19 junho 2015

Deleite e Desejo



Deleite e Desejo
Texto: Salmos 37:1-26; Mateus 6:33; 7:7
 
Introdução: Você sabia que Deus quer conceder-lhe os desejos do seu coração? Você também sabia que Deus quer primeiro moldar os desejos do seu coração?
 
É sobre a primeira pergunta a ênfase de muitas pregações populares é hoje, enquanto muitos pregadores ignoram largamente a segunda pergunta! No entanto, Deus quer primeiro moldar nossos desejos e depois concedê-los. Caso contrário, Ele seria um pai tolo simplesmente satisfazendo os caprichos de filhos que não sabem o que realmente deve desejar.
 
Os resultados da primeira questão é; um Evangelho pervertido prometendo aos crentes enorme riqueza e uma vida livre de problemas ou provações, parte dessa pregação que promete fama, fortuna, popularidade, bons tempos e todo o resto de uma vida de facilidades parece atraente, especialmente em nossa cultura, porém este não é o ensino bíblico.[post_ad]Esta teologia enquanto popular e aparentemente desejada está "centrada no homem" e não "centrada em Deus", que é a prova final de toda boa teologia! Ela coloca o receber antes do dar, e é perigoso para a Igreja e o Evangelho! Se a igreja de Jesus não acordar e falar, isso vai perverter o Evangelho e a missão da igreja ... e criar uma igreja fraca que não pode enfrentar as provações!
Quem ama a Deus com todos o seu coração, não teme nem a morte, nem o tormento, nem o juízo, nem o inferno, porque o amor perfeito abre uma segura e certa a Deus.
 
A Bíblia nos ensina que Deus concede os desejos dos nossos corações ... quando eles foram moldados por um relacionamento real com Jesus Cristo!

I. "Deleita-te no senhor" Salmo 37:1-26

A. A fonte do deleite. Salmo 37:1-4
1. Nosso deleite ou prazer começa em um relacionamento com o Senhor!
2. O deleite pode resultar de duas fontes:
a. Um evento: Exemplo: um dia de folga, um bônus em dinheiro, uma bicicleta nova, etc.
b. Um relacionamento: Exemplo: casamento, amizade profunda, pertencer a Cristo!
3. O deleite ou prazer de um evento é de curta duração... enquanto um relacionamento pode trazer deleite a longo prazo.
a. Há cristãos que existem e servem a Deus com base no primeiro tipo de deleite, o material do evento. Eles continuam buscando a Deus para dar-lhes algo, fazer algo, corrigir alguma coisa, etc. para a sua felicidade continua.
b. Mas, o prazer deles não está na relação deles com Cristo, mas no que Cristo faz por eles ... isto gera um tipo de vida cristã alegre flutuante para cima e para baixo, conforme as circunstâncias da vida!
c. Deus quer o nosso deleite ou prazer seja nEle! Não em eventos, mas somente nEle! Ele anseia que o nosso deleite seja baseado em nosso relacionamento com Ele e não apenas no que Ele faz em nossas vidas como eventos!
d. Até que nós nos movemos para este último plano, a nossa caminhada cristã será bastante esporádica!
4. O cristão que baseia o seu deleite em eventos estarão sempre buscando algum tipo de experiência para mantê-los no ambiente de alegria
5. O cristão que baseia o seu deleite em um relacionamento com Cristo será constante em sua alegria!
6. Assim, o próprio Cristo que é a fonte do nosso deleite! Isso está expresso na primeira declaração do versículo 4: "Agrada-te do Senhor e Ele concederá ..."
B. O segredo do deleite. Salmo 37:7-17
1. O deleite não é apenas uma emoção!
a. É um estado de bem-estar!
b. Ele é baseado em fatos, não em fantasia!
c. Os fatos do amor de Cristo e Seu poder de ressurreição em nós e nossa vida eterna nele!
d. Portanto, é muito maior do que apenas a alta emocional que normalmente associamos com alegria; ela vai além de um sentimento, a uma poderosa paz!
2. O mundo não conhece este segredo ... está escondido deles, a única maneira que eles podem tornar-se consciente; é através dos cristãos que mostram a alegria em qualquer circunstância da vida em que se encontram e ainda vivem pela fé! Ou, quando eles encontram por si mesmos em um relacionamento com Jesus Cristo e, em seguida, eles unem-se a ele!
3. O segredo do deleitar-se no Senhor, então, é encontrado em quem nós somos, não no que temos ... alguns cristãos ainda precisam aprender isso!
a. Como povo de Deus, podemos sempre estar alegres, e não uma alegria apenas do tipo emocional, mas a sensação de bem-estar que vem em saber que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam o Senhor"
b. Uma vez que o nosso deleite é fundado em quem somos e não apenas no que temos; torna-se em um prazer ou deleite inabalável! (Leia Romanos 8:28-39)
c. Uma vez que se baseia numa relação real, ele não pode ser destruído e não flutua para cima e para baixo com as circunstâncias da vida.
4. Faça a si mesmo estas perguntas:
a. Você é feliz com Deus quando os tempos difíceis chegam?
b. Você é feliz com Deus quando Ele responde suas orações de uma forma diferente do que você pediu?
c. Você é fiel ao Senhor e Sua igreja somente quando as coisas estão indo bem em sua vida?
5. Suas respostas podem ajudá-lo a ver se o seu prazer ou deleite é fundado em eventos ou em Cristo! O segredo para a verdadeira alegria é encontrado somente em um relacionamento com Cristo!
C. Passos para o deleite. Salmo 37:1-3,18-26
1. "Não te indignes" Salmo 37:1-2, 18-26
a. Não te indignes em? ... Eventos! Salmo 37:1
b. Não te indignes no que?... Os homens maus! Salmo 37:1-2
2. "Confia no Senhor e faze o bem!" Salmo 37:3
a. Note que isto não tem condições nele!
b. Não diz, "fazer o bem SE ..."
1) Se você sentir!
2) Se as coisas estão indo bem!
3) Se você tiver tempo!
4) Se você estiver na igreja ou é domingo!
c. Não há condições associadas porque isto sai da mesma coisa que estávamos falando antes, um relacionamento com Cristo ... que é sempre bom!
d. Nós fazemos o bem não porque recebemos coisas boas, mas porque recebemos Deus!
3. Confiar em Deus (Salmo 37:3) liberta-nos para fazer o bem; nós não vamos estar frenéticos sobre nós mesmos o tempo todo ... nós estamos confiando em Deus para as nossas vidas.
4. Estes são os passos necessários para "deleitar-se" no Senhor!

II. "Desejos do teu coração" Salmo 37:4, Mateus 6:33; 7:7

A. Moldado por Jesus. Mateus 6:33
1. Não pela carne!
a. O ponto aqui é permitir que Jesus e Seus valores do reino molde nossos desejos!
b. Este verso (Salmo 37:4) não é uma passagem para chamar o nosso gênio da garrafa chamado "Jesus" para nos conceder qualquer desejo do nosso coração como alguns estão ensinando hoje!
c. Este versículo começou com "alegria no Senhor" e depois "Os desejos do teu coração"
d. Se começarmos com Jesus, os nossos desejos não serão carnais na natureza, porque Jesus nos dá uma nova natureza e um novo coração para os Seus desejos, não os nossos!
e. Seus desejos vão assumir um novo conjunto de valores em Cristo; eles vão ser bons e piedosos!
f. E o Senhor vai honrá-los!
1) Deseje um casamento bonito.
2) Deseje a salvação de um amigo.
3) Desejo um lugar de culto para o povo de Deus.
4) Deseje a felicidade e a salvação de nossos filhos.
5) Deseje coisas boas e piedosas!
2. O segredo desta passagem em Salmos é encontrado em Mateus 6:33!
3. Talvez seja por isso que a igreja tem visto tão poucos milagres nestes dias, ela perdeu a arte de desejar as coisas certas, Deus vai responder os desejos do nosso coração quando soubermos desejar as coisas certas, e a Igreja ver os resultados dos milagres que ocorrem dentro dela.
a. Paulo desejou chegar à próxima cidade para pregar.
b. Paulo desejava ver seus amigos.
c. Paulo desejava conhecer a sublime ciência de Jesus Cristo, para conhecer o poder da ressurreição de Cristo.
d. Paulo desejava ministrar aos outros ... perceba que não encontramos muitos dos desejos de Paulo na Bíblia registrado como "um novo carro com ar condicionado, uma casa na praia, uma grande conta bancária," não que essas coisas são erradas ou que Deus não vai realiza-las, mas precisamos aprender a arte de desejar as "MELHORES COISAS" em primeiro lugar.
B. Selecionado por Jesus. Mateus 6:33; 7:7
1. Quanto mais andamos com Jesus mais o nosso coração se torna como o coração de Jesus ... de modo que depois de um tempo Seus desejos tornam-se nossos desejos!
a. Observe nesta passagem (Mateus 7:7), Onde Jesus diz que se pedirmos em seu nome será dado ... o contexto é que devemos pedir "coisas boas". Mateus 7:11
b. O contexto não é que nós estamos pedindo literalmente por "nada".
2. Isto acontece em casamentos saudáveis e outros relacionamentos saudáveis.
a. Após mais de 19 anos de casamento com minha esposa Cristina, os desejos dela e os meus desejos são mais os mesmos do que nunca!
b. Este é o resultado dos dois se tornarem um em casamento.
c. Isso é verdade em nossa relação com Jesus também; Jesus orou em João 17 para que possamos nos tornar um, e para que possamos ser um com Ele também!
3. Enquanto este processo continua, nossos desejos se tornarão selecionados pelo próprio Cristo, como Ele coloca esses desejos em nossos corações, é isso o que Ele quer que nós tenhamos!
a. Quando seu coração é para Cristo, ele também será para os valores e desejos de Cristo.
b. Este é o processo de tornar-se mais e mais a imagem de Cristo.
C. Selado por Jesus. Mateus 7:7
1. Os desejos que são piedosos podemos pedir com confiança, e nós os recebemos, porque eles são a vontade de Deus! (Leia 1 João 5:14-15)
2. Cristo sela Seus desejos dentro de nós por isso pedimos o que devemos e nem sempre o que queremos!
3. O crescimento espiritual é evidente por saber o que pedir, Jesus sela em nossos corações o Seu coração e nos ajuda a saber que quanto mais tempo nós caminhamos com Ele, vamos sentir sua pulsação e conhecer a Sua mente à medida que caminhamos com Jesus.
 
Conclusão: "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração" SIM! Mas, o segredo para receber é encontrado primeiro em "deleitar-se no Senhor!" Muitos cristãos querem começar com a parte deste versículo, "desejo de seus corações", e saltam a primeira parte! Eles querem reverter o verso, deleitar-se no Senhor, se o Senhor primeiro lhes conceder os desejos de seus corações ..., mas o Espírito Santo não os escreveu nessa ordem! Temos de começar por deleitar-se no Senhor e Seus desejos se tornará o nosso, e, assim, Ele vai responder a eles - e eles vão ser maravilhosos!
 
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário