27 junho 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 26 Jun 2015 08:00 PM PDT


João 4: 35

"Não dizeis vos que ainda há quatro meses ate que venha a ceifa , eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos , e vede as terras , que já estão brancas para a ceifa".


Introdução :

Nos como servos, como igreja do Senhor, precisamos entender que a salvação que nos e dada, engloba dois aspectos importantes, a vida ETERNA e o trabalho na casa do Senhor.

Desenvolvimento :

Há quatro meses ate que venha a ceifa – os discípulos precisavam entender o momento especial  e profético, que fala justamente de tudo aquilo que DEUS havia determinado ao Senhor Jesus, que era de fazer o homem entender os valores eternais, entender e reconhecer que Jesus e o salvador.

Quatro tem um significado importante na palavra que e Evangelho, e evangelho e boas novas , e boas novas e falar ao homem tudo que Jesus fez nas nossas vidas.

Levantai os vossos olhos – e esta com com a  mente ligada a eternidade, no projeto de DEUS, e ter uma vida de oração, madrugada, jejum, de compromisso com o trabalho da obra.

Vede as terras que já estão brancas para ceifa – as terras fala do homem, que esta com a sua vida necessitada, cansada carente de ouvir a voz do Senhor.  A palavra de DEUS fala que a solicitude do coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra.  Prov. 12: 25

Jesus e a boa palavra.

Conclusão :


Nos como igreja, como servos precisamos ter o mesmo entendimento, pois assim alcançaremos os resultados desta tão grande obra que o Senhor nos confiou, que e a eternidade.


Wallace Oliveira Cruz

Posted: 26 Jun 2015 03:26 PM PDT

A família para ser feliz precisa andar sobre os trilhos e ter as prioridades certas:

1) Coloque Deus acima das pessoas;
2) Coloque seu cônjuge acima de seus filhos;
3) Coloque seus filhos acima de seus amigos;...
4) Coloque os relacionamentos acima das coisas;
5) Coloque as coisas importantes acima das coisas urgentes.
Posted: 26 Jun 2015 03:24 PM PDT

Há uma promessa de Deus para seu povo acerca de tempos de refrigério. Ah, como precisamos da chegada desses tempos de refrigério! Temos sido assolados por más notícias. Essas más notícias entopem nossas casas através da mídia televisiva e falada. Nossos jornais estão embebidos de sangue. Nossas ruas parecem arenas. 

Muitas famílias estão em pé de guerra. Precisamos de uma visitação extraordinária de Deus, de tempos de refrigério da parte do Senhor, trazendo perdão para os aflitos, paz para os desesperados e vida eterna para os que andam errantes pelos labirintos da perdição.

Wallace Oliveira Cruz
Posted: 26 Jun 2015 02:31 PM PDT




O termo "tipologia bíblica" se refere às pessoas, eventos e instituições do Antigo Testamento que serve de sombra ou prefiguração de pessoas e eventos do Novo Testamento. A representação inicial se chama "tipo", e a realização dela, "antítipo".


Entenda mais sobre Tipologia:
saiba mais


Podemos compreender melhor o livro de Hebreus, se estivermos cientes do fato de que o autor revela muitos antítipos de tipologia do livro de Levíticos no Antigo Testamento. Lemos em Hb 10.1 Diz: "Visto que a lei tem a sobra dos bens vindouros, mas não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente eles oferecem".

Temos aqui um exemplo: o "tipo" é a antiga aliança, ou seja, a Lei; sua realização, ou "antítipo" é a nova aliança proporcionada pela morte de Cristo no Calvário.

Seria incompleto este o estudo da Cristologia sem algumas referências às muitas fontes textuais que prefigura no Antigo Testamento, a pessoa e obra de Cristo.

Hb no capítulo 4, nos mostra que tanto Arão como Melquisedeque foram "tipos de Cristo" no que diz respeito ao seu sacerdócio.

Hb no capítulo 3, mostra que Moisés foi um "tipo" de Cristo no seu papel de libertador: nesta função aparece também Josué. Devemos lembrar, que o "antítipo" se manifesta bem superior ao "tipo" que prefigura. Não há, por exemplo, na vida de Cristo, aquelas fraquezas e falhas humanas nos indivíduos que lhe serviram de "tipo".

Em Números capítulo 21 relata como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, e como todos os israelitas que contemplavam ficavam curados da picada das cobras vivas. Em Jo 3.14-15 Jesus diz: "do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que n'Ele crê tenha a vida eterna". Este tipo cumpriu-se no Calvário, quando Jesus foi feito pecador por nós, conforme 2ª Co 5.21; Gl 3.13.

Os três dias e três noites passados por Jonas no ventre do peixe servem de "tipo" do intervalo entre a crucificação de Cristo no Calvário e Sua ressurreição no terceiro dia. Em Mt 12.40 Jesus diz: "Assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra".

No capítulo 22 de Gn, a prontidão de Abraão para sacrificar seu filho Isaque, serve de "tipo" de Deus, que deu Seu filho unigênito em sacrifício por nós, pecadores.

Vejamos a seguir algumas instituições do Antigo Testamento cuja realização se encontra  em Jesus Cristo : os sacrifícios de animais, o sacerdócio, o tabernáculo e templo, e lei Mosaica. No que diz respeito ao sacrifício de animais para expiação de pecados, lemos em Hb 9.13-14: "Se o sangue de bodes e de touros, e a cinza de uma novilha, aspergida sobre os contaminados, os santifica, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito Santo, A si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servimos ao Deus vivo!".

Acerca do sacerdócio, lemos em Hb 7.26-27 "Com efeito nos convinha um sumo sacerdote, assim como este, santo, inculpável, sem mácula, separados dos pecadores, e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de pecados, depois pelo do povo, porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu".


Posted: 26 Jun 2015 04:07 AM PDT


TEXTO FUNDAMENTAL: I REIS 21:1-3


(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

Significado da palavra ARGUMENTO: raciocínio pelo qual se chega a uma conclusão ou um objetivo.

A vinha de Nabote, que ele recebera de seus pais como herança, representava para ele o BEM MAIOR da sua vida. Todavia, dois inimigos daquela herança, o rei Acabe e a rainha Jezabel, reuniram seus esforços para tomá-la de Nabote. O rei vai usar para isso 4 fortes argumentos para conseguir seus maus intentos com a vinha. Estaremos analisando neste estudo os dois últimos argumentos usados pelos rei Acabe.

ARGUMENTO DO REI ACABE: - "...OUTRA VINHA MELHOR..."

Ao usar a expressão "e te darei por ela outra melhor do que ela", o rei Acabe queria avaliar a vinha de Nabote no contexto de seus projetos que eram para transforma-la numa horta. Esse era o seu conceito de uma vinha melhor, ou seja, aquela que embora se chame vinha, mas que é transformada em horta.  Era uma troca, uma substituição.

O rei por certo possuía outras vinhas, mas não possuía uma vinha nem igual, nem melhor, porque não era herança dos pais.

O Rei queria mudar o projeto, mas não podia, porque o nome do lugar em que foi plantada é Jesreel, que significa: plantado por Deus, ou semente de Deus.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

A Obra do Espírito Santo é uma vinha que não possui outra igual, nem melhor do que ela, porque é uma planta que dá fruto para a vida eterna. Esse fruto é permanente como a eternidade. Isso não se troca por bem passageiros, favores pessoais, projetos terrenos, etc. A Obra do Espirito Santo é um valor que não se dilui quando um líder que está à frente sai e ela se acaba, pois a liderança é do Espirito Santo.

UMA PERGUNTA:

Onde estaríamos nós se não fosse a Obra genuína do Espirito Santo no nosso meio?

A Obra do Espírito Santo não possui outra igual, apesar das imitações. Se trocarmos essa herança, para onde vamos?

Pedro fez esta pergunta respondendo ao Senhor Jesus: "Para quem iremos nós..." Há os que pensam que podem achar outra igual nem melhor. Não trocamos a herança, pois não há substituto para o Senhor Jesus.

A obra é uma herança, e herança não se merece, mas recebe-se mesmo sem merecer. O que torna o herdeiro merecedor da herança é o fato de ser filho. O Senhor Jesus nos deu esse direito tornando-nos filhos de Deus, ao crermos no Seu nome. Os méritos da herança são do Verdadeiro Herdeiro, o Senhor Jesus.

ARGUMENTO DO REI ACABE: - - "...VALIA EM DINHEIRO..."

A expressão do argumento do rei Acabe "se bem parecer aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro", o rei Acabe apelava para a concupiscência dos olhos. Uma avaliação em dinheiro daquilo que para Nabote não tinha preço, pois era uma herança dos pais. A vinha era passada de pai para filho, pois era uma herança. O alto preço daquela vinha já havia sido pago pelos pais, preço esse que tornava aquela herança capaz de ser passada para os filhos.

A proposta envolvia uma mudança de forma de vida de um vinhateiro para um negociante de dinheiro. Nabote não queria ser vinhateiro de uma vinha do rei Acabe, pois não seria uma herança, mas sim uma troca apenas.

APLICAÇÃO PROFÉTICA

O preço pago pela nossa salvação foi dado pelo pai, porque esse preço foi do Filho, o Senhor Jesus, que nos foi dado por Deus por ter nos amado de tal maneira.

Quanto custa para mim a Obra do Espírito Santo? Quanto custa a Obra na minha vida? Custa uma posição social?! Um bem material?! A Obra do Espirito Santo para salvar a minha vida não tem preço porque esse preço é de vida, a vida que Jesus deu pela Sua Igreja.


O maior valor da Obra do Espírito Santo hoje no nosso meio é que ela é uma herança que nos foi legada pelos patriarcas, os profetas e os apóstolos. Esta é a herança que hoje está confiada a nós. Essa é a herança que o Pai nos deixou, pois custou a morte do Filho, o preço de sangue que foi pago pela Vinha e esse é o valor dela.


MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!
Posted: 26 Jun 2015 04:24 AM PDT

Gênesis 45.25 - 46.7


Eles saíram do Egito e, quando chegaram a Canaã, foram à casa de Jacó, o seu pai. Então lhe disseram:

— José está vivo! Ele é o governador de todo o Egito!

Jacó quase desmaiou e não podia acreditar. Porém, quando lhe contaram tudo o que José tinha dito, e quando viu as carretas que havia mandado para levá-lo para o Egito, Jacó ficou muito animado. E disse:

— Já chega! O meu filho José ainda está vivo. Quero vê-lo antes de eu morrer.

Jacó partiu com tudo o que tinha e foi até Berseba, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, o seu pai. Naquela noite Deus falou com ele numa visão e o chamou assim:
— Jacó, Jacó!

— Eu estou aqui — respondeu ele.
Deus disse:

— Eu sou Deus, o Deus do seu pai. Não tenha medo de ir para o Egito, pois ali eu farei com que os seus descendentes se tornem uma grande nação. Eu irei para o Egito com você e trarei os seus descendentes de volta para esta terra. E, quando você morrer, José estará ao seu lado.

Então Jacó partiu de Berseba. Nas carretas que o rei do Egito havia mandado, os filhos de Jacó levaram o pai, as esposas deles e os seus filhos pequenos. Jacó e todos os seus foram para o Egito, levando o seu gado e todas as coisas que haviam conseguido em Canaã. Jacó levou consigo todos os seus descendentes, isto é, filhos e filhas, netos e netas.

Sociedade Bíblica do Brasil
Posted: 26 Jun 2015 04:21 AM PDT

Gênesis 45.1-24


José não conseguiu mais controlar a sua emoção diante dos seus empregados, de modo que gritou:

— Saiam todos daqui!

Por isso nenhum dos empregados estava ali quando José contou aos irmãos quem ele era. Ele começou a chorar tão alto, que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até o palácio do rei. José disse aos irmãos:
— Eu sou José. O meu pai ainda está vivo?

Quando os irmãos ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada. E José disse:

— Cheguem mais perto de mim, por favor.

Eles chegaram, e ele continuou:

— Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes. Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito.

— Agora voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer o seguinte: "Deus me fez governador de todo o Egito. Venha me ver logo; não demore. O senhor morará na região de Gosém e assim ficará perto de mim — o senhor, os seus filhos, os seus netos, as suas ovelhas, as suas cabras, o seu gado e tudo o que é seu. A fome ainda vai durar mais cinco anos, e em Gosém eu darei mantimentos ao senhor, à sua família e aos seus animais. Assim não lhes faltará nada."

José continuou:

— Todos vocês e Benjamim, o meu irmão, podem ver que sou eu mesmo, José, quem está falando. Contem ao meu pai como sou poderoso aqui no Egito, contem tudo o que têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para cá.

José abraçou o seu irmão Benjamim e começou a chorar. E, abraçado com José, Benjamim também chorou. Então, ainda chorando, José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos. Depois disso os irmãos começaram a falar com ele.

A notícia de que os irmãos de José tinham vindo chegou até o palácio do rei do Egito, e ele e os seus servidores ficaram contentes com isso. O rei disse a José:

— Diga aos seus irmãos que carreguem os animais e voltem para a terra de Canaã. E me tragam o pai deles e as famílias deles. Eu lhes darei as melhores terras que há no Egito, e eles comerão o que este país produz de melhor. Que os seus irmãos levem daqui do Egito carretas para trazerem as mulheres, as crianças pequenas e também o pai deles. E não se preocupem por deixarem para trás as coisas que têm, pois o melhor que há na terra do Egito será deles.

Os filhos de Jacó fizeram isso. José lhes deu carretas, como o rei havia mandado, e mantimento para a viagem. Também lhes deu roupas novas, mas a Benjamim deu trezentas barras de prata e cinco mudas de roupas. Para o pai, José mandou dez jumentos carregados das melhores coisas do Egito e dez jumentos carregados de trigo, pão e outros mantimentos para a viagem. Os irmãos se despediram, e na hora de partir José aconselhou:


— Não briguem pelo caminho. 

Sociedade Bíblica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário