06 agosto 2015

SE JUDAS ESTIVESSE IDO ATÉ JESUS ANTES DE COMETER O SUICÍDIO. ELE TERIA AMADO A JUDAS


Como regra geral, tanto o aconselhamento cristão quanto o aconselhamento secular compartilham o mesmo desejo de ajudar as pessoas a superar seus problemas, encontrar significado e alegria na vida e tornar-se indivíduos saudáveis e bem ajustados, tanto mentalmente quanto emocionalmente. A maioria dos conselheiros possui pós-graduação e tem passado anos aprendendo o seu ofício. Mas a maior formação é a espiritual.
Não basta dizer-se vocacionado para o ministério pastoral ou para o ministério do aconselhamento para ser bem sucedido nestas atividades. Ser vocacionado não é uma garantia de que as coisas darão certas. Prova disso é o grande número de ministérios que dá errado e de igrejas com problemas muitas vezes causados por pastores. E, da mesma forma, de conselheiros que não conseguem ajudar as pessoas. Há algo mais além da chamada e da boa vontade em fazer a obra.  
Ter consciência da chamada da parte de Deus e manter uma vida de comunhão com ele ajuda muito ao obreiro. Mas ter o preparo necessário também ajuda muito. Ninguém negará que Pedro foi chamado e usado por Cristo. Mas a sombra projetada pelo ministério de Paulo foi maior que a projetada por Pedro. Inteligência e preparo postos a serviço de Cristo é uma bênção.  O conselheiro bíblico precisa ser bem preparado. Tanto na área de estudo sobre o assunto e sobre a Palavra de Deus, como na área do preparo emocional. O emocional e o espiritual devem caminhar juntos, principalmente na vida de quem cumpre a tarefa de ajudar o povo de Deus. Por isso, é sempre oportuno lembrar, o primeiro dever do obreiro cristão é cuidar de si mesmo e estar atento alguns princípios bíblicos para que seja eficaz.
1.    Ele precisa levar em conta que, diante de si, está um ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27) e que mesmo depois da queda, não perdeu esta imagem, ainda que ela esteja seriamente avariada. É por causa do pecado que o homem está em profundo conflito. O conflito (ou conflitos) que o ser humano vive é porque o pecado o separou de Deus (problema espiritual), também o separou dos seus iguais (problema sociológico), de si mesmo (problema psicológico) e da criação (problema ecológico).

2.    O conselheiro cristão deve ter em mente que o mesmo Deus que criou este homem, também planejou redimi-lo através da vida e da morte de seu Unigênito Filho. O qual ofereceu um sacrifício perfeito, a fim de purificar plenamente a consciência daqueles que se achegam a ele, de suas obras mortas (Hb 9.14). Assim, o aconselhamento é uma maneira de apresentar o propósito da redenção em Cristo.?

3.    O conselheiro cristão deve refletir o amor, a misericórdia, a graça e a justiça de Deus àquele que o procura. Esta atitude é chamada de empatia. Empatia é a "tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa".

O maior exemplo de conselheiro foi o Senhor Jesus Cristo, em muitas situações ele aconselhou o necessitado, direcionando ele para outro caminho, se estava triste, ficava alegre. Em Isaías 61:3, a Palavra de Deus diz:
         
"A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza veste de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado."
         
O conselheiro cristão tem que ter como objetivo ao aconselhar: levar a pessoa a entender que ela tem direito a vida abundante na terra (Jo 10:10), através de Jesus Cristo e também da vida eterna (Jo 3:16). 
          
O conselheiro leva o necessitado a uma vida abundante em Jesus, e leva a pessoa ao arrependimento, e pode mudar a vida do aconselhado, olha o que aconteceu com Judas. A ausência de Jesus produz morte (Mateus 27: 3-4-5), Judas um dos doze discípulos de Jesus havia presenciado muitos milagres feito por Jesus, mas nem mesmo assim se converteu. Teve ele as mesmas oportunidades que os demais discípulos, mas não soube aproveitá-las. Vendeu o mestre por 30 moedas {preço pago por um escravo} mas quando viu que Ele tinha sido condenado, sentiu remorso pelo o que fez, voltou correndo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, para devolver as moedas, dizendo: "pequei traindo sangue inocente", mas eles disseram: "que temos nós com isto?" 

É contigo. Judas atirou as moedas no chão do templo e retirou-se para se enforcar.
  
Não houve ninguém para dar um conselho para Judas, principalmente quando sua alma estava angustiada.

Se Judas estivesse ido até Jesus antes de cometer o suicídio, Ele teria amado a Judas, por que é o maior mandamento de Jesus, e iria o direcionar a um caminho de arrependimento, com isto Ele alcançaria a salvação.
      
Um conselheiro cristão tem este perfil, empatiarespeito, sigilo, sobriedade, desprendimento, capacitação, e o principal um servo do Senhor.

COLLINS, Gary. Aconselhamento cristão – edição século21. São Paulo: Vida Nova, 2004, p. 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário