16 agosto 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A IGREJA EM FESTA PARA A PARTIDA

Posted: 15 Aug 2015 08:00 PM PDT



ASSUNTO: ARREBATAMENTO DA IGREJA


"DEPOIS DESTAS COISAS, OLHEI, E EIS QUE ESTAVA UMA PORTA ABERTA NO CÉU; E A PRIMEIRA VOZ, QUE COMO DE TROMBETA OUVIRA FALAR COMIGO, DISSE: SOBE AQUI, E MOSTRAR-TE-EI AS COISAS QUE DEPOIS DESTAS DEVEM ACONTECER". Apocalipse 4.1


INTRODUÇÃO

A igreja fiel vive o momento da meia noite profética, onde os dias são maus e os tempos trabalhosos (Efésios 5.16, II Timóteo 3.1).

"Mas a meia noite ouviu-se um clamor; aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro" (Mateus 25.6). Para a noiva preparada, a igreja fiel, um novo dia vai raiar, a igreja será arrebatada e entrará com o noivo para as bodas, e com Ele morará para sempre na Jerusalém Eterna.

DESENVOLVIMENTO

João, apóstolo do Senhor Jesus, estava exilado na Ilha de Patmos, com 100 anos de idade, (ano 95-96 D.C.), uma ilha vulcânica, de vegetação escassa, localizada no Mar Egeu. João estava ali por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo (Apocalipse1. 9). Era uma época de grande perseguição da igreja primitiva. Os demais apóstolos, naquele momento, já haviam sido perseguidos e mortos por causa do Evangelho que pregavam.

Em meio a esta situação totalmente adversa, ele vê que não estava só nem abandonado pelo Seu Senhor. É neste contexto que João ouve uma voz como de trombeta a chamar: SOBE AQUI!

Vivemos dias difíceis, de lutas e dores, sem amor e afeto, tempos trabalhosos, nos quais o mundo jaz posto no maligno (I João 5.19), e os homens maus e enganadores de mal a pior (II Timóteo 3.13)

Como chamou a João, a mesma voz de trombeta nos diz "SOBE AQUI".

João viu o trono do Deus Todo Poderoso e do Cordeiro, maravilhou-se diante de toda a glória e esplendor da cidade eternal e contemplou milhares e milhares de anjos, querubins e serafins cantando louvores sem cessar ao redor do trono.

O Senhor nos chama também para vermos toda Sua glória e esplendor, e para ouvir os louvores que soam na Eternidade.

SOBE AQUI! É a voz que nos convida a deixar tudo o que é deste mundo, nossas lutas, dores e tristezas. SOBE AQUI e venha contemplar a minha glória, a grandeza e esplendor da cidade eternal. SOBE AQUI e venha ouvir o louvor dos anjos, querubins e serafins. SOBE AQUI, pois este é o lugar preparado para a noiva do Cordeiro por toda a Eternidade.

CONCLUSÃO

Enquanto aguardamos aqui neste mundo este momento tão esperado; o arrebatamento da igreja, temos um refúgio seguro para nossas vidas – o Senhor Jesus. Ele é o nosso rochedo, nosso alto refúgio, lugar forte, nossa fortaleza e escudo, o nosso Deus libertador e Salvador, que com Sua morte na cruz do Calvário nos deu direito a uma vida eterna com Ele.

Isto é motivo de grande alegria para nossas vidas, podemos festejar e regozijar apesar dos dias maus, pois refugiados Nele, assim como no passado, nas cidades de refúgio, hoje também estamos livres do vingador de sangue, do perseguidor de nossas vidas e temos a esperança gloriosa da Sua volta.

Refugiados em Jesus não temos sobre nós mais nenhuma condenação (Romanos 8.1), e esta é nossa grande alegria, a certeza de com João ouviu "Sobe aqui…" também nós encontraremos nas nuvens com o Senhor Jesus e subiremos para sempre estar com Ele na Jerusalém celestial.


A nossa alegria é real e nos faz dar glórias e aleluias ao nosso Salvador Jesus, pois um dia entraremos nesta cidade pelas portas. "Quem vencer, herdará todas as coisas e eu serei seu Deus, e ele será meu filho" (Apocalipse 21:7).

Igreja Cristã Maranata

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Posted: 15 Aug 2015 08:00 PM PDT


Lucas 06:11

"O pão nosso de cada dia nos dai hoje".

INTRODUÇÃO: 

Palavra simples, muito conhecida, mas de um significado extraordinário para vida do homem. A primeira coisa importante desta palavra é que ela apresenta uma oração. Palavra que Jesus passava e mostrava para seus discípulos como uma oração – parte de uma oração. Quando falamos de oração, falamos de algo muito importante; porque é a maneira como a palavra de Deus (Bíblia) nos ensina de como devemos Ter acesso a Deus, e recorrer a Ele em todas as nossas necessidades. A palavra de Deus quando nos fala do relacionamento do homem com Deus, nos fala da oração. 

DESENVOLVIMENTO: 

O Pão

Nessa oração Jesus faz referência ao Pão "O Pão nosso de cada dia...".

Quando esta palavra é colocada, a primeira coisa em que se pensa, que vem à nossa mente, é no sustento material; não faltar em casa a comida, não faltar a condição de se ter o alimento.

O Pão Vivo

A preocupação de Jesus, vai muito além disto; porque Espiritualmente, dentro da palavra (Bíblia) – o Pão tipifica a própria pessoa do Senhor Jesus. Jesus se apresenta na palavra em muitas oportunidades como sendo o pão – "Eu sou o Pão da vida""Eu sou o Pão vivo que desceu do céu"; Então quando Jesus deixa esta palavra, o Senhor quer acima de tudo nos mostrar que não podemos ficar sem Jesus... o Pão... o sustenta da alma;

O sustento da alma

Pão nos fala de alimento, sustento. As pessoas precisam disto; podem ficar algumas horas ou até dias sem se alimentar, mas, mais hora menos hora precisa se alimentar ou certamente vai perecer. Quando Jesus fala que precisamos do pão, esta falando que precisamos do sustento de nossa vida, de nossa alma, da presença de Jesus todos os dias em nossa vida (dinâmica da Salvação – pão nosso de cada dia) (fome e sede de paz, alegria, descanso, refrigério, segurança, vida eterna). O homem precisa de Jesus em sua vida.

O segredo da vitória

Hoje temos tido a oportunidade de ver pessoas que começam e não acabam, iniciam alguma coisa e ela não prospera (casamento, família, etc) porque não tem sustentação, porque Jesus não está presente. O homem age, tentar solucionar seus problemas, suas dificuldades, mas se não existir nada por detrás lhe sustentando, mantendo, renovando, em breves dias ele se acaba (casamento, a família, sentido de viver, etc). Ou o homem se alimenta do Pão vivo (experiência salvação em Jesus – deixar Senhor ser sustento de sua vida),  ou morre (perdição eterna). Muitos estão vivendo assim, sem sustentação.

O Pão nosso

Vemos esta palavra como uma direção segura para nossas vidas. O Pão nosso (salvação para todos) (Jesus) de cada dia, tem nos sustentado cada dia na caminhada. Em sua presença encontramos sustento, paz, alegria, descanso, refrigério, segurança e vida eterna. Muitos estão precisando de sustentação (Jesus) em sua vida. Jesus presente cada dia em sua vida, fazer morada em seus corações.

CONCLUSÃO: 

Quando o homem se alimenta do pão vivo (Jesus) cada dia, ele têm as necessidades de sua alma satisfeitas e é conduzido em segurança para Eternidade.

Wallace Oliveira Cruz


A PÁSCOA NO SÉCULO I D.C E SEUS SIMBOLISMOS

Posted: 15 Aug 2015 11:01 AM PDT

Por pesquisadora Thassia Izabel
Templo de Jerusalém, século I ( Maquete CCJ)
Templo de Jerusalém, século I ( Maquete CCJ)

A páscoa ou pessach em hebraico é uma das mais importantes festas judaicas, que estava fortemente presente na vida do povo de Israel na antiguidade e se propagou até os nossos dias. Repleta de significado, era e é celebrada por judeus e cristãos, e cada uma das duas religiões realizava essa comemoração por motivos distintos e de forma diferenciada.
Assim como as outras festas que aconteciam na Judéia, a Páscoa era uma celebração agrária que estava ligada as fases da natureza, e com o passar do tempo foi associada a um acontecimento histórico, como descreve Christiane Saulnier e Bernard Rolland :
"Essas festas parecem ser, no início, celebrações ligadas ao rit­mo da natureza: na primavera, os nômades oferecem à divindade os primogênitos do seu rebanho (páscoa) e os camponeses sedentários, as primícias da colheita da cevada (festa dos ázimos); a festa das se­manas situa-se no verão, no fim da colheita do trigo e a das Tendas, no outono, no fim da colheita das frutas."
Para o judaísmo a Páscoa representava  a libertação do cativeiro egípcio durante o êxodo, quando os hebreus foram orientados a passar nos umbrais das entradas de suas casas o sangue de um cordeiro ou um bode e dessa forma o "anjo da morte"iria poupar aquela família da última praga que assolou o Egito, a morte dos primogênitos. A partir desse período essa prática de sacrifício passou a ser relembrada, e no seculo I d.C  Jerusalém chegava  a ter cerca de 180 mil pessoas para a comemoração da Páscoa.
O ritual  no período do segundo templo era realizado da seguinte forma: o chefe da família escolhia no dia 10 de Nisan¹ um cordeiro  que seria sacrificado no dia 14 de Nisan. O animal era levado para o templo aonde os sacerdotes recolhiam os vasilhames de sangue que eram colocado no altar. Após isso o homem levava o animal para casa para ser consumido no banquete no dia 15 de Nisan, junto com pães não-fermentados, um molho de frutas vermelhas ( haroset) e ervas amargas, contavam a história do êxodo, cantavam salmos e bebiam vinho, essa cerimônia era chamada de seder.
Jesus realizou a ceia de Páscoa no dia 14  de Nisan, antes do dia habitual de se realizar o baquente, porém isso não era tão incomum pois havia grupos religiosos, como os fariseus e os essênios que tinham um calendário difente. Contudo, é interessante percebe que ele foi crucificado também no dia 14 de Nisan, se estivesse esperado para realizar a cêrimonia de Páscoa no dia 15 de Nisan não daria tempo.
Na ceia de Páscoa realizada por Jesus se constituiu o ritual mais praticado pelo cristianismo,  a santa ceia, e esta vai conter alguns dos rituais pascais, como o "pão da aflição" e o "vinho da rendenção". Porém Jesus antes de ingerir o pão e o vinho recita palavras diferentes das que eram tradicionais ditas nesse momento da celebração, ele então mostra um novo significado para a Páscoa, ao atribuir  o vinho ao seu sangue e o pão a sua carne, e ainda se colocou como o cordeiro pascal. Assim a Páscoa cristã simboliza a redenção dos pecados e  a ressureição de Cristo.
Com isso a Páscoa  se perpetuou pois seu valor simbólico ultrapassou  os limites do tempo e do espaço. No judaismos através da Páscoa é relembrado a libertaçao do povo hebreu, já para o cristianismo representa a base da religião, a salvação em Cristo.
Símbolo do Cristianismo, a cruz vazia.
Símbolo do Cristianismo, a cruz vazia.

https://cpantiguidade.wordpress.com/tag/judaismo/

Referências Bibliográficas:
SAULNIER, Christiane; ROLLAND, Bernard. A Palestina no Tempo de Jesus. São Paulo: Paulinas, 1983.
Bricker, Charles. Jesus e sua época. Rio de Janeiro: Seleções do Reader1s Digest, 2007.A

ESTUDOS BÍBLICOS DA SEMANA 10-08-2015

Posted: 15 Aug 2015 10:05 AM PDT


Published 11/08/2015

ESTUDOS BÍBLICOS PARA O CULTO DAS SENHORAS

Tema: ISAQUE

 Assunto: UM POVO ESCOLHIDO POR DEUS

Texto fundamentalGÊNESIS 17.19

ESTUDO PARA O DIA 19/08/2015.

FORMULAR UMA MENSAGEM SOBRE O TEMA:

"ISAQUE."

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA

 ______________________________________________

REUNIÃO DE JOVENS

INFORMAMOS QUE NESTE SÁBADO

DIA 15-08-2015 SERÁ TRANSMITIDA

A SEGUNDA AULA DO TEMA : PALAVRA REVELADA  PARA A REUNIÃO DE JOVENS ÀS 18:10.

HAVERÁ RETRANSMISSÃO

_____________________________________________

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

NESTE DOMINGO  DIA 16-08-2015

AS 08:10 SERÁ TRANSMITIDA UMA MENSAGEM PARA AS IGREJAS

____________________________________________

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS

7ª AULA

Data: 09/08/2015

Assunto: 6ª carta – À Igreja de Filadélfia

 Apocalipse  3:7-13

O que o Senhor fará a quem vencer e guardar a Sua palavra?

Resposta: A quem vencer o Senhor:  fará coluna no templo de Deus, escreverá sobre ele o nome de Deus, e o nome da cidade, a nova Jerusalém, e também o nosso novo nome. Apocalipse 3:12

_____________________________________

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES

7ª AULA

Data: 09/08/2015

Assunto: 6ª carta – À Igreja de Filadélfia

 Apocalipse  3:7-13

O que Jesus viu na igreja de Filadélfia?

Resposta: Ele viu que a porta para ela estava aberta e ninguém podia fechá-la; viu que a  igreja não tinha muita força (porque a força vem do Senhor) para vencer as lutas, mas a palavra de Jesus foi  guardada e ninguém negou o Seu nome. Apocalipse  3: 8


http://www.satelitemaranata.org.br/?cat=4

_______________________________

CANAIS DE COMUNICAÇÃO:

Sites

www.igrejacristamaranata.org.br

www.satelitemaranata.org.br
www.radiomaanim.com.br

Emails

experiencias.culto@presbiterio.org.br

senhoras.satelite@presbiterio.org.br

jovens.satelite@presbiterio.org.br


ebd.satelite@presbiterio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário