15 setembro 2015

A VISITA DO PROFETA







Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10

Logo após ter cometido adultério com Bate-Seba, Davi recebeu a visita do profeta Natã, que veio exortá-lo acerca de seu pecado! Nessa ocasião, ele compôs um dos Salmos mais conhecidos e inspirativos de toda a Bíblia, o Salmo 51. Ele inicia dizendo: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado". Essas palavras nos revelam o quanto Davi estava arrependido do seu pecado! Ele tinha consciência de que o seu pecado afetava não apenas o seu relacionamento com Urias, marido de Bate-Seba, mas principalmente o relacionamento com o Seu Deus!
.
Nesse sentido, ele diz: "Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas" (v.4). Davi não tenta esconder o seu pecado, nem diminuir a sua gravidade ou atribuir culpa a Bate-Seba ou às circunstâncias que o cercaram, muito pelo contrário! Ele reconhece que era merecedor do juízo de Deus: "...de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me". Fazer o mal é um crime contra nosso próximo, mas, muito mais, é um atentado contra o próprio Deus e o Seu amor! Davi evidencia um profundo estado de arrependimento e tristeza por ter pecado contra Deus! O pecado é o fruto natural da natureza caída do ser humano, uma consequência direta do seu "livre-arbítrio" (v.5).
.
Porém, em meio a toda essa dor nasce uma linda oração: "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito." Davi desejava desfrutar novamente a paz de espírito e a alegria que somente Deus era capaz de lhe proporcionar. Para tanto, Ele dirige sua voz às alturas e clama por um novo coração, e um espírito estável! Só Deus é capaz de nos dar um novo coração! Precisamos deixar de lado aquilo que desagrada a Deus [pecado] e nos preocupar mais em manter o nosso coração puro! O "remédio", é o próprio Salmista quem oferece: "Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." (Salmos 119:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário