24 julho 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 23 Jul 2015 08:01 PM PDT

 Provérbios 26: 20 "... e não havendo intrigante cessará a contenda".


INTRODUÇÃO

Os provérbios que foram escritos por Salomão serviam para balizar as relações entre os homens, estabelecendo parâmetros que fossem aceitáveis, ou seja, ditava a maneira correta que cada indivíduo devia se portar. Contudo, estes parâmetros serviam não apenas para as relações humanas, mas acima de tudo, se propunha ensina ao homem a maneira do mesmo se relacionar com Deus de modo mais profundo, desfrutando assim de uma maior intimidade com o seu Criador. Portanto, existem parâmetros humanos que nem sem sempre se observa e assim mesmo as relações se estabelecem entre as pessoas e existem parâmetros espirituais sem os quais o homem não tem como se relacionar com Deus, caso não os observe e atenda plenamente.  

DESENVOLVIMENTO

Salomão aponta dois impeditivos que existindo na vida do homem, o privaria de uma vida de comunhão com Deus. Por outro lado ele mostra as bênçãos que seriam desfrutadas por aqueles que estivessem libertos e vivendo debaixo da operação do Espírito Santo em suas vidas. Quais são esses impeditivos?

·         Lenha.

·         Intrigante.

A lenha – fala daquilo que é próprio do homem que é a razão, os seus argumentos, as suas ideias, o seu ponto de vista acerca das coisas. Tudo isso, tem impedido muitos de entenderem e alcançarem o projeto de Deus para as suas vidas, que se dá unicamente pela operação e revelação do Espírito Santo. 

Sem lenha o fogo se apagará – somente despidos da razão humana, haverá lugar em nossas vidas para a revelação do Senhor e vivendo na revelação não há juízo sobre a vida do Homem, ou seja, o Fogo (juízo) se apagará.  Portanto, é a revelação do Espírito Santo que nos assegura uma vida eterna com Deus. O apostolo Paulo expressa isso em sua carta aos Romanos 8:1 "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".

Intrigante  - é aquilo que separa, afasta duas pessoas, sendo o responsável muitas vezes pelo fim  de uma amizade. O intrigante representa o pecado que quebrou a comunhão que o homem tinha com Deus. Encontramos a seguinte afirmação no livro do profeta Isaías 59:2 "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça".  É preciso resistir o pecado, vivendo uma vida de santificação e obediência ao Senhor, porque se o intrigante (pecado) entrar na vida do homem... Não cessará a contenda. O Senhor Deus não contende contra o homem, e sim contra o pecado que se opõe a sua santidade. Portanto, se o pecado estiver presente na vida do homem, este não terá o favor, a graça de Deus sobre a sua vida.  No Jardim do Éden o Intrigante entrou e ali se iniciou uma contenda que perdura até os nossos dias, tendo o pecado afastado o homem da benção do Senhor.

CONCLUSÃO

Todavia, a um Deus que nunca abandonou nem se esqueceu do homem, pelo contrário nutre pelo homem um amor incomparável, ao ponto de dá o seu filho Jesus para morrer em prol do homem, concedendo-lhe o perdão através do precioso sangue de Jesus. O Senhor Deus tem trabalhado através do seu Espírito Santo no sentido de expurgar das nossas vidas a lenha (razão) e o intrigante (pecado), a fim de nos restabelecer na sua presença, para que vivamos com ele eternamente.


"sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda".

Josenilson Félix


Posted: 23 Jul 2015 08:00 PM PDT
        

Pergaminho só pôde ser decifrado com uso de tecnologia moderna


Bíblia com mais de 1500 anos é achada em Israel 

Graças à tecnologia de ponta desenvolvida em Israel, somente agora a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI) foi capaz de decifrar um dos pergaminhos hebraicos mais antigos já encontrados. Com mais de 15 séculos de idade, ele foi encontrado em 1970, numa sinagoga em Ein Gedi, perto do Mar Morto.
O deteriorado pergaminho não podia ser lido, por isso até agora não era possível saber do que se tratava. Pnina Shor falou em nome da AAI em coletiva de imprensa em Jerusalém nesta segunda (20).
"A tecnologia mais avançada disponível nos permitiu desvendar o pergaminho, que fazia parte de uma Bíblia de 1500 anos de idade", explicou Shor. O estado precário da peça encontrada em uma escavação em 1970 devia-se a ela ter sobrevivido ao incêndio que provavelmente destruiu a sinagoga.
Os especialistas utilizaram uma técnica de escaneamento tridimensional da empresa israelense Merkel Technologies. Os resultados foram enviados para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. A instituição possui um programa de imagem digital que possibilitou pela primeira vez na semana passada a leitura do que antes era visto como um "pedaço de carvão".
O fragmento possui sete centímetros de comprimento e contém os oito primeiros versículos do livro de Levítico, que explica as regras dos sacrifícios rituais.
"Depois dos Manuscritos do Mar Morto, esta é a descoberta mais significativa de uma Bíblia escrita", reiterou Shor na coletiva.
O arqueólogo Sefi Porat era um membro da equipe que escavou as ruínas da sinagoga há 45 anos. "Nós tentamos lê-lo, mas sem sucesso", disse ele. "Nós não sabíamos o que estava escondido lá".
Durante mais de quatro décadas, a peça foi mantida no escuro, em cofres climatizados da AAI, junto com trechos dos Manuscritos do Mar Morto.
Shor acredita que a descoberta preenche uma lacuna importante entre os Manuscritos do Mar Morto, escrito há mais de 2000 anos atrás, e o conhecido Códice de Aleppo, do século 10.
Os 870 rolos do Manuscritos do Mar Morto foram descobertos entre 1947 e 1956 nas grutas de Qumran, perto do Mar Morto. O documento mais antigo deles remonta ao século III a.C e o mais recente por volta do ano 70 d.C., quando as tropas romanas destruíram o segundo Templo e toda a Jerusalém.
O Códice de Aleppo foi escrito em Tiberíades, na Galileia, por volta do ano 930 dC. Com suas quase 500 páginas de pergaminho, é considerada a mais antiga cópia conhecida da Bíblia completa.
Roubado durante as Cruzadas em 1099, acabou ficando em Alepo, na Síria, e escondido durante seis séculos. Foi revelado ao mundo em 1957. O códice encontra-se atualmente no Museu de Israel, no mesmo prédio onde estão os Manuscritos do Mar Morto.
Uma leitura atenta de todos esses documentos importantes e mais o texto encontrado agora revelam que não há diferenças significativas, comprovando o cuidado extremo que os judeus sempre tiveram em preservar suas Escrituras Sagradas. 

Assista:


http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/29065/biblia-com-mais-de-1500-anos-e-achada-em-israel.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook
Posted: 23 Jul 2015 04:46 PM PDT
Piton: a serpente mais longa do mundo.

Por Eliseu Antonio Gomes

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?"
- Gênesis 3.1. 

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações..." - Apocalipse 20.1.3 a.

Ao redor do mundo, existem quinze famílias de cobras identificadas, 456 gêneros diferentes e 2.900 espécies. Elas atacam e matam inoculando seu veneno ou por estrangulamento.

A secreção envenenadora é paralisante e ao mesmo tempo serve de lubrificante à ingestão da vítima, quase sempre engolida antes de estar morta. O líquido tóxico que as cobras injetam são capazes de matar a maior parte dos seres vivos do planeta, quando não matam causam sequelas como necrose, gangrena e amputamento de membros. Existem duas espécies venenos: uns paralisam músculos e outros paralisam os nervos. Algumas cobras possuem substâncias de ação rápida, e ingerem a caça no local em que a envenou; outras cobras possuem substância de efeito retardado, a vítima picada e foge, a corrida faz com que o veneno circule ainda mais rapidamente em sua corrente sanguínea, a cobra segue a presa usando seu olfato e a encontra totalmente indefesa, sem movimentos.

As cobras estranguladoras usam como armas letais seus dentes e músculos fortes. Mordem a presa na região das narinas para enfraquecê-la e sufocá-la, enquanto enrolam-se ao corpo da vítima e contrai músculos para quebrar seus ossos antes de comê-la inteira, sem partir seu corpo. Uma delas é a Anaconda, que em idade adulta chega a pesar até 140 quilos e é capaz de engolir 100 quilos de uma vez só, também conhecida como Sucurí, que vive na América do Sul. Outra cobra esmagadora e igualmente letal é a piton, que pode alcançar 12 metros de comprimento; contrai seus músculos para quebrar o esqueleto da presa e usa os dentes para arrastá-la inteira para dentro do estômago, é encontrada na Oceania, África e parte sudeste da Ásia.

A raiz do vocábulo "diabo" está no idioma grego e significa "enganador". Ele é o único e autêntico inimigo do cristão (Efésios 6.12). Entre outras figuras que representam Satanás, a cobra é uma delas, por ser um animal sagaz e predador, que captura sua presa aplicando movimentos rápidos, depois de se aproximar silenciosamente da vítima. O Diabo age assim, aproxima-se sem que o alvo perceba o perigo de morte.

Temos dois relatos bíblicos do enganador tentando abrir e ocupar espaços na vida de quem têm comunhão com Deus. O Diabo se apresentou diante da esposa de Adão como uma serpente e diante de Jesus no deserto como se fosse o dono deste mundo (Gênesis 3.1-7; Lucas 4). Nos episódios das tentações de Eva e de Jesus, se apresentou como bem intencionado pregador da Palavra de Deus. Sua explanação foi tendenciosa, parcial, com objetivo de indução ao erro.

A aproximação do Diabo na vida de quem possui comunhão com Deus é revestida com falsa amizade, falsa humildade, falso moralismo. Ele profere mentira camuflada em interesse pela verdade dos fatos com a intenção de produzir dúvida, visa colocar irmãos contra irmãos e toda a raça humana contra o Criador (Provérbios 6.19; Zacarias 3.1-7; João 13.2; 1 João 3.8).

Cristo referiu ao Diabo como serpente e declarou que deu poder aos cristãos para vencê-lo (Lucas 10.19)."E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" - Marcos 16.17-18.

Compete ao crente orar e vigiar. Orar e agir. A vigilância espiritual é a tomada de ação de acordo com os parâmetros da vontade do Senhor. Ser vigilante é prestar atenção ao que Deus diz e conhecer as Escrituras Sagradas para usá-la como contra argumentação às interpretações bíblicas distorcidas do enganador. O conhecimento das Escrituras Sagradas nos faz capazes de jamais ser vítima de enganos diabólicos, repreender o Diabo usando a autoridade que há nome de Jesus (João 14.14).

"Não dê lugar ao Diabo"; "sujeite-se a Deus, resista ao Diabo e ele fugirá de vocês". As passagens bíblicas Efésios 4.27 e Tiago 4.7 são duas recomendações eficazes, são consistentes estratégias de vigilância espiritual, são dois estratagemas necessários na vida de quem possui comunhão com Deus. É importante orar e vigiar sempre, saber que os verbos vigiar e agir possuem significados iguais no mundo espiritual. É preciso orar e ao mesmo tempo entrar em ação para evitar que o inimigo ocupe espaço em nossas vidas, se aproprie de lugares que não lhe pertence, faça com que as intenções dele tomem lugar em sua mente como se fossem ideias e planos seus.

E.A.G.

http://www.ubeblogs.net/2014/02/o-enganador-dos-crentes-em-deus.html

Publicado originalmente no blog Belverede em 16 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário