"A alma do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre". Pv 20.27
Na época em que foi escrito o texto bíblico, a  lâmpada  era uma candeia, uma lanterna, mas atualmente imaginaríamos uma  lâmpada elétrica. Diríamos, então: "O espírito do homem é a lâmpada elétrica do Senhor".
Esse texto bíblico garante que Deus nos iluminará; Ele nos guiará por meio do nosso espírito humano. Porém, alguns de nós procuram orientação de todas as formas, que não aquela dita por Deus! Uns julgam pelos seus sentidos físicos que Deus os está guiando, mas em lugar algum a Bíblia menciona que Deus nos guiará por meio do nosso corpo físico! Outros consideram as coisas do ponto de vista mental; mas Deus não declara em parte alguma da Bíblia que Ele nos guiará através da nossa mentalidade, do nosso intelecto, ou da nossa mente!
Deus disse que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Logo, Deus irá orientar-nos por meio do nosso espírito. Deus guiará você pelo seu espírito. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deu" Rm 8.14. Os filhos de Deus podem confiar, pois serão orientados pelo Espírito de Deus.
Os cristãos podem contar com a orientação do Espírito Santo. Jesus, referindo-Se à vinda do Espírito Santo, predisse: "Ele vos guiará". Não precisamos, portanto, depender dos homens para recebermos orientação; tal idéia é antibíblica. Todos os filhos de Deus têm o Espírito  de Deus dentro deles e podem confiar na Sua orientação.
Kenneth Hagin, em "BEM-AVENTURADO"