25 setembro 2015

O Rosto Revela O Coração


 

Pr. Olavo Feijó
 Gotas Bíblicas
   |  Pr. Olavo Feijó

Provérbios 15:13 - ¶ O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.

Usando da linguagem poética e espiritual com que foi dotado, Salomão nos ensina aquilo que, contemporaneamente, chamamos de interdependência corpo/alma. "A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito" (Provérbios 15:13).

Os atores do teatro descobriram, desde alguns séculos, que nossas emoções dificilmente ficam escondidas, dentro de nós. Por isso, procuravam, no palco, repetir as expressões faciais e os movimentos corporais descritos pelos dramaturgos. Até pode acontecer mas, geralmente, aquele que se sente feliz não chora – o que ele faz é sorrir e transmitir um brilho de alegria nos olhos.

Esta é uma das razões porque Jesus não gastou muito tempo, tentando impor regras e ritos de uma religião. Ele disse "Eu vim para que tenham vida e que a tenham com qualidade" (João 10:10). Estevão, o primeiro mártir, enquanto ia sendo apedrejado, impressionou a todos pela maneira como seu rosto expressou o amor de Jesus. O coração de Estêvão, expresso no seu rosto, deixou marca profunda no coração de Saulo de Tarso. Que, depois, também aceitou o mesmo Cristo e se tornou Paulo, nosso apóstolo dos gentios.





Nenhum comentário:

Postar um comentário