23 junho 2015

O Que Fazer Quando As Luzes Se Apagam



O Que Fazer Quando As Luzes Se Apagam
Texto: Isaías 50:10

Introdução: Existem momentos em nossas vidas, como povo de Deus, que temos de servir a Deus em meio a escuridão. Há momentos em que achamos difícil ver muito longe. É difícil de se defender quando nós não entendemos! A vida está cheia de melodia e miséria, bem como tempos bons e tempos difíceis. É interessante que, como cristãos, desejamos ser "vencedores", mas não queremos muito superar. Queremos ir para o céu, mas preferimos não morrer para chegar lá. Em sua essência, a vida é trágica, sem Jesus Cristo em nossas vidas.

Você está experimentando um tempo escuro em sua vida? Você tem um filho rebelde? Você já experimentou uma reversão financeira? Alguém machucou o seu coração ou tirou vantagem de você? Você não é capaz de entender o que está acontecendo em sua vida?

Há aquelas épocas na vida em que não somos capazes de entender mentalmente o que está acontecendo em nossas vidas. Pense nisso por um momento. Há aqueles casos em que estudamos nossas lições, aprendemos nossas fórmulas, memorizamos as promessas da Palavra de Deus, e achamos que temos tudo planejado e de repente estamos mergulhados em profunda, profunda escuridão. Por que tal escuridão chega na vida de um cristão?

A pergunta que os cristãos fazem mais do que qualquer outra é "Por quê?" Por que meu filho teve que morrer? Por que eu não consegui livrar meu filho das drogas? Por que o meu marido ou esposa tem que destruir o meu coração? Por que o meu negócio tem que ir à falência? Por que Deus permitiu a doença vir a mim ou aos meus entes queridos? Por que Deus cura essa pessoa e não me cura? Por quê? Por quê? Por quê?

O que fazer quando as luzes se apagam? O que fazemos quando a escuridão vem em nossa vida? Quando íamos na escola, primeiro aprendíamos as lições e depois fazíamos as provas. No entanto, na vida nós primeiro passamos pelas provas e depois aprendemos as lições. Nesta mensagem há muitas lições a serem aprendidas quando as luzes se apagam em nossas vidas. A primeira lição é:

I. A Devoção Da Fé: Aqueles De Maior Devoção Conhecem A Mais Profunda Escuridão. (Isaias 50:10)

Nosso texto bíblico não está falando de alguém que tenha se afastado de Deus. Esta pessoa teme e ama o Senhor. O "temor do Senhor" significa "o amor de joelhos". A pessoa que mais teme a Deus, mais ama a Deus. Esta pessoa obedece a voz de Deus. Há uma ideia distorcida que se uma pessoa se torna um cristão, a vida será somente mel; sem abelhas; somente luz do sol e rosas e nenhuma chuva e ervas daninhas. Não há nenhuma razão para negar isso.

Há dezenas de milhares de cristãos em todo o mundo, que temem e amam o Senhor e ainda estão experimentando escuridão. Mais de 150.000 cristãos foram martirizados no ano passado em todo o mundo. Jó disse: "Deus colocou a escuridão em meu caminho" (Jó 19:8). Habacuque exclamou: "Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? " (Habacuque 1:2). João Batista enviou mensageiros da prisão e perguntou a Jesus: "Você é realmente o Messias ou devemos esperar outro?" Cada um desses grandes homens de Deus chegou a um momento em suas vidas que eles não entenderam ou compreenderam porquê e o que estava acontecendo com eles totalmente.

Se você ler as histórias dos grandes santos da história, não há praticamente um deles que não experimentou a noite escura da alma. Se você está em escuridão, não significa necessariamente que você está fora da vontade de Deus ou que você pecou diante do Senhor. A segunda lição é:

II. O Desenvolvimento Da Fé: A Fé Que Nasce Na Luz É Frequentemente Desenvolvida Na Escuridão. (V. 10)

Quando você mais cresceu espiritualmente em sua vida? Durante a luz do sol ou na escuridão? Não é verdade que quando o senhor problema bate na porta do nosso coração, amadurecemos mais do que em outros momentos da nossa vida? A fé é como filme: Se desenvolve melhor na escuridão.

Como Deus desenvolve nossa fé na escuridão? Deus nos diz para dar dois passos. Em primeiro lugar, devemos olhar para o Senhor ("confiança no Senhor"). Vivemos de promessas, não de explicações. Só porque não faz sentido para nós, não significa que não faz sentido para Deus. Só porque não faz sentido agora, não significa que não vai fazer sentido mais tarde. Thomas Watson disse: "Onde a razão mal pode andar, a fé pode nadar". Temos de continuar permanecendo na Palavra de Deus, independentemente do que está acontecendo na nossa vida. A Palavra de Deus nunca muda. Ela permanece constante através de todas as épocas da nossa vida.

Devemos continuar vivendo de acordo com a Palavra de Deus, apesar de tempos difíceis surgirem em nosso caminho. Devemos continuamos entregando o dízimo e ofertas, embora possa ter havido uma dificuldade financeira. Devemos continuar confiando no Senhor, mesmo que nós não possamos compreendê-Lo. Devemos continuar assistindo na casa de Deus, mesmo que tempos difíceis vêm para a nossa família. Devemos continuar tendo o nosso tempo de silêncio com Deus mesmo que a doença venha a nós. Nós simplesmente devemos permanecer na Palavra de Deus. As promessas de Deus permanecem a mesma se o sol estiver brilhando ou se a escuridão vier a nós. O segundo passo é firmar-se no Senhor ("se firme sobre o seu Deus").

Leia também: Deus ou Mamom? Tesouros no Céu ou na Terra?

Quando você está no escuro, você não precisa de uma explicação, você precisa de Deus. É mais importante estar com Deus no vale da escuridão do que estar em luz sem Ele. Há algumas coisas que eu quero, mas eu não preciso e algumas coisas que eu preciso, mas eu não quero. Só Deus pode realmente discernir entre o que é ruim e bom e o que é bom e melhor.

Às vezes, Deus remove todas as respostas, a fim de dar-nos a Si mesmo. Um relacionamento é mais importante do que uma razão. Deus deseja usar-nos mesmo em meio a escuridão. John Milton, na escuridão de sua cegueira, escreveu Paraíso Perdido. Enquanto John Bunyan estava na prisão de Bedford, Londres, Inglaterra, escreveu o Peregrino. Durante o exílio de João na ilha de Patmos, ele escreveu o livro do Apocalipse. Deus quer desenvolver nossa fé. Nunca duvide na escuridão do que você aprendeu na luz. A prova de nosso caráter não é o que fazemos em um culto de adoração. A prova de nosso caráter é o que fazemos no escuro.

Pouco antes da morte de Madre Teresa, ela disse: "Você nunca vai saber que Jesus é tudo que você precisa até que tudo que você tem é Jesus". A terceira lição é:

III. O Discernimento Da Fé: Algumas Coisas São Vistas No Escuro Que Não Podem Ser Vistas À Luz. (Isaías 50:3-4)

Você vai perceber um dia que, no escuro você estava aprendendo algumas verdades. Há tesouros na escuridão. Por exemplo, você já ouviu alguém dizer: "O céu está estrelado esta noite" O fato é que o céu está estrelado durante o dia, mas não podemos vê-las por causa da luz solar. Há alguns tesouros na escuridão que só são revelados durante a noite. As estrelas estão lá para louvar o Senhor (Salmo 146:3). Nós nunca teríamos uma estrela para louvar o Senhor, sem a escuridão. Você tem uma estrela em sua escuridão com a qual louva ao Senhor? Eu quero compartilhar alguns dos tesouros da escuridão.

Em primeiro lugar, à luz nós vemos o que está próximo, mas na escuridão vemos o que está longe. Em segundo lugar, à luz podemos ver mais claramente, mas na escuridão vemos mais. Terceiro, podemos pensar que os nossos pensamentos mais brilhantes acontecem durante o dia, mas acredite pensamos nossos pensamentos mais profundos durante a noite. Em quarto lugar, podemos aprender mais sobre outras pessoas durante o dia, mas vamos aprender mais sobre nós mesmos durante a escuridão.

Nós podemos nos vestir como se fossemos inteligentes, mas quando abrimos nossa boca as pessoas vão saber se realmente somos inteligentes ou não? Quando alguém passa por um período negro em sua vida, essa pessoa vai aprender algumas verdades que permanecerão com ela pelo resto de sua vida. Muitas vezes, os cristãos usam clichés quando não sabem mais o que dizer para a pessoa que está andando através da escuridão. Quando não sabemos o que dizer, é importante que nós não tragamos a dor de outra pessoa para o nosso nível. Simplesmente reconhecer que nós não entendemos porque não fomos submetidos ao que eles estão enfrentando em suas vidas. Há uma disciplina na escuridão. Este tipo de escuridão nos ensina quando falar e quando ficar em silêncio. A quarta lição é:

IV. O Perigo Da Fé: É Melhor Estar Servindo A Deus Na Escuridão Que Permanecer Sozinho Na Luz Artificial. (Isaias 50:11)

Uma das tentações mais perigosas é que vamos ser tentados a acender o nosso próprio fogo na escuridão. Se Deus ordenou a escuridão, então temos de esperar em Deus. Nós nunca devemos ficar com a ideia de que a escuridão pode superar a luz. A escuridão não pode suportar a luz. A escuridão foge da luz. Se você não acredita que isso é verdade, então acenda a luz em um quarto escuro e abra o guarda-roupas. Você vai descobrir que a escuridão está escondida dentro do guarda-roupas! Se você estiver em uma sala iluminada, a escuridão não pode superar a luz. A escuridão jamais pode afugentar a luz. Você não pode abrir a porta da frente de sua casa e ficar no escuro estando a luz acesa no interior da casa. A única maneira da escuridão poder entrar é a luz ser apagada.

Leia também: Três Passos Para O Fracasso Na Vida Cristã

Portanto, se a luz foi removida das situações de sua vida, então Deus na sua sabedoria lhe permitiu estar na escuridão. Se foi Deus que permitiu a escuridão aparecer no seu caminho, então não seja tolo de acender seu próprio fogo. Em outras palavras, não tente pensar que é injusto o que Deus está fazendo. Um fogo artificial é enganoso. Não é um guia seguro para alguém seguir. É como um homem que se levanta no meio da noite com sua lanterna e vai até seu relógio para ver que horas são. Deus diz que se nós acendermos o nosso próprio fogo, em meio a escuridão que Deus ordenou, então vamos sofrer.

Por exemplo, Deus disse a Abraão que ele e Sara teriam um filho. Deus deu uma promessa. No entanto, Deus não cumpriu essa promessa imediatamente. Abraão, no meio de sua escuridão de dúvida, criou o seu próprio fogo com Hagar. Ismael nasceu. Pense sobre o sofrimento que veio a Abraão e ao mundo porque ele não esperou em Deus em meio a escuridão. A escuridão chegou a sua vida? Você está esperando em Deus ou você está criando o seu próprio fogo? A lição final é:

V. O Amanhecer Da Fé: Se O Seu Sol Se Pôs, Ele Vai Surgir Novamente. (Isaias 50:4)

Deus irá nos despertar pela manhã. Mesmo que você possa estar na escuridão agora, há um dia melhor por vir. Se você está na escuridão, então confie em Deus. Deus transformará cada lágrima em uma pérola, cada ferida em um aleluia, cada Calvário em um Páscoa. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã" (Salmo 30:5). Um destes dias, Deus vai retirar as sombras da noite e substitui-las com as estrelas. Ele, então, abrirá a porta da manhã e inundará seu mundo com sua luz e amor. Você vai ver as coisas e conhecer a verdade que você nunca viu ou conheceu antes.

Há um dia melhor vindo para você. Está chegando o dia em que vamos sair do tempo para a eternidade e vamos ver a plenitude da glória de Deus.

Conclusão: Eu desafio você em um futuro próximo para dar um passeio e desfrutar do calor de um dia ensolarado. No entanto, enquanto você está desfrutando do calor do sol, lembre-se que os raios solares são mínimos, quando eles atingem você. Mesmo que você possa experimentar o calor do sol, você nunca viu toda a intensidade do sol. A temperatura da superfície do sol é superior a 10.000 graus Fahrenheit e o núcleo interior do sol é mais de 27 milhões de graus Fahrenheit. Você sente o calor do sol, mas você nunca realmente viu o sol.

De modo semelhante, podemos sentir o calor da presença de Deus, mas nós nunca vimos plenamente a glória de Deus. No entanto, vem o momento em que o filho de Deus vai ver o rosto de Deus. Vamos ver plenamente o que nós experimentamos um pouco nesta vida. Apenas lembre-se quando as luzes se apagam, Deus ainda está lá no meio de sua escuridão. Ele quer dar a você uma estrela para que você possa louvá-Lo mais. Nossas provações tornam-se estrelas, a fim de louvar ao Senhor.

Quando as luzes se apagam, devemos refletir sobre nossa fé devoção, desenvolvimento, discernimento, perigo e amanhecer.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário