24 junho 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 23 Jun 2015 08:00 PM PDT

Ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo. -  Ap. 12:9

Mas temo que como a serpente com sua astúcia enganou a Eva, seus sentidos sejam de alguma maneira se apartem da simplicidade e pureza de Cristo. 2 Co. 11:3

Porque muitos enganadores saíram pelo mundo. -  2  Jo.  7

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. - Gn. 3: 1-7


1. O objetivo de Satanás: sua mente

Quando Satanás quis conduzir ao primeiro homem e à primeira mulher ao pecado, começou atacando a mente da mulher. Isto fica claro em 2 Co. 11:3.

"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo".

Por que interessa a Satanás atacar sua mente? Porque a mente que você tem é a parte da imagem de Deus mediante a qual Ele se comunica com você, lhe revelando sua vontade. É lamentável que alguns cristãos lhe hajam subtraído a importância do papel da mente, porque a Bíblia destaca sua importância.

Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.   Cl. 3:9-10

Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo.

se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas  concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi  criado em verdadeira justiça e santidade. -  Ef. 4:17-24

E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos  pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. - Rm. 12:2

Deus renova nossa vida mediante a renovação de nossa mente,  que a sua vez renova mediante sua verdade. Essa verdade é a  Palavra de Deus.

Santifica-os na verdade; sua palavra é verdade. - Jo. 17:17

Se Satanás conseguir que você crea numa mentira, poderá começar a trabalhar em sua vida para lhe conduzir ao pecado. É por isso pelo que ataca à mente, e por isso devemos proteger nossa mente dos ataques do maligno.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fl. 4:8

"Se não for certo", adverte Paulo, "não deixe que penetre em suas mentes".

Nos últimos anos, a ciência tem descoberto muitas coisas  fascinantes a respeito da mente humana. Do mesmo modo que o faz um ordenador, a mente do homem pode armazenar dados e impressões (e inclusive emoções), e recordá-los anos mais tarde. Sua mente é capaz de retroagir-se ao passado mediante a memória, ou projetar-se ao futuro mediante a  imaginação. Seus pensamentos afetam a seus sentimentos e a sua vontade.

Porque como é seu pensamento em seu coração, tal é ele. - Pv.23:7

O médico diz: "Você é o que come". O psicólogo diz: "Você é o que pensa". Satanás conhece o tremendo poder de sua mente, e tenta capturá-la para si mesmo.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. -  Is.26:3

Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. - Rm. 8:6

Sua mente afeta a todo seu ser. Embora não estou totalmente de acordo com a "psicologia do êxito", nem com a "curadora", tão próprias de nossos tempos, devo admitir que as atitudes são importantes para conservar a saúde e ter êxito nesta vida. O excitante novo campo da "medicina holística" apóia-se nas influências da mente para ajudar ao paciente a curar-se a si mesmo. Os gerentes de vendas
"carregam as pilhas" psicológicas de seus empregados com  Pensamentos de promoção e êxito, igual a fazem os treinadores das equipes de futebol. Embora o certo é que o mero  pensamento não garante alcançar os objetivos, ajuda no processo!


2. A arma de Satanás: as mentiras

Satanás se aproximou da Eva como a serpente, o sutil enganador.
... a  antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo.
Ap.12:9

. . . porque não há verdade nele . . . porque é mentiroso, e pai de mentira. -  Jo. 8:44

É importante que se você dê conta dos passos que Satanás deu para convencer a Eva de que acreditasse em sua mentira.

[1] Questionou a Palavra de Deus. " É Assim que Deus disse ..." Não negou que Deus lhes tinha falado; limitou-se a questionar se Deus havia dito realmente o que Eva pensava que havia dito. A sugestão de Satanás era: "o melhor houve um mal entendido no que lhes disse Deus. Têm direito a voltar a pensar no que disse". Vale a pena dar-se conta de que, mediante esta sugestão, Satanás está também pondo em  julgamento a bondade de Deus. "Se Deus lhes amasse de verdade, não lhes privaria de nada". Esta foi a mesma técnica que tentou com o Senhor quando estava no deserto: "Se for o Filho amado de Deus, como é que tem tanta fome?"

[2] Negou a Palavra de Deus. "Não morrerão!" Há só um pequeno passo entre questionar a Palavra de Deus e negá-la.
É obvio, nem Adão nem Eva sabiam por experiência o que era a morte. O único a que podiam aferrar-se era a Palavra de Deus, mas isso era tudo o que necessitavam. Se Eva não tivesse
escutado a Satanás questionando a Palavra de Deus, jamais teria caido na armadilha, quando este deu o seguinte passo: negá-la.

[3] Proporcionou uma mentira substituta. "Serão como Deus!"
Adão e Eva já tinham sido criados a imagem de Deus, mas Satanás  tentou-lhes com um privilégio ainda maior: ser iguais a Deus!    Esta foi, é obvio, a grande ambição de Satanás quando ainda era Lúcifer, o servo angélico de Deus.

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;   subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.   Is.14:12-14

Satanás é um ser criado, uma criatura, mas queria ser adorado e servido como o Criador. Foi esta atitude a que o levou a rebelar-se contra Deus e tentou estabelecer seu próprio reino. "Serão como Deus" é a mentira gigantesca que controlou o homem a sua queda.

pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.-  Rm. 1:25

Satanás deseja adoração e ser servido, e Jesus Cristo não iria lhe conceder uma coisa nem outra!

Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.

Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. - Mt.4:8-10

A mentira de Satanás: "serão como Deus", motiva e controla boa parte de nossa civilização atual. O homem está tentando elevar-se.   Tenta construir uma utopia neste mundo, transportando-se possivelmente ao espaço exterior. Por meio da educação, da psiquiatria, das religiões de um ou outro tipo (a maioria das quais ignoram a Jesus Cristo, o pecado e a salvação), por meio de um melhor entorno natural, o homem desafia a Deus e a si mesmo. Está  seguindo o jogo de Satanás.

Como respondeu Eva à sugestão de Satanás? Fez-o cometendo três enganos que a levaram a pecar.

[1] Separou-se da Palavra de Deus. No versículo 2, Eva omitiu a expressão "de tudo". O que Deus havia dito, em Gn. 2:16, foi: "De toda árvore do Jardin poderá comer".

Parece ser que  Eva ia atraindo-se a sugestão de Satanás, a que dizia que Deus lhes estava negando certas coisas.

Quando começamos a questionar ou esquecer a graça de Deus, e sua bondade, resultará-nos muito mais o singelo desobedecer de sua vontade.

[2] Acrescentou algo à Palavra de Deus. No mandamento original de Deus não encontramos a expressão "nem lhe tocarão".

Pode que sim que as pronunciasse, mas certamente não estão registradas no texto. Eva não só reduziu a graça contida nas palavras de Deus, omitindo o "de tudo", a não ser que converteu o mandamento em um pouco mais insuportável lhe acrescentando o "nem lhe tocarão". "E seus mandamentos não são onerosos" (1 Jo. 5:3). Satanás quer nos convencer de que sim, e que ele tem algo melhor a nos oferecer.

[3] Trocou a Palavra de Deus. Deus não havia dito "para que não morram". Disse: "porque o dia que dele comer, certamente morrerá" (Gn. 2:17). O castigo pela desobediência, como  apresentou o inimigo, não parecia tão severo; por conseguinte, Eva podia considerar a possibilidade de desobedecer à vontade de Deus, obedecendo a de Satanás.

Uma vez tratamos que deste modo a Palavra de Deus, estamos totalmente aberto para que o inimigo leve a cabo sua última sacanagem.  Limitou-se a permitir que Eva pensasse naquela árvore além da Palavra de Deus. "dê uma boa olhada! Aprecia-o como é realmente!" Era "bom para comer ... agradável aos olhos ... cobiçável para alcançar a sabedoria" (Gn. 3:6). Eva tinha que tomar uma decisão: a Palavra de Deus ou a palavra de Satanás? Rechaçou a Palavra divina, acreditou em Satanás e pecou. Você e eu estivemos padecendo toda a vida devido as conseqüências desse pecado, igual que o resto da raça humana.

Deus cumpre seus propósitos para este mundo por meio da verdade, e Satanás  por meio das suas mentiras.

Quando o filho de Deus crê na verdade divina, o Espírito de Deus pode fazer a obrar ; porque o Espírito Santo é "o Espírito de verdade"( Gn. 16:13).   Mas quando uma pessoa  crê numa mentira, Satanás começa a trabalhar nessa vida, "porque é mentiroso, e pai de mentira"( Gn. 8:44). A fé na verdade divina conduz à vitória; a fé posta nas mentiras de Satanás nos leva a derrota.

Entretanto, Satanás nunca dirá a ninguém: "Isto é mentira!"

Ele é a serpente, o enganador, e sempre disfarça seus mentiras como se fossem verdades de Deus.

Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.

E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. -  2 Co. 11: 13-14

Satanás não se aproximou da Eva manifestando sua verdadeira natureza, mas sim se disfarçou usando à serpente. Satanás é um falsificador, um imitador. E também existem cristãos falsificadores.
... perigos entre falsos irmãos ... -  2 Co. 11:26

a boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do mau. -  Mt. 13:38

Vós são de seu pai o diabo. -  Jo.8:44

Também existem imitações do evangelho.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. -  Gl. 1:8

 falsos ministros do evangelho:
E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça... -  2 Co. 11: 14 - 15

Existe uma imitação da justiça.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.    Rm. 10:3

Inclusive existe uma falsa "igreja de Satanás".
Conheçoas suas obras e sua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.  -  Ap. 2:9
e esta igreja falsa, tem suas doutrinas falsificadas.

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.    1 Ti. 4: 1

Tudo isto acabará, é obvio, quando entra em cena  um imitador de Cristo, o anticristo, que monopolizará para Satanás a adoração  de todo o mundo. 
E então será revelado esse iníquo... a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira,  e com todo o engano da injustiça para os que perecem... - 2 Ts. 2:8-10

e a adoraram [à besta, o anticristo] todos os moradores da terra - . Ap. 13:8

O objetivo de Satanás é sua mente, e sua arma são as mentiras. Qual é seu propósito?





3. O propósito de Satanás: que você ignore a vontade de Deus

Satanás ataca a Palavra de Deus porque esta manifesta a vontade divina.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. -  Sl. 119: 105

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Sl. 40:8

Afastados da Palavra de Deus, não podemos compreender bem sua vontade. E a vontade divina é a expressão de seu amor por nós.

O conselho do Senhor permanece para sempre, e os intentos do seu coração por todas as gerações. - Sl. 33:11

A vontade de Deus nasce de seu próprio coração. Não de tráfico de algo impessoal, mas sim de algo que para o Senhor é muito pessoal. Ele tem uma compreensão pessoal de cada um de seus filhos e filhas, de sua natureza, seus nomes, seus atos, em função do plano de suas obras neles.
Deus deseja que conheçamos sua vontade.
 O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade... – At.  22: 14

Deus também deseja que compreendamos sua vontade.
Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. -  Ef. 5: 17

Quer que essa compreensão de sua vontade nos encha e dirija-nos.
... não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual. – Cl. 1:9
O resultado de tudo isto é que os crentes vivem fazendo de coração a vontade de Deus.
Ef. 6:6

A vontade de Deus não é uma obrigação, e sim um prazer.
O cristão goza em descobrir a vontade de Deus, obedecendo-a logo de todo  o coração.
A vontade de Deus é o que lhe nutre.
... A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.
Jo.4:34

Você e eu devemos orar (como fez Epafras) para que estejamos firmes, perfeitos e completos em tudo o que Deus quer. –    Cl.  4:12


Se Satanás conseguir que você não conheça a vontade de Deus, arrebatará-lhe todas as gloriosas bênções que Deus preparou para sua vida. Tomará decisões equivocadas, se verá imerso em atividades pecaminosas, e levará um tipo de vida errônea.    E, por triste que seja dizê-lo, influirá a outros para que também pratiquem o mau!  Ao longo de meu ministério da Palavra em muitos lugares, vi as trágicas conseqüências de viver fora da vontade de Deus.
Os cristãos ignorantes da vontade divina perderão de desfrutar da paz e o poder de Deus. Não crescerão  na sua máxima potencialidade, nem poderão conseguir o que Deus têm  planejado para eles. Em lugar de viajar em primeira classe, acabam em segunda ou terceira, queixando durante toda a viagem.  Vivem como mendigos, porque se isolaram  da grande riqueza de Deus. E veem passar suas vidas (pior ainda, esbanjam-nas).
Mas o que faz a vontade de Deus permanece para sempre.   -  1 Jo. 2:17




4. Sua defesa: a Palavra inspirada de Deus

 a Palavra inspirada de Deus pode revelar e derrotar as mentiras do diabo. Nós não podemos raciocinar como Satanás, nem (como Eva descobriu) conversar com ele sem que nos influêncie. A sabedoria do homem não é rival para a astúcia de Satanás. Nossa única defesa é a Palavra inspirada
de Deus.    Foi esta arma a que empregou nosso Senhor quando foi tentado por Satanás no deserto.

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,
e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;
e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. - Mt.4:1-11

Nosso Senhor não utilizou seu divino poder para derrotar a Satanás. Usou a mesma arma que nós temos disponível hoje em dia: a Palavra de Deus.   Jesús estava motivado pelo Espírito Santo, e cheio de sua Palavra. Como veremos no seguinte capítulo, a Palavra de Deus é "a espada do Espírito" (Ef. 6: 17), e o Espírito Santo nos pode capacitar para dirigi-la adequadamente. Se você e eu pretendemos derrotar as mentiras de Satanás, devemos depender da Palavra divina.

Este fato nos faz assumir certas responsabilidades.

[1] Devemos conhecer a Palavra de Deus  Não há nenhum motivo pelo que nenhum crente deva ignorar o conteúdo de sua Bíblia. A Palavra de Deus está disponível para todos nós, em numerosas versões. Temos  o Espírito Santo em nosso interior, que nos ensina as verdades da Palavra ( Gn. 16:13-15). Dispomos de uma enorme quantidade de estudos bíblicos no mercado. Podemos conectar a rádio e escutar a excelentes pregadores e professores da Bíblia expondo a Palavra de Deus. dentro das Igrejas locais, há pastores e ensinadores que ministram a Palavra em muitos Estados, há seminários e grupos de estudo bíblico para aprofundar em seu conhecimento. Se um crente
inteligente hoje em dia não conhece sua Bíblia, a culpa é dele sozinho!
Isto quer dizer, é obvio, que devemos dedicar tempo a ler e estudar a Bíblia. Ninguém poderá dominar aos cem por cento a Palavra de Deus apesar de lhe dedicar toda uma vida de estudo, mas deveríamos aprender tudo o que podemos.
Devemos procurar voluntariamente tempo para isso, não "dispor"( quando houver ) de tempo, para ler e estudar a Palavra de Deus. Do mesmo modo que o mecânico estuda os manuais, ou o cirurgião seus textos de medicina, o cristão deve estudar a Palavra de Deus. O estudo bíblico não é um luxo, e sim uma necessidade.

[2] Devemos memorizar a Palavra de Deus  Nosso Senhor, quando esteve no deserto, não tinha à mão uma concordância!   Mas recordou os livros do Moisés, selecionou Deuteronomio, e citou três versículos desse livro para fazer calar a Satanás. A maioria dos adultos pensam que memorizar
a Bíblia é algo próprio dos meninos na Escola Dominical, quando de fato é algo que deve fazer todo
crente. Os cristãos adultos necessitam a Palavra muito mais que os meninos, embora seja bom que estes a memorizem também.

Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. - Sl. 119: 11

A lei do seu Deus está em seu coração; não resvalarão os seus passos. -. Sl. 37:31

Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Sl. 40:8

Se você não seguir nenhum programa sistemático para memorizar a Bíblia,  procure um e comece a fazê-lo já. Seu pastor lhe poderá oferecer assessoramento, e  lhe asseguro que disporá de materiais para fazê-lo. Procure em sua livraria cristã mais próxima ajudas para a memorização bíblica.

[3] Devemos meditar na Palavra de Deus. A meditação é para o homem interior o que a digestão para o exterior. Se você não for capaz de digerir seu mantimentos, adoeceria e morreria.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. - Js. 1:8

Antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. - Sl. 1:2

Realmente  você se  deleita  na Palavra de Deus, ou a lê só por obrigação? Passa por seu tempo devocional como um foguete, ou  toma tempo para alimentar-se da Palavra? Chegue
a sua própria conclusão segundo estas afirmações do salmista:

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.
Sl. 119:103

Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras.
Os meus olhos se antecipam às vigílias da noite, para que eu medite na tua palavra.
Sl. 119:147-148

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. - Sl. 119:114

Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata. - Sl. 119:72

Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, sim, mais do que o ouro fino.
Sl. 119:127

Aqui temos  um santo que preferiria ter a Palavra de Deus antes a comida, sonho ou dinheiro! Cedo pela amanhã, e de noite, meditava na Palavra e enriquecia sua alma. Este tipo de cristão é o que é capaz de usar a Palavra de Deus para derrotar a Satanás e a suas mentiras.

[4] Devemos usar a Palavra de Deus.    A mente do crente deveria ser como um "computador espiritual". Deveria estar tão saturado das Escrituras que, cada vez que se enfrentasse a uma tentação, recordasse automaticamente a porção da Bíblia que trata sobre esse tema. O ministério do Espírito Santo é trazer para nossa mente a Palavra quando o necessitarmos.

Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito. - Jo. 14:26

Mas o Espírito de Deus não nos pode recordar algo que não aprendemos! Devemos lhe permitir que antes  ensine-nos a Palavra. Devemos memorizar as Escrituras .   Então o Espírito divino poderá lhe recordar o que aprendeu, usando essas verdades para derrotar a Satanás.

Por favor, recorde que Satanás conhece a Bíblia melhor que nós! E que é capaz de citá-la!

O Espírito de Deus lhe ajudará a utilizar sua Palavra na luta com o diabo. O Espírito lhe mostrará quando Satanás está "usando" a Bíblia para promover suas próprias mentiras, como fez com  Jesus no deserto. Satanás citou o Salmo 91:11, 12, mas adaptando-o a suas próprias intenções, omitindo o "em todos seus caminhos". Deus promete nos proteger quando estivermos em seus caminhos. Se nós, por pura estupidez, separamo-nos deles, Deus não está obrigado a cuidar
de nós. Isto explica por qué  Jesus respondeu: "Também esta escrito ..." (MT. 4:7 ).

Jesus comparava uma passagem das Escrituras com outra.

Tomava em consideração a mensagem global da Bíblia, e não se rodeava (como fazia Satanás) a uma passagem determinada. A Satanás adora tirar versículos fora de seu contexto e usá-los para "corroborar" suas falsas pretensões. Você e eu devemos ter uma visão global das Escrituras, se queremos detectar as mentiras de Satanás e as superar.

Também é importante que contemplemos o mundo que rodeia-nos usando "os olhos" da Bíblia. Devemos poder dizer: porque por fé andamos, não por vista. 2 Co. 5:7
Se procuramos avaliar as coisas que nos rodeiam sobre a base de nossos pensamentos e conhecimentos, colocaremo-nos em problemas. Devemos acreditar que o que diz Deus em sua Palavra a respeito de todas as coisas é certo.

Por isso dirijo os meus passos por todos os teus preceitos, e aborreço toda vereda de falsidade.
Sl. 119:128

É possível que a proposta de um negócio "pareça boa" à mente natural, mas se não se apóia nas verdades da Palavra de Deus, fracassará. O matrimônio "pode estar bem" do ponto de vista humano, mas se contradiser à Palavra de Deus, é incorreto. No comprimento de meu ministério pastoral, vi empresas que quebravam e matrimônios quebrados porque não se apoiavam na vontade de Deus. Houve alguém que acreditou nas mentira de Satanás.

Faça um inventário
(1) Dedico um tempo cada dia a ler a Palavra de Deus e a meditar nela?

(2) Memorizar as Escrituras de uma forma sistemática?

(3) Penso automaticamente em alguma passagem bíblica quando me sinto tentado ou quando devo tomar alguma decisão?

(4) Acredito que sou mais capaz que antes de detectar as mentiras de Satanás?

(5) Agora que é crente, segue havendo alguma mentira em sua mente?

(6) Conheço a vontade de Deus para minha vida?  De verdade desejo conhecê-la?

(7) Deleito-me na lei de Deus e a pratico de coração?

(8) Sou culpado de mentir? por que o faço?

(9) Estou disposto a aceitar como verdade tudo o que diz a Palavra de Deus sobre minha vida?

(10) A Palavra de Deus, resulta-me cada dia mais maravilhosa? Desfruto-a mais que os prazeres naturais da vida, incluindo a comida e o sonho?

Uma sugestão:Peça a seu pastor que lhe sugira um programa para memorizar a Bíblia, você e sua família. Se não dispor de um, pode buscá-lo em sua livraria cristã mais próxima.

Créditos
E-book traduzido da versão em espanhol e doado por:
Luis Carlos Oliveira Borges






Posted: 23 Jun 2015 07:55 AM PDT


"Estava vestido com um manto salpicado de sangue, e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus" Apocalipse 19:13



Este mistério não pode ser entendido por homens ímpios ou falsos obreiros mercadores da palavra de Deus e defensores de interesses obscuros em detrimento do evangelho. Este mistério está reservado aos humildes que se achegam aos pés de Jesus, independente de placas denominacionais. O sangue de Jesus conduz o pior pecador aos lugares celestiais, o leva à presença do Todo-Poderoso, para fazê-lo ouvir a voz do Eterno sem interferências de teólogos e teologias mal concebidas.

Posted: 23 Jun 2015 03:53 AM PDT


Lucas 17: 11-19 

11 - E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pelo meio da Samaria e da Galiléia.
12 - E entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe,
13 - e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!
14 - Ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
15 - Um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
16 - e caiu ao seus com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.
17 - Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
18- Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
19 - E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

A lepra é símbolo do pecado


A LEPRA
O PECADO

Tira a sensibilidade do corpo
Tira a sensibilidade da alma

O leproso vive separado da sociedade
O pecado coloca o homem à margem da sociedade,
  às vezes num hospital enfermo, ou num IML

A lepra corrói o corpo
O pecado corrói a alma.

Pararam de longe: o pecado põe o homem distante do Senhor, impedindo-o de chegar-se ao Senhor, mas a voz do pecador, ainda que de longe, é ouvida pelo Senhor.

Mostrar-se ao sacerdotes: só Jesus pôde dar cumprimento à orientação da palavra de Moisés, quando à purificação de leprosos, pois somente Ele curou leprosos. Esta expressão equivale a dizer que eles já estavam curados.

"...tem compaixão de nós!"  -  Era um estado de profunda necessidade de compaixão:
A compaixão do médico desengana, a dos amigos decepciona e despede vazio.
A palavra compaixão, que usavam diante de todos os que encontravam, só encontrou resposta em Jesus. Compaixão é o mesmo que misericórdia.

E indo eles, ficaram limpos: até chegarem a Jesus, eles andavam em função da condição em que se encontravam, ou seja: leprosos.
A partir de agora, passaram a andar impulsionados pela palavra de Jesus. Por isso ficaram limpos da lepra. Esta é a dinâmica da salvação em Jesus: vindo como leprosos e indo como limpos da lepra. O homem vem doente, mas vai curado. Vem triste, mas vai alegre.
A limpeza do pecado ocorre quando o homem passa a andar conforme a palavra de Jesus. "O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado".

"A tua fé te salvou" - Que fé é esta? - A fé salvadora


A fé salvadora é para aquele que volta a Jesus.
Os demais, que eram a maioria, ficaram com a bênção da cura de Jesus, para utilizarem-na para viver somente esta vida aqui. Porém aquele que era estrangeiro, além da bênção para esta vida, ficou ainda com a bênção para a vida eterna, ou seja: a salvação. "Aquele que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora" (vem e continua vindo)

A fé salvadora é para aquele que comparece diante de Jesus, com um gesto de gratidão a Deus por aquilo que lhe foi concedido pelo Senhor. A igreja procede assim todos os dias.

A verdadeira compaixão de Deus consiste numa grande salvação para a alma do homem. Uma salvação completa, para esta vida e para a vida e eterna. 

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário