22 julho 2015

Deixemos Todo o Embaraço



Deixemos Todo o Embaraço
Texto: Hebreus 12:1-13
Introdução: Se você já assistiu os Jogos Olímpicos na TV você provavelmente já ficou espantado com os feitos que o corpo humano é capaz de fazer! Me surpreende como algumas dessas pessoas passaram toda a infância se preparando para um único evento que em alguns casos dura poucos segundos! A quantidade de treinamento e sacrifício é enorme, todos por um único objetivo - uma medalha de ouro e o amplo reconhecimento do mundo de que você é o melhor naquele esporte em particular que todos os seres humanos na terra!
 
Uma vez que estamos nos esforçando em direção a uma recompensa mais eterna, e um reconhecimento mais importante que é o de Deus, será que estamos tão dispostos a fazer os sacrifícios apropriados e praticar as disciplinas necessárias? Este é o ponto de Paulo nesta passagem (ou quem escreveu o livro de Hebreus, outro possível candidato é Barnabé). O escritor tem em mente o mesmo tipo de disciplina que nós testemunhamos a cada 2 anos nos Jogos Olímpicos, eles existiam assim na era apostólica.
 
Temos um prêmio mais importante do que mero ouro, e um reconhecimento mais importante do que apenas deste mundo a considerar, estamos levando a sério a nossa caminhada com Deus?
 
A Bíblia nos ensina que devemos estar preparados para examinar e disciplinar nossas vidas de forma adequada, se quisermos ser um discípulo de Cristo. A salvação não é apenas uma experiência momentânea em um altar, é um estilo de vida também.

I. Autodisciplina. Hebreus 12:1-3

A. Fervente. Hebreus 12:1
1. Exemplos: Este é o significado da palavra para "testemunhas" utilizada aqui.
a. Eles não são espectadores de nós, em vez disso, eles são exemplos colocados diante de nós - estamos olhando para eles enquanto eles nos animam!
b. Isto pretende ser um incentivo - seus exemplos são testemunhos para nós que podemos e devemos ser fervorosos e fiéis.
c. Estamos literalmente cercados por estes exemplos: Antigo Testamento e Novo Testamento, bem como exemplos contemporâneos de fé.
d. É como se o escritor tivesse em mente aqui os campeões mencionados no capítulo 11 (o capítulo da fé), e como nos Jogos Olímpicos eles estão de pé diante de nós com suas medalhas (ou coroas) e eles estão estimulando-nos a ter o sonho de ganhar também, incentivando-nos assim a lutar por seus exemplos.
2. Excessos: O exemplo que dão para nós é para nos encorajar a "jogar fora tudo que impede"
a. A ideia aqui é incentivar-nos, uma vez que desejamos ganhar a corrida, devemos nos livrar dessas coisas que vão nos atrasar ou impedir-nos de competir a sério!
b. A palavra para "deixemos todo" no original grego implica em o excesso de massa corporal! Também pode se referir às roupas pesadas; quem veste deve "deixar todo embaraço", enquanto se prepara para fazer a corrida.
c. Todo mundo sabe o que uma bagagem extra pode fazer a um corredor em uma corrida! Nenhum corredor sério jamais considera a possibilidade de transportar bagagem extra quando estão competindo para ganhar.
d. Esta é a essência da "autodisciplina" ... é a nossa responsabilidade diante de Deus, deixar de lado as coisas que se tornam bagagem extra grave, aquelas coisas que pode nos atrasar, ou desviar-nos.
e. A autodisciplina é necessária até mesmo para começar!
3. Embaraço: O "pecado que tão de perto nos rodeia" aqui é o pecado da falta de disciplina, ou quaisquer pecados que nos impedem de correr ou nos puxa para baixo!
a. Como facilmente o pecado atinge nossas vidas!
b. Sem disciplina não pode haver sucesso em uma corrida!
c. É impossível ser um campeão mundial sem disciplina e treino!
d. A vida cristã não acontece por acaso, ela vem como o fruto da autodisciplina, juntamente com as graças de Deus.
e. Muitas das vezes, nós esperamos por algo espiritual acontecer com nossas vidas, devemos estar preparando sempre para as coisas espirituais que terá lugar em nossas vidas. Um corredor não espera que a linha de chegada chegue até ele, ele vai até ela!
B. Foco. Hebreus 12:2-3
1. "Fitando os olhos em Jesus ..."
a. Aqui é onde o nosso foco deve estar!
b. Bons corredores nunca olham ao redor deles enquanto eles estão correndo, isto distrai e faz com que percam seu próprio ritmo!
1) Muitas vezes os cristãos fazem isso hoje, tomamos decisões de abandonar esta ou aquela igreja, ou este ou aquele ministério baseado em alguém que estamos olhando, isso está errado!
2) Devemos estar olhando para Cristo, Ele é o "autor" (ponto de partida) e "consumador" (linha de chegada) de nossa fé, e não outras pessoas!
3) As pessoas podem ser exemplos, (negativos ou positivos), mas não o nosso foco!
2. Muitas vezes o corredor mantém um único foco em algo na linha de chegada para manter seu caminho em linha reta, certifique-se de fixar os olhos na fonte certa (Cristo) ou você pode correr em linha torta!
3. Ao contrário dos Jogos Olímpicos, onde correm para ser o vencedor em primeiro lugar, a corrida em termos espirituais não é tentar ser o primeiro, mas ser fiel e terminar bem!
4. Jesus torna-se o exemplo perfeito para nós seguirmos ... Ele seguiu a carreira com alegria, mesmo que incluiu dor e sofrimento por causa do objetivo ... nossa salvação.
5. É incrível quanto trabalho os atletas fazem por uma única medalha, muitas vezes aquele que ganhou por apenas alguns minutos de performance, mas levou uma vida de autodisciplina para chegar ali!
6. Devemos considerar as recompensas que superam os sacrifícios para que não fiquemos cansados e perdemos o coração!
a. Com toda a honestidade, haverá momentos em que você vai sentir vontade de desistir, vai ser difícil viver uma vida de fé em um mundo que a ridiculariza!
b. Às vezes é difícil fazer todo o trabalho duro e disciplina quando você não vê nenhum resultado imediato, assim como os atletas olímpicos - temos que continuar lutando contra a dor e as perdas com a ideia de que no futuro a recompensa virá.
c. Muitos corredores continuam competindo com ligamentos rotos e lesões, e uma grande quantidade de dor, mas sabendo que a recompensa vai valer a pena no final.
d. Parte da competição é a dor e se desistirmos cada vez que doer nunca vamos terminar a corrida!
1) Muitos têm feito isto como crentes, alguém fere seus sentimentos e eles desistem!
2) Eles não sabiam que ia exigir tanto sacrifício, então eles desistem.
3) Se você quiser a recompensa, você tem de continuar!
4) Quando fica difícil somente pense naqueles que tem sofrido dor ainda maior do que a sua dor e ainda continuam.
7. Mantenha-se focado e fiel!

II. A Disciplina do Salvador. Hebreus 12:4-11

A. Fracassos. Hebreus 12:4-10
1. Um bom treinador irá utilizar as falhas e a dor para ensinar um atleta.
2. Deus as vezes, traz a disciplina em nossas vidas quando deixamos de usar a autodisciplina!
a. Ninguém gosta de pregar sobre este assunto, não é uma ideia agradável! Há poucos "améns" quando isto é abordado!
b. No entanto, mesmo quando Deus traz a disciplina em nossas vidas, nunca é castigo, é a redenção em foco!
3. O ponto de disciplina é o amor, um amor que se preocupa demais para permitir que alguém aprenda padrões autodestrutivos.
a. É por isso que os pais disciplinam seus filhos, para impedi-los de desenvolver características e qualidades que, finalmente, será destrutivo para uma vida saudável e feliz.
b. Embora seja difícil vê-los quando você está no lado de ser disciplinado, o fruto da disciplina adequada aparece mais tarde.
4. Ao invés de ficar triste com Deus quando Ele permite a disciplina em nossas vidas; nós devemos ser gratos, porque Deus está usando isso para nos ensinar a ser autodisciplinados e corrigir os nossos padrões nocivos.
a. Com este conhecimento, devemos, então, receber essa disciplina em vez de fugir dela!
b. Muitos cristãos não conseguem aprender e, portanto, estão condenados a continuar repetindo os mesmos erros uma e outra vez!
c. Muitas vezes nós tentamos ficar o mais longe possível da punição ao invés de nos aproximarmos dela para que possamos aprender com ela e seguir em frente.
d. No entanto, aproximar-se é seguir mais rápido com menos dores, afastar-se dela é aumentar a dor e minimizar o aprendizado.
5. Se podemos aceitar a disciplina de nosso pai terreno como um ato de amor, e respeitá-lo por cuidar o suficiente para desafiar-nos quando estamos errados, quanto mais devemos aceitar a disciplina de nosso Pai Celestial que é sempre perfeito e de perfeito amor?
B. Frutífero. Hebreus 12:11
1. O propósito desta disciplina é o fruto que vai se revelar em nossas vidas!
2. Como toda criança pode testemunhar, nenhuma punição no momento parece agradável quando ela acontece, mas, mais tarde em nossas vidas vai gerar grandes frutos!
3. A disciplina de Deus, desta forma é sempre redentora!
a. Realmente dói nele mais do que dói em nós!
b. Seu filho Jesus morreu na cruz para cobrir as nossas falhas!
c. Ao levar o nosso castigo, Ele tornou possível a nossa salvação!
4. Deus sempre nos disciplina com isso em mente, nos levar a uma vida frutífera e não uma vida infrutífera!
a. A colheita é justiça e paz!
b. A disciplina é parte da nossa formação!
c. Podemos evitar Sua disciplina, se praticarmos a autodisciplina correta em muitos casos.
5. Esta mesma ideia é encontrada nos Evangelhos em que Jesus fala sobre "a poda dos ramos", a fim de torná-los mais frutífero. A passagem em João 15:4-6 que diz que "nós somos os ramos, Ele é a videira" é doloroso, mas produtivo.

III. A Sociedade e a Disciplina. Hebreus 12:12-13

A. Fraco. Hebreus 12:12
1. O escritor retorna novamente a imagem de um atleta treinando e incentiva os ouvintes a "fortalecer seus braços enfraquecidos e joelhos fracos"
a. Em outras palavras, para lidar com os pontos fracos em nossas vidas!
b. Não fazer isso irá nos levará a tropeçar na corrida e o resultado será lesões graves.
c. Isso também pode levar outros a tropeçar enquanto estão correndo perto de nós!
2. A parte do fundamento aqui é incentivar o exemplo deles em face de uma sociedade que certamente estará observando e que poderia facilmente tropeçar naqueles que caem!
a. Temos assistido a isso nos últimos anos com evangelistas e pastores bem conhecidos que têm caído através das fraquezas e pecados!
b. Outros têm tropeçado em seus exemplos, e assim tirado alguns da corrida!
3. O mundo está observando, nós temos que correr forte para que os outros correm bem também.
4. Isso não é apenas a responsabilidade dos cristãos bem conhecidos o de correr bem para o benefício da sociedade, todos nós devemos correr bem para a sociedade ver que o nosso cristianismo é real! É um chamado a todos nós para assumir a responsabilidade!
5. Não podemos permitir que o mundo veja "fracos" cristãos, precisamos ser fortes, a autenticidade do Evangelho está em jogo!
B. Fiéis. Hebreus 12:13
1. Este verso final rebita o pensamento no versículo 12 sobre o nosso exemplo na sociedade e na Igreja:
a. Devemos fazer "fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado".
b. A palavra para "manco" aqui significa literalmente, "Aqueles que vacilam para frente e para trás", uma referência para aqueles que são incertos e não são comprometidos.
c. Nosso caminho deve ser nivelado para que a nossa corrida seja sem obstáculos no qual poderíamos tropeçar - isso só faria com que aqueles que são incertos ou não comprometidos ignorassem o caminho que estamos tomando!
2. Nós carregamos a responsabilidade de manter um caminho direito para os nossos pés e para a sociedade!
a. O Evangelho é bastante simples e puro, devemos ter cuidado para não o sobrecarregar ou impor extremos profundos ou torná-lo tão complicado que ninguém poderia compreendê-lo!
b. Não devemos seguir a multidão, devemos conduzir; manter o nosso próprio caminho claro!
3. A disciplina de Deus ou a autodisciplina é projetada para ajudar a tornar o nosso caminho direito para que possamos conduzir a sociedade em direção à cruz de Cristo.
4. Estamos em uma corrida! Como você está correndo?
 
Conclusão: A busca da maturidade espiritual requer esforço e atenção em nossas vidas. É possível ser salvo e não crescer, temos de como todos os bons atletas aprender a ser responsáveis pelo nosso próprio crescimento no Senhor. Nenhum atleta é bem-sucedido sem disciplina e foco, e nenhum crente terá sucesso sem isso também. Como você está correndo?
 
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário