22 setembro 2015

A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA






"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos."
 
Mateus 13:31-32

Quando falamos em grão de mostarda logo nos lembramos da passagem onde Jesus diz: "Se tiverdes fé como um grão como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" Mateus 17:20

O que é ressaltado nos dois casos é a aparência, pois o grão de mostarda é uma das menores sementes do mundo. Na verdade a menor semente conhecida por aquele povo. Mas apesar da aparência pequena aquele grão possuía um potencial de vida interior que aos olhos do homem é difícil de compreender, pois a semente quando brotava e crescia, alcançava o porte de uma árvore. Algumas espécies atingiam até três metros de altura.

Assim é a fé que no interior do homem possui um grande potencial de vida. No entanto a fé não possui aparência nenhuma no exterior, Muitos homens de fé na bíblia não tinham aparência de grandeza, assim como Jesus que apesar de rei veio como servo.

É interessante notar que, quando a fé foi comparada ao grão de mostarda não foi dito que deveria plantar o grão, bastava somente te-lo e coisas impossíveis se tornariam possíveis. Isso é assim porque o campo em que a fé deve ser plantada é no coração do homem e quem o faz é o Senhor e não nós! Como está escrito em Efésios 2:8 que a fé não vem de nós, mas é um dom de Deus.

Mas o que é a fé dom de Deus?

"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11:1
A palavra grega que foi traduzida aqui como firme fundamento pode ser traduzida também como certeza. Mas o que foi traduzido como prova no original é isso mesmo e não cabe outra tradução. Então não há duvidas fé não é filosofia como muitos pensam, nem pode ser algum tipo de sentimento ou convicção. Fé é algo real que não te deixa duvidas.

Você se lembra de quando era criança? Lembra como era quando se aproximava seu aniversário? Eu lembro como ficava ansioso, imaginando os presentes que receberia. Ficava assim porque todo ano era a mesma coisa. Assim é a fé, você crer nas promessas de Deus, crer que sua hora vai chegar crer que sua benção vai vir... Mas crer porque até aqui o Senhor te sustentou.

Paulo escreveu aos Colossenses que Deus fez o homem conhecer um grande mistério que é "Cristo em vós, esperança da glória" Colossenses 1:27 A certeza que temos da eternidade é baseada no fato de que Cristo vive em nós! Você tem essa experiência você tem fé! Por isso que a fé vem de Deus! E ele que dá a nós o seu Filho!

Já em Efésios 1:13-14 é dito que o Espírito Santo é nos dado como Penhor da nossa Herança. Penhor é algo que é dado como garantia, e deve ser devolvido quando o trato for cumprido. O Senhor nos prometeu uma herança, mas não ficou só na promessa, Ele nos deu o Espírito Santo como garantia.

A fé, portanto é essa experiência única com o Senhor, não devemos lançar mão disso, antes devemos guardar com zelo, porque está conosco como garantia. Somos mordomos da fé e quando o Senhor que é o legitimo dono voltar temos de prestar contas.

Então o grão era para ser guardado, não para ser plantado. Isso parece ilógico não são as sementes feitas para ser plantadas? Mas aqui nós lidamos com o profético não com o que é racional, pois a sabedoria do homem é tida como loucura por Deus.

Vimos que a fé não é nossa e deve ser guardada, agora onde encontramos essa referencia nessa parábola?

"que o homem, pegando nele", ou seja, ele tomou! Porque ele tomou? Porque não era dele! Ninguém toma do que é seu! Por isso nas parábolas anteriores não é usado essa expressão, pois em todas elas é o próprio dono da semente que as usa. Aqui o homem se apropriou do que não era seu.

"semeou no seu campo" esse homem usou o que não era seu em beneficio próprio. Isso fala da fé usada em beneficio próprio, usada no campo de seus próprios interesses.

"e faz-se uma árvore" alguém tem dúvida que o fermento leveda a massa? Alguém tem dúvida que os meios humanos funcionam? Mas só para essa vida!
Observe que aqui há uma troca, o grão minúsculo foi substituído por algo aparentemente grande.

O servo louva todos os dias a Deus porque ele consegue ver a grandiosidade da obra de Deus, mesmo sendo aos olhos naturais algo aparentemente pequeno. E o próprio servo é como o grão, que sabe a sua insignificância, mas também sabe da vida que há nele!


"crescendo, é a maior das plantas" O grão sem aparência foi trocado, deu lugar a algo aparente grande uma árvore certo? Errado! O pé de mostarda apesar de poder se tornar tão grande, é classificado como hortaliça. Apesar de na tradução que uso aqui vir escrito planta, a palavra grega "λαχανων" (Le-se lacanon) significa Horta ou hortaliça.
Então ela cresce, fica grande, vistosa, mas não é o que parece ser. Essa mesma palavra é usada pela septuaginta (versão grega oficial do Velho testamento) na passagem onde o rei acabe deseja tomar a vinha de Nabote, ele deseja a tomar a herança de Nabote para plantar umaλαχανων.

Aqui a história se repete o grão à fé, o projeto de Deus, o penhor da nossa herança sai e dar lugar a uma hortaliça. É aparentemente bom, é grande, mas não é a fé é outra coisa, outro projeto. A diferença é que nessa parábola da-se uma ênfase ao aspecto de grandeza.

Agora há mais uma coisa, quando ele descreve a planta ele não fala de seus frutos fala?

"vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." Quando o Senhor fala de vinha ele dá ênfase aos frutos, quando fala de figueira Ele fala de frutos, quando Ele semeia ele visa a colheita, mas quando ele fala da árvore que o homem planta, da obra do homem Ele só vê as aves. Isso é coisa boa? O Senhor quer de nós frutos, frutos dignos de arrependimento, as aves comem os frutos. Então ai está o problema, a planta tem aparência, mas falha no seu objetivo principal, ou o que deveria ser seu objetivo principal. Outro problema é que a planta, o novo projeto é estático, não dá pra levar consigo. Você tem duas opções: ficar com ela ou abandoná-la para seguir em frente.

"e se aninham nos seus ramos." Os pássaros agora dependem da árvore, é abrigo, fonte de alimento. Isso é dependência. Quando você tem a fé, aparentemente você não tem nada, só a confiança em Deus, só depende dEle. Quando você substitui a fé pela planta, por aquilo que é aparente, pela estrutura, beleza, aparência de sabedoria, de santidade. Você se torna dependente. O que planta depende do fruto do seu trabalho e os pássaros falam de uma dependência pior, depende agora dos frutos do trabalho de outro.

O Salmista dizia: Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Salmos 91:7 . Por quê? Há meu pastor é uma benção..., tem um diácono lá que... Nada disso! "Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio."Salmos 91:9


O projeto de Deus é esse: um grão de mostarda nas mãos e nada mais. Você olha para o grão e diz: Misericórdia Senhor...! Mas é isso mesmo é pela misericórdia de Deus, e de ninguém mais!

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário