27 agosto 2015

DESCOBRINDO O SEU PAPEL NA OBRA DO SENHOR



A manifestação do Espírito Santo em nós, nos capacitando com poder de Deus para realizar uma tarefa segundo a sua vontade é designada como dons espirituais, ocorre entre o nosso espírito e o Espírito de Deus.

Não podemos confundir dons do Espírito Santo com habilidades naturais. Habilidade é a capacidade natural que cada um de nós tem, está ligada a aptidão; para ser um bom médico cirurgião é necessário aptidão.

Nossas dádivas divinas, ou dons espirituais, não nos são dadas para que as retenhamos conosco. São nossas para que as usemos no sentido de promover o reino de Deus no mundo presente.

Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito Santo de Deus, É ele quem decide quem recebe os dons, os distribui como quer. Aquele que não conhece os seus dons, não é porque Deus não lhe deu, é simplesmente porque ainda não os descobriu; Em 1Co.12.4,7 lemos: "Ora, os dons são diversos... mas a manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso"

O apóstolo Paulo diz em Ef. 4.12, que o propósito dos dons espirituais é "O aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo". Se não executarmos nossa tarefa, seremos repreendidos diante do trono de Deus: "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo" 2.Co.5.10.

Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito gratuitamente a todo membro do corpo de Cristo e para a edificação da igreja: "Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus… para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém."I Pd 4.10, 11

Toda afirmação significativa no Novo Testamento sobre os dons, esta relacionada ao Corpo de Cristo e à sua edificação.

Os dons espirituais não são dados apenas para a edificação de cada membro individualmente, mais para o bem de todos. Isto significa que:
- Deus não nos dá dons como recompensa pela firmeza de caráter ou maturidade espiritual mas somente em virtude da sua graça: "De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé"- Rm 12.06.
- Dons espirituais não são recompensa por nossa fidelidade especial na caminhada da fé. Dons espirituais são distribuídos por Deus de acordo como Ele acha correto

NOSSAS ATITUDES EM RELAÇÃO AOS DONS DO ESPÍRITO SANTO:
- Não sermos ignorantes como Paulo cita em I Co 12.1: "Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes".
- Não sermos negligentes, lemos em 1Tm.4.14: "Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero".
- Desejá-los, vemos em I Co 12.31: "Mas procurai com zelo os maiores dons..."
- Reavivá-los conforme II Tm 1.6:"Reaviva o dom de Deus que há em ti"

PODEMOS RECEBER OS DONS DO ESPÍRITO SANTO QUANDO
- Recebendo o Doador dos dons, o Espírito Santo: "E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem" - At 2.4.
- Como apraz o Espírito Santo: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer"- I Co 12.11.
- Procurando, com zelo, os melhores dons: "Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente"- I Co 12.3.
- Pela imposição de mãos e profecia: "Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero"- I Tm 4.14.

Não devemos ter receio de receber menos do que a promessa de Deus:"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"- Lc 11.13.

Se você ainda não descobriu o dom que o Espírito Santo te concedeu, busque o, ele facilitara o seu trabalho na obra do Senhor.

Se você já conhece o dom concedido pelo Espírito Santo do Senhor, administre o com graça, sabedoria, discernimento e temor.

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário