05 julho 2015

NOSSO ALVO




Filipenses 3:14:

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

INTRODUÇÃO

Estamos meio ano. Fazemos avaliações do que se passou e traçamos objetivos ou alvos para o restante do ano.

O tema que mais se destaca na Epístola de Paulo aos Filipenses é a alegria, especificamente a alegria de servir ao Senhor Jesus.

Paulo fala da gratidão aos Filipenses e sua alegria em Deus.

Paulo viu Deus operando por meio das situações difíceis que enfrentava.

Ele faz uma comparação extraída do atletismo. Mostra como os corredores se dirigem em direção ao alvo, atrás de um objetivo.

Na verdade o „ ALVO é skopos, "marcador de alvo". Este era um poste no final da pista no qual o corredor fixava seus olhos e pelo qual ele podia medir seu progresso. Nosso modelo é Cristo, nosso alvo é a eternidade.

Paulo apresenta a sua vida espiritual, seu passado, presente e futuro, conta a sua história fazendo uso de uma linguagem atlética, comparando a sua caminhada com Cristo a uma corrida grega, onde o objetivo é chegar à linha de chegada.

De fato, estamos em uma corrida. Cada servo está em uma pista de corrida, cada um tem uma raia específica (salvação é individual), dentro da qual deve correr. Hebreus 12:1 chama esta pista de "….carreira que nos está proposta".

DESENVOLVIMENTO

O CHAMADO -A DINÂMICA -A Obra é dinâmica. Salvação é dinâmica. É segundo a presciência de Deus Pai. E é em santificação. O Senhor nos chamou para sermos guiados pelo Espírito Santo.

Há um dinamismo nesse processo. A eleição é um processo dinâmico porque ele envolve a fé.

A fé é dinâmica, ela não é estática, ela está sempre em movimento. É defesa e ataque do próprio corpo.

No ministério, o servo desta Obra não tem uma vida estática, não é um carimbo, um cartão de identificação, mas é alguma coisa que está em movimento porque está-se realizando a vontade de Deus.
A salvação é um processo dinâmico, que deve ser mantido e preservado cada dia.

Paulo é sempre claro o único alvo é Jesus Cristo, a eternidade.
Não podemos deixar o inimigo nos desfocar do nosso alvo, que é Cristo, por isso, não devemos nos deixar levar pelas tribulações do dia a dia. Vivamos cuidando sempre do que é nosso, mas olhando sempre para Jesus, que deve ser o nosso maior foco.

Paulo, ensinando aos Filipenses que a vida cristã é um processo, afirma: "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:14).

Todos nós desejamos ser cristãos vitoriosos e cumprir os propósitos para os quais fomos salvos. Quais são os elementos essenciais para vencer a corrida e, um dia, receber a recompensa?

É importante atentarmos para o que o apostolo diz em Filipenses 3:12:
"Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus."
Esta é uma declaração de alguém que nunca se deu por satisfeito com suas realizações espirituais. Paulo sempre esteve satisfeito com Cristo, mas não estava com sua vida cristã. Ele sentia necessidade de conquistar, de progredir, de avançar e de crescer mais. Uma "insatisfação santa" é o primeiro elemento essencial para avançar na corrida cristã.

O servo maduro nesta Obra, sempre fazendo uma auto-avaliação honesta se esforça para melhorar, para crescer em seu relacionamento e avançar na caminhada cristã.

Falando à Igreja de Sardes Jesus diz: "tens nome de que vives e estás morto". Ap 3:1. A Igreja de Sardes gozava de uma grande reputação. Mas ela não correspondia à realidade. Em algum momento aqueles cristãos se acomodaram, após conquistarem nome, fama e reconhecimento, e por causa disso morreram espiritualmente.

Não podemos nos acomodar e ficar satisfeitos com o que já foi alcançado, com o trabalho da evangelização, com as vidas alcançadas, etc.

Que sejamos sempre consumidos pelo desejo de avançar no reino de Deus. Que nunca nos acomodemos.


OBJETIVO CLARO -"UMA COISA FAÇO"-DEFINIÇÃO:

No verso 13 há uma expressão importante. Paulo diz: "…uma coisa faço…".

(Mc 10:21). Quando Marta estava ansiosa e afadigada com as inúmeras atividades domésticas de casa o Senhor Jesus lhe diz: "(...) Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só è necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada".

No salmo 27:4 o salmista diz: "Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei:"
Muitos servos estão envolvidos demais com "várias coisas", quando na verdade, o segredo do crescimento na Obra é concentrar-se em "uma coisa".

O servo precisa dedicar-se à "carreira cristã". Eu nunca ouvi falar de um atleta que seja um grande campeão na natação, no futebol e nas lutas marciais ao mesmo tempo. O sucesso de um atleta depende de sua determinação em se especializar.

Os vencedores concentram-se e mantêm-se com seus olhos fixos nos objetivos. Dedicam-se inteiramente ao seu chamado. Foi assim com Neemias, que chega a Jerusalém com o objetivo de restaurá-la. Diante das tentativas de seus inimigos de distraí-lo do alvo de reconstruir a cidade Neemias diz: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer;" (Neemias 6:3). Nada pode impedir esta Obra.
O atleta espiritual precisa obedecer às regras da conquista. Em I Coríntios 9:24-27 Paulo diz: "E todo aquele que luta de tudo se abstém;" Em II Timóteo 2:5: "E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente."

A Disciplina na realização da Obra de Deus é fundamental para o nosso crescimento.

Para chegar à reta final precisamos de disciplina. Alguns começaram com disciplina, mas a perderam na caminhada e assim deixaram de chegar à reta final e receberem a recompensa.

MENTE FIRME -"ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM"

A mente é a sede dos grandes conflitos do homem. E o interessante é que nesses conflitos, nós ficamos pensando que eles vão atingir os outros e, na verdade, só atingem a nós mesmos. Nós somos as vítimas. Nós nos tornamos vítimas dos nossos próprios conflitos; e é por isso que nós devemos lembrar de uma coisa: Jesus disse assim: "Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei ... e encontrareis descanso para as vossas almas". Às vezes nós não encontramos descanso para a noite. Nós nos deitamos e não temos descanso, porque a mente começa a trabalhar. "O que vai ser amanhã, o trabalho, o serviço, eu vou ter que enfrentar a luta, vou ter que enfrentar a prova, vou ter que enfrentar o professor..." Então, são aquelas lutas. Por outro lado, são aquelas guerras de família, de casa, aquelas coisas que ferem, há sempre alguém para nos dizer aquela palavra fora de hora, para nos acusar, para falar coisas que não poderíamos ter dito e são essas coisas que nos ferem. E nós nos esquecemos de uma coisa, é de que quando nós fomos salvos, nós fomos salvos para termos uma mente firme no Senhor. Por isso, a nossa mente começa a balançar, começa a perder a estrutura. Daí a pouco nós estamos envolvidos em tudo que está em volta. Isso acontece com todas as pessoas. Todos nós estamos sujeitos a esses embates e somos reféns da mente. Quando Deus nos chamou para essa obra, Ele nos chama para nós conhecermos os valores estabelecidos no projeto eterno e nós paramos nos projetos terrenos, que são os nossos projetos.

Mas nós temos o recurso que é o clamor pelo sangue de Jesus; e clamar pelo sangue de Jesus não é dizer: fica ali, vem para cá, vai para lá... Não, o clamor pelo sangue de Jesus é a nossa entrega, é a nossa entrega da mente ao Senhor". No clamor pelo sangue de Jesus muitas coisas vão ficando para trás e vamos avançando. E avançar para nosso alvo.

Quando falamos de direção estamos nos referindo a direcionar o nosso olhar para Cristo. 

Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o seu significado sobre nossas vidas. O passado de Paulo não mudou, e sim a maneira como ele encarava estas coisas. Esta é a grande obra de Deus: mudar a maneira como encaramos as nossas lembranças do passado. Muitas vezes somos perseguidos por nosso passado, pelas lembranças dolorosas que estão nos registros de nossa memória. Pela graça de Cristo podemos ser libertos das más lembranças do passado.
As coisas que ficam para trás devem ser deixadas de lado e as oportunidades colocadas por Deus diante de nós devem tomar lugar. Se o nosso olhar está dirigido para Cristo avançamos sempre.

DETERMINAÇÃO -"PROSSIGO PARA O ALVO"

Nossa tarefa até o final desta vida è "prosseguir". Não fomos chamados para ficar contemplativos, mas para prosseguir.
A vida cristã só faz sentido quando "prossegue para o alvo". Alvo que é Cristo Jesus.

E se o alvo é para ser prosseguido, logo viver como servo é ser dinâmico na caminhada.

O servo desta Obra não fica parado, só usufruindo. Ele tem um alvo maior. E prossegue todos os dias para o alvo.

O termo "prosseguir para o alvo" era uma expressão muito comum para os gregos, que descreve um caçador perseguindo incansavelmente sua presa. O atleta bem sucedido entra no jogo determinado a vencer. Sejamos determinados na realização da obra do Senhor. Lembremos que o nosso capitão nos capacitará a vencer.

COROAÇÃO -"PRÊMIO DA SOBERANA VOCAÇÃO"

Nossa determinação no reino de Deus tem recompensa: "…o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". O atleta espiritual è recompensado pelo seu desempenho, o servo fiel também será coroado quando Jesus voltar.

A coroa que um atleta grego recebia murchava, mas a coroa que recebemos de Cristo é incorruptível.

O premio é a recompensa pela vitória. Soberana vocação se refere ao chamado divino à completa salvação.

CONCLUSÃO

Acho maravilhoso o testemunho de Paulo. Ao final de uma longa corrida em servir a Cristo, Paulo diz em 2º Timóteo 4:7: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé."

Um dia nos encontramos com o apostolo Paulo. Certamente muitos de nós gostaríamos naquele dia de poder repetir estas mesmas palavras: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé."

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

https://www.linkedin.com/pulse/nosso-alvo-wallace-oliveira-cruz


Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário