30 setembro 2015

TERÁ SIDO A MORTE DE JESUS NA CRUZ UM FRACASSO, COMO O PAPA FRANCISCO AFIRMOU?




surpreso

Terá sido a morte de Jesus na cruz um fracasso, como o Papa Francisco afirmou?

Repercutiu bastante nas redes sociais a afirmação do Papa Francisco, durante a homilia de sua missa, de que a morte de Jesus teria sido um "fracasso".
É provável que você já tenha lido sobre isso em vários sites, com opiniões divergentes e, às vezes, até apaixonadas. Então, o que você tem a ganhar lendo este breve artigo? A princípio, não muito, mas eu quero lhe garantir que darei minha opinião sincera sobre o assunto, combinado?

De início, vou copiar o que ele disse, depois falo o que eu penso, ok?
"A cruz mostra-nos uma maneira diferente de medir o sucesso: a nós cabe-nos semear, e Deus vê os frutos do nosso trabalho. E se, às vezes, os nossos esforços e o nosso trabalho parecem gorar-se e não dar fruto, estamos a trilhar a mesma via de Jesus Cristo; a sua vida, humanamente falando, acabou com um fracasso: o fracasso da cruz.", afirmou o papa Francisco em seu discurso. (grifos acrescidos; confira o texto original no próprio site Católico, ACI Digital).

INTRODUÇÃO

Vi algumas opiniões apaixonadas sobre a afirmação, de que teria sido um absurdo e coisa e tal. Eu poderia seguir na mesma linha, principalmente para ganhar audiência e repercussão no blog mas, quero que saiba, eu não vou fazer isso. Por 2 motivos:
Primeiro, eu respeito meus leitores. Sim, eu respeito você, caro leitor, que está aqui me dando o imenso prazer de sua visita, honrando este humilde espaço com seu olhar escrutinador.
Em segundo lugar, eu respeito minha consciência. Eu tenho muita dificuldade em fazer algo que vai de encontro ao que eu acredito. Eu não estou dizendo que não cometo erros ou de que faço tudo certinho. Estou dizendo, isso sim, que há uma luta dentro de mim quando eu sei o que é certo e me sinto compelido a agir seguindo essa convicção.
E eu, como evangélico, fico muito à vontade de fazer essa crítica sem querer puxar a brasa para esse ou aquele lado. Se você ler meus outros textos, poderá verificar se estou sendo honesto e coerente ou não. Fica o convite para continuar lendo meu blog.  :)
Dito isso, vamos à análise do que o papa Francisco disse. E você tem total liberdade para discordar de mim nos comentários, ok? Fique à vontade.

O que o papa Francisco quis dizer?

Eu acredito que a chave para entender a chave do que o papa Francisco é a palavra "humanamente". Ou seja, do ponto de vista puramente humano, a morte de Jesus na cruz pode, sim, ser vista como um fracasso.
Na verdade, para os próprios discípulos foi vista assim. Você duvida? Então como analisar este texto aqui:
Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Lucas 24:20,21
Isso é uma prova cabal de que, para eles, a morte de Jesus na cruz não era o que eles queriam e nem esperavam. Eles estavam decepcionados com o desfecho das coisas e, por isso mesmo, Jesus os repreendeu severamente, chamando-os de tolos e lerdos.
Inclusive eu mesmo já escrevi sobre isso, que você pode ler clicando abaixo:
Portanto, o papa Francisco não estava, pelo menos nesse assunto, ao meu ver, errado em sua afirmação, porque, de fato, humanamente falando a morte na cruz pareceu, principalmente para aqueles que o seguiam, uma fragorosa derrota.
E que venha o mimimi! (risos)

O que a Bíblia diz?

O que a Bíblia nos diz sobre a morte de Jesus na cruz? A Bíblia tem algo a nos dizer sobre isso? Sim, tem, e muito. E não só muito em quantidade, mas muito em qualidade e importância.
Observe:
Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruzColossenses 2:13-15 (grifos acrescidos)
Esse texto deixa bem claro: a morte de Jesus na cruz NÃO foi um fracasso, mas sim uma retumbante vitória! A cruz fazia parte do plano de Deus desde a fundação do mundo para a remissão e resgate do ser humano.
Observe até onde vai o imensurável amor de Deus, de planejar com antecedência de uma eternidade (sim, existe planejamento a posteriori, infelizmente no Brasil é muito comum…) a salvação do ser humano.
E o fez de uma forma inusitada, inesperada, imprevisível e indefensável: usando os próprios inimigos para fazer o que Ele queria, e os fazendo pensar que eles estavam ganhando fazendo o que eles, os inimigos, queriam e desejavam!
Sim, a morte de Jesus foi uma tremenda vitória, ainda que os discípulos achassem, a princípio, que estavam derrotados e os inimigos do evangelho pensassem, a priori, que haviam se saído vencedores. Que virada, hein?
Por isso que aqueles que se opõem ao evangelho são chamados de "inimigos da cruz de Cristo", justamente porque a cruz foi transformada, após a morte de Jesus, de símbolo de derrota para símbolo de vitória. E que vitória, diga-se de passagem!

O que isso significa para sua vida?

Agora que você já leu o que eu penso de toda essa (falsa) polêmica, deixe-me dizer o que é mais importante para sua vida, o que você vai levar para sua vida, não apenas após concluir a leitura deste artigo, mas todos os dias de sua vida.
Preparado?
O principal de tudo isso é o seguinte, sendo bem objetivo:
Sabe aquelas situações em que você pensa que vai ser o seu fim, que você acha que tudo estará acabado? E que Deus lhe abandonou – assim como Jesus gritou na cruz "Deus meu, por que me abandonaste?" – e lhe deixou sozinho no momento mais difícil?
Aquelas situações que seus inimigos acham que conseguiram destruir você, que finalmente conseguiram derrubar e abater você? Aquelas situações que eles saem comemorando enquanto você fica largado lá, destruído, no chão, e as pessoas passam balançando a cabeça e zombando de você?
Sim, essas situações dolorosas e complicadas, quase insuportáveis, podem fazer parte de um plano maior de Deus em que Ele vai transformar a aparente derrota em uma grande vitória, surpreendendo todo mundo, inclusive você!
Já parou pra pensar nisso?

CONCLUSÃO

Meu amigo, o fim só é o fim quando Deus diz que é. A derrota só é derrota quando Deus a decreta. Portanto, se você está passando por alguma situação complicada, difícil e aparentemente irreversível, saiba que Deus é poderoso para mudar seu quadro e reverter sua situação.
Deixe-me sugerir alguns artigos que vão abençoar sua vida hoje:
Vou desistir… Não aguento mais!
Uma reflexão antes de desistir
9 razões para persistir quando tudo dá errado
Enfim, obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário