueles que desejavam seguir o Senhor.
g. A escolha de Acabe, de um cônjuge foi consequencial para a sua e muitas outras vidas.
2. Devemos aprender que a pessoa com quem decidimos nos casar, trará sua religião para o casamento.
a. É importante decidirmos casar com alguém que vai ser fiel a Deus.
b. Devemos buscar o reino de Deus em primeiro lugar em nossas vidas (Mateus 6:33) e isso seria em relação à escolha que temos para um cônjuge também.
c. A pessoa que nos casamos terá uma posição de grande influência sobre nossas vidas.
d. Ela vai ter envolvimento em assuntos relacionados com o nosso dinheiro, nosso calendário, nossos filhos, nossas atividades e nossa adoração.
e. É o melhor lugar de influência que uma pessoa pode ter na vida de outro.
f. Essa influência pode ser tanto para o bem ou para o mal, dependendo de que tipo de pessoa que nos casamos.
g. Faríamos bem em se casar com um cristão fiel.
3. 1 Reis 21:25 resume a situação: "Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, sendo instigado por Jezabel, sua mulher"

II. Perseguição

1. Jezabel não era o ser perseguido, mas a perseguidora.
a. Lemos em 1 Reis 18:3-4 "Obadias temia muito ao Senhor; pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinquenta numa cova e cinquenta noutra, e os sustentou com pão e água".
b. 1 Reis 18:13 "Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor, como escondi cem dos profetas do Senhor, cinquenta numa cova e cinquenta noutra, e os sustentei com pão e água?"
c. Jezabel procurou destruir sistematicamente os profetas de Deus a ponto de que eles tinham que se esconder para escapar de sua perseguição.
d. Ela também buscou a vida de Elias. 1 Reis 19:1-2 "Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles"
2. Além disso, ela deu refúgio e abrigo seguro para os sacerdotes e sacerdotisas de Baal e Asera, 850 no total. 1 Reis 18:19 registra as palavras de Elias. "Agora pois manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel"
3. A palavra de Jesus em Mateus 5:11-12 veio a mente "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós"
4. Aprendemos que onde quer que há competindo ideologias religiosas, o povo de Deus não será fortemente perseguido.

III. Cobiça

1. Jezabel desempenhou um papel de liderança na aquisição de vinha de Nabote (1 Reis 21).
a. Lembramos que Nabote não venderia a Acabe porque a vinha era a sua herança.
b. Mas isso não impediu Jezabel.
c. Ela enviou cartas aos líderes das cidades instando-os a condenar Nabote por blasfêmia e apedreja-lo.
d. Os líderes fizeram isso.
e. Em seguida, ela informou ao marido que Nabote estava morto, e pediu-lhe para tomar posse da vinha.
f. Ela cobiçou, a ponto de assassinato.
2. A cobiça é um pecado terrível.
a. Êxodo 20:17 diz: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo"
b. Paulo listou a cobiça como uma das razões para impedir a comunhão em 1 Coríntios 5:10.
c. Paulo também nos diz que é simplesmente uma outra forma de idolatria (Colossenses 3:5).
d. Quando permitimos que o desejo de posses deste mundo assuma o controle sobre nossas vidas, então não há fim para o mal que nós estaríamos dispostos a fazer. Esse é o resultado da cobiça.
e. Hebreus 13:5 diz: "Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei".

IV. Morte prometida

1. Jezabel tinha feito tanta maldade ao povo de Deus em sua vida, que Deus profetizou para ela uma morte terrível.
a. Em 1 Reis 21:23, lemos: "Também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão Jezabel junto ao antemuro de Jizreel"
b. Essa profecia foi confirmada em 2 Reis 9:1-10 quando Jeú foi ungido rei sobre Israel.
c. Jeú, em seguida, começou a realizar as ordens de Deus para matar todos da descendência de Acabe como Elias havia profetizado que seria feito em 1 Reis 21 também.
d. Quando Jeú finalmente chegou à casa de Jezabel, seus próprios servos a jogaram pela janela e ele passou seu carro sobre ela (2 Reis 9:33).
e. Depois que ele comeu, ele voltou para enterrar seu corpo, mas os cães vieram e festejaram em seu cadáver.
f. Não sobrou nada, apenas seu crânio, mãos e pés.
g. Esta foi a morte prometida, que Deus tinha profetizado para ela.
2. Deus leva a sério as perseguições impostas a seu povo.
a. Temos estudado Mateus 18 no nosso domingo de manhã na classe Bíblica.
b. A primeira parte do capítulo fala sobre o desagrado de Deus para com aqueles que fazem o seu povo tropeçar.
c. Tanto é assim que Jesus diz que é melhor que uma pedra do moinho seja envolvida em torno do pescoço de alguém e ele seja lançado no mar em vez de fazer um do povo de Deus tropeçar.
d. Na vida de Jezabel vemos um exemplo do Antigo Testamento sobre o que Deus faz a tais pessoas.
e. O pecado é ofensivo para Deus e Deus vai recompensar tal de acordo com as suas obras.
f. Jezabel era uma mulher má que fez muitas coisas más e ela colheu o que semeou (Gálatas 6:7-8).

Conclusão:
1. Na vida de Jezabel encontramos ...
a. Casamento
b. Perseguição
c. Cobiça
d. Morte Prometida
2. Infelizmente, a Bíblia não tem absolutamente nada de bom para dizer sobre esta mulher.
3. Vamos viver de modo a evitar as decisões e atos de sua vida.
4. Convite

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário