27 junho 2015

Grandes Lições do Livro de Jó



Grandes Lições do Livro de Jó
Texto: Jó 1:1-8
Assunto: Sofrimento, Deus
Proposição: Nesta  noite, vamos aprender várias lições do livro de Jó sobre o tema do sofrimento.
Objetivo: Que cada um seja capaz de entender como lidar com o sofrimento em sua própria vida e também na vida dos outros.

Introdução:
1. Leia: Jó 1:1-8
2. Sobre o Texto:
a. Jó era um homem justo.
b. Deus disse a Satanás isso.
c. Satanás desafiou Deus.
d. Deus aceitou o desafio.
e. Jó foi tentado.
1) Por suas perdas.
2) Por sua família.
3) Por sua doença.
4) Por seus amigos.

I. Às vezes, os justos sofrem porque são justos.

1. Jó 1:8 "Notaste porventura o meu servo Jó"
2. Mateus 5:10-12 "Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça"
3. 2 Timóteo 3:12 "todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições"

II. Não é errado desejar a morte; é errado agir com relação a isso.

1. Jó 3:20-21 – Jó desejou a morte.
2. Hebreus 9:27 – A morte está ordenada a todos os homens.
3. Provérbios 6:16-17 - É pecaminoso derramar sangue inocente, seja do próprio indivíduo ou de outrem.

III. Aqueles que estão sofrendo precisam de conforto, não de críticas.

1. Jó 6:14 "Ao que desfalece devia o amigo mostrar compaixão; mesmo ao que abandona o temor do Todo-Poderoso"
2. Jó 16:5 "poderia fortalecer-vos com a minha boca, e a consolação dos meus lábios poderia mitigar a vossa dor"
3. Provérbios 17:17 "O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão"
4. Romanos 12:15 "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram"

IV. Deus não é necessariamente responsável pelo sofrimento.

1. Jó 6:4 "Porque as flechas do Todo-Poderoso se cravaram em mim, e o meu espírito suga o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim"
2. Gálatas 6:7-8 "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna"
3. 1 Pedro 5:8 "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar"

V. Deus não age injustamente.

1. Jó 8:3 "Perverteria Deus o direito? Ou perverteria o Todo-Poderoso a justiça?"
2. Jó 34:12 "Na verdade, Deus não procederá impiamente, nem o Todo-Poderoso perverterá o juízo"
3. Gênesis 18:25 "Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?"
4. Romanos 3:4-6 "De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo? "

VI. O homem não é o juiz final.

1. Jó 13:8 "Fareis aceitação da sua pessoa? Contendereis a favor de Deus?"
2. Mateus 7:1-6 "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem".
3. Tiago 4:11 "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz"

VII. Às vezes, os maus prosperam, enquanto os justos sofrem.

1. Jó 21:17 "Quantas vezes sucede que se apague a lâmpada dos ímpios? Que lhes sobrevenha a sua destruição? Que Deus na sua ira lhes reparta dores?"
2. Salmo 73:3,12 "Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios". "Eis que estes são ímpios; sempre em segurança, aumentam as suas riquezas".

VIII. No sofrimento, o silêncio de Deus não é necessariamente a sua desaprovação.

1. Jó 30:20 "Clamo a ti, e não me respondes; ponho-me em pé, e não atentas para mim"
2. Salmo 22:2 "Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego"
3. Mateus 27:46 "...Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? "

IX. Deus não responde ao homem.

1. Jó 33:13 Deus não presta conta ao homem como se o homem fosse chefe de Deus. "Por que razão contendes com ele por não dar conta dos seus atos?".
2. Jó 41:10-11 Se o homem não pode suportar diante da criação de Deus, quanto menos ele pode estar diante de Deus? "Ninguém há tão ousado, que se atreva a despertá-lo; quem, pois, é aquele que pode erguer-se diante de mim? Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois tudo quanto existe debaixo de todo céu é meu".
3. Isaías 46:10 "...O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade"

X. O sofrimento não justifica o pecado.

1. Jó 36:21 "Guarda-te, e não declines para a iniquidade; porquanto isso escolheste antes que a aflição"
2. Hebreus 11:25 "escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado"

XI. Independentemente de quanto sofrimento suportamos, Deus é sempre glorificado.

1. Jó 1:21 "...O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor"
2. Jó 13:15 "Ainda que ele me mate ainda vou confiar nele"
3. Jó 35:10 "Mas ninguém diz: Onde está Deus meu Criador, que inspira canções durante a noite".
4. Jó 40:8 - Não condenamos a Deus para nos justificar. "Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti? "

Conclusão:
1. O livro de Jó é tão relevante hoje como era quando foi escrito há milhares de anos.
2. É relevante porque o homem ainda hoje sofre.
3. A palavra de Deus tem todas as respostas que nós procuramos na vida se confiarmos nela.
4. Você já confiou a palavra de Deus hoje?
5. Convite

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário