18 setembro 2015

O HOMEM PRECISA OUVIR A PALAVRA DE DEUS








"Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor."
                                                                  Jeremias 22:29

INTRODUÇÃO

Ao longo de toda a história Deus sempre aconselhou o homem para que ele ouvisse a sua palavra, e assim fazendo obtivesse uma vida segura e vitoriosa em todos os sentidos, alcançando também o principal objetivo da Palavra de Deus que é a salvação da sua alma.

DESENVOLVIMENTO

"Ó terra, terra, terra!..."

Todos os atos de Deus foram dirigidos ao homem através da sua palavra, isso por que o alvo principal da Palavra de Deus sempre foi o homem, a terra simboliza o coração do homem (a vida do homem), pois o homem foi formado do pó da terra, e o texto fala por três vezes e de forma enfática que o homem precisa ouvir a Palavra de Deus, mostrando assim a ação da trindade em querer revelar aquilo que Deus tem para o homem através da sua palavra, isso pode ser visto em toda a história bíblica.

"Ó terra,..."

Num primeiro período dentro do plano profético de Deus, que foi o período do velho testamento, quem revelou a Palavra de Deus ao homem foi o próprio Pai, manifestando a sua vontade ao seu povo, isso é visto quando Israel caminhou no deserto por exemplo, quando a lei foi instituída, sendo a lei para Israel a Palavra de Deus naquele momento.

" Então disse o Senhor à Moisés..."
                                               Exodo 06:01






"...terra,.."

Já num segundo período, no novo testamento, a palavra foi transmitida pelo filho, o Senhor Jesus, sendo ele a própria Palavra de Deus, confirmando e cumprindo-se assim através de Jesus tudo que o Pai havia dito no velho testamento ao seu povo através da sua palavra (profecias).

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo filho."
                                                                                                                     Hebreus 01:01


"...terra!"

Num terceiro período profético, o período da graça, que teve início no livro de atos 02, o Espírito Santo é quem tem transmitido a Palavra de Deus para o homem, revelando a mesma ao seu coração, e fazendo-o entender que na Palavra de Deus está a salvação para o sua alma.

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
                                                                                                              Apocalipse 02:29 


"...Ouve a palavra do Senhor."

O ouvir não quer dizer simplesmente escutar, mas quer dizer atender àquilo que Deus quer falar ao homem através da sua palavra, e é isso que o homem precisa fazer, ouvir (atender, aceitar) a palavra do Senhor , fazendo assim haverá uma direção segura para o homem que é a direção de Deus através da sua palavra.


CONCLUSÃO

A Palavra de Deus vem sendo anunciada ao longo da história com o objetivo de trazer salvação à vida do homem, o conselho de Deus é para que homem ouça a sua palavra para que possa ter a vida eterna que a sua alma necessita.


Marcelo Dos Passos Lyrio



Nenhum comentário:

Postar um comentário