23 maio 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 22 May 2015 08:00 PM PDT



Marcos 14: 22-26

22  E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
23  E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele.
24  E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.

25  Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.
26  E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Pedro é avisado


(Mt 26:26-30    Lc 22:19-23  )

INTRODUÇÃO


No dia da Páscoa, o Senhor Jesus e os discípulos cumpriram o que estava ordenado na Lei e comeram o cordeiro assado no fogo com pães asmos e ervas amargosas. Em seguida, o Senhor estabeleceu a Nova Aliança com os discípulos, usando como elementos simbólicos o Pão e o Vinho.

DESENVOLVIMENTO


O primeiro elemento tomado por Jesus foi o Pão, o qual foi abençoado, partido e comido por todos que estavam ali com Ele.

O Senhor Jesus revelou naquele momento, que o Pão representava o seu Corpo que seria partido por amor a eles. O Corpo de Jesus também simboliza a Igreja Fiel, por isso Ele o abençoou. Comer o pão significa viver na comunhão do corpo, integrado nele e vivendo em função dele. Jesus disse que todo aquele que se alimentasse de sua carne viveria eternamente – Jo 6: 54. Isto quer dizer que a vida eterna se manifesta no corpo, que é a igreja do Senhor Jesus.
        
Antes de Jesus mandar os discípulos comerem o pão, Ele o partiu. Com isso, Jesus quis mostrar que eles o conheceriam não apenas exteriormente, mas interiormente. A partir daquele momento o Senhor estaria revelando à sua igreja a profundidade e as maravilhas da sua Obra, a sua intimidade e os seus mistérios – Salmo 25: 14 e Heb 8: 11.

Depois o Senhor tomou o cálice com Vinho e deu graças, então ordenou aos discípulos que tomassem dele.

O Vinho é tipo do Espírito Santo que foi derramado por nós pelo Sangue. Por isso Jesus deu graças por ele, porque o Espírito Santo seria enviado pelo Pai, para estar ao nosso lado e não nos deixar órfãos. O Senhor também disse: "Tomai dele todos" – de um único cálice.
        
Antigamente, quando duas ou mais pessoas faziam um acordo ou uma aliança, elas pegavam um cálice de vinho, e todos os participantes tomavam um gole dele. Isso significava que estavam de acordo com o que foi tratado e com suas consequências, quer fossem agradáveis ou não.
         
Ao tomar o cálice, Jesus mostrou aos discípulos que eles seriam participantes da Nova Aliança, e que estariam prontos a enfrentar todas as consequências dela. Beber o vinho significa participar do Espírito Santo, deixar-se dominar por Ele, morrer para este mundo por Jesus, para alcançar a vida eterna.

CONCLUSÃO

A Nova Aliança consiste de uma vida no Corpo, alimentando-se do Pão da Vida, que é o Senhor Jesus, e bebendo do Vinho, em comunhão e na revelação do Espírito Santo, dia após dia. A Santa Ceia é a forma revelada por Jesus, de confirmarmos essa realidade até a sua volta.             
                  
Wallace Oliveira Cruz
Posted: 22 May 2015 08:00 PM PDT





Esta palavra deriva-se de in spiro, "soprar para dentro, insuflar", aplicando-se na Escritura não só a Deus, como Autor da inteligência do homem (Jó 32.8), mas também à própria Escritura, como "inspirada por Deus" (2Tm 3.16). Nesta última passagem claramente se acha designada uma certa ação de Deus, com o fim de transmitir ao homem os Seus pensamentos. Ainda que se fale primeiramente de inspiração no Antigo Testamento, pode o termo retamente aplicar-se ao Novo Testamento, como sendo este livro considerado também como Escritura. A palavra, significando "sopro de Deus", indica aquela primária e fundamental qualidade que dá à Escritura o seu caráter de autoridade sobre a vida espiritual, e torna as suas lições proveitosas nos vários aspectos da necessidade humana.

       O que é a inspiração, pode melhor inferir-se da própria reivindicação da Escritura. Os profetas do Antigo Testamento afirmam falar segundo a mensagem que Deus lhes deu. O Novo Testamento requer para o Antigo Testamento esta qualidade de autoridade divina. De harmonia com isto, fala-se em toda parte da Escritura, como sendo a "Palavra de Deus". Tais designações como "as Escrituras" e "os oráculos de Deus" (Rm 3.2). havendo também frases como estas - "esta escrito" - claramente mostram a sua proveniência divina.  Além disso, são  atribuídas as palavras da Escritura a Deus como seu Autor (Mt 1.22; At 13.34), ou ao Espírito Santo (At 1.16; Hb 3.7); e a respeito dos escritores se diz que eles falavam pelo Espírito Santo (Mt 2.15). E deste modo as própria palavras da Escritura são considerada de autoridade divina (Jo 10.34,35; Gl 34.16), e as suas doutrinas são designadas para a direção espiritual e temporal da humanidade em todos os tempos (Rm 15.4; 2Tm 3.16). O apóstolo Paulo reclama para as suas palavras uma autoridade igual à do Antigo Testamento como vindas de Deus; e semelhante coloca a sua mensagem ao nível das mais antigas Escrituras.

       A garantia de ter esta doutrina da Sagrada Escrituras autoridade divina está no ensinamento a respeito do ES, que foi prometido aos discípulos de Cristo como seu Mestre e Guia (Jo 14.26; 16.13).

       É melhor usar o termo "revelação" quando se tratar, propriamente, da matéria da mensagem, e a palavra "inspiração" quando quisermos falar do método pelo qual foi revelada a mensagem. Por inspiração da Escritura nós compreendemos a comunicação da verdade divina, que de certo modo é única em grau e qualidade. Como os apóstolos eram inspirados para ensinar de viva voz, não podemos pensar que não tivessem sido inspirados quando tinham de escrever. Por conseqüência, podemos considerar a inspiração como especial dom do Espírito Santo, pelo qual os profetas do Antigo Testamento, e os apóstolos e seus companheiros no Novo Testamento, transmitiram a revelação de Deus, como eles a receberam.

       É claro o fato de uma única inspiração das Escrituras. Mas até onde se estende esta inspiração? Revelação é a manifestação dos pensamentos de Deus para a direção da vida do homem.  Se a vontade divina tem de ser conhecida, e transmitida às gerações, deve ser corporificada em palavras; e para se estar certo dos pensamentos, é preciso que estejamos certos das palavras. A inspiração deve, portanto, estender-se à linguagem.

       Em 2Pe 1.21, os homens, e em 2Tm 3.16, a Escritura, diz-se serem inspirados; na verdade, não poderíamos ficar satisfeitos, considerando inspirados os homens, e não os seus escritos, porque a inspiração pessoal deve, necessariamente, exprimir-se pela escrita, se é certo que tem de perpetuar-se. A vida estender-se por toda parte do corpo, e não podemos realmente fazer distinção entre o espírito e a forma, entre a substância e o molde.

       Todavia, a expressão "inspiração verbal" precisa ser cuidadosamente determinada  contra qualquer noção errônea. A possibilidade de haver má compreensão faz que muitos cristãos prefiram a frase "inspiração plenária". A inspiração verbal não significa um ditado mecânico, como se os escritores fossem instrumentos meramente passivos: ditar não é inspirar. A inspiração verbal estabelece até que ponto vai a inspiração, estendendo-se tanto à forma como à substância. Diz-nos o "que é", e não "como é", não nos sendo explicado o método da operação do Espírito Santo, mas somente nos é dado conhecer o resultado. Deus fez uso das características natural de cada escritor, e por um ato especial do Espírito Santo, habilitou-os a comunicar ao homem, por meio da escrita, a Sua divina vontade. Observa-se esta associação do divino e do humano nas passagens como estas:   Mt 1.22; 2.15; At 1.16; 3.18; 4.25. A operação do Espírito Santo junta-se com a atividade mental  do escritor, operando por meio dele e guiando-o. Ainda que não saibamos explicar o modo de tal operação, conhecemos os seus resultados. Certamente esta maneira de ver a respeito da inspiração refere-se somente aos escritos, como eles saíram das mãos dos escritores originais. Os manuscritos originais não foram preservados e por isso precisamos do auxílio de um minucioso criticismo textual de tal maneira que possamos aproximar-nos tanto quanto possível do tempo e das circunstância dos autógrafos.

      Esta maneira de compreender a inspiração pode ser justificada pelas seguintes considerações:

a) O uso atual da Bíblia, na vida e obra da Igreja cristã, sendo acentuada a sua autoridade no ensinamento verbal.

b) Uma ponderada e sábia exegese em todos os tempos mas especialmente em nossos dias.

c) O recurso à Bíblia em todos os assuntos de controvérsia.

d) A crença sobre este ponto nos tempos apostólicos e sub-apostólicos.

e) O uso do Antigo Testamento pelos escritores do Novo Testamento, notando-se 284 citações, e frases como "está escrito".

f) Jesus Cristo acha apoio no Novo Testamento para suas considerações, como em Jo 10.30-36.

g) Os profetas e os apóstolos consideravam-se homens inspirados (2Sm 23.2; Jr 36.4-8; 1Co 2.13; 14.37).

        É impossível limitar a inspiração à doutrina, e considerar a história como sujeita a circunstâncias comuns, pois que  doutrina e história estão  unidas de tal modo que não podem separar-se. A própria revelação de Cristo é a de uma pessoa histórica, sendo inseparável os fatos e as doutrinas que lhe dizem respeito. E diz o Novo Testamento que a história do Antigo Testamento é inspirada e escrita pra nossa instrução  (Rm 4.23,24; 15.4; 1Co 10.6,11).

        Sendo a Bíblia uma autoridade para nós, assim a devemos considerar, seja qual tenha sido o método da inspiração: porquanto o valor da autoridade realmente independente de todas as particularidades sobre o modo como foi inspirada. É auxiliado o estudo da inspiração pela analogia entre o Verbo encarnado e a Palavra escrita: ambos são divinos, e também são humanos, embora, em cada caso, é impossível dizer onde termina o divino e começa o humano. Ambos os elementos ali estão, reais e inseparáveis, de maneira que, quer se trate de Cristo ou da Bíblia, podemos dizer que tudo é perfeitamente humano e tudo é absolutamente divino.

Wallace Oliveira Cruz

Posted: 22 May 2015 05:15 AM PDT


TEXTO: II CR. 25: 5-9- " Amazias reuniu os homens de Judá e, de acordo com as suas respectivas famílias, nomeou chefes de mil e de cem em todo o Judá e Benjamim. Então convocou todos os homens com mais de vinte anos e constatou que havia trezentos mil ho­mens prontos para o serviço militar, capazes de empunhar a lança e o escudo.
Também contratou em Israel cem mil homens de com­bate pelo valor de três toneladas e meia de prata.

 Entretanto, um homem de Deus foi até ele e lhe disse: "Ó rei, essas tropas de Israel não devem marchar com você, pois o Senhor não está com Israel; não está com ninguém do povo de Efraim.

Mesmo que vá e combata corajosa­mente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota".

 Amazias perguntou ao homem de Deus: "Mas, e as três toneladas e meia de prata que paguei a estas tropas israelitas?" Ele respondeu: "O Senhor pode dar-lhe muito mais que isso".

INTRODUÇÃO:

O TEXTO NOS FALA DA PREPARAÇÃO DO REI AMAZIAS QUE FOI O 9º REI DE JUDÁ, PARA UMA GUERRA CONTRA OS EDOMITAS, E COMO ERA DE COSTUME, O REI FEZ ENTÃO UMA INSPEÇÃO DA SUA INFANTARIA ( SOLDADOS ) PARA IR A BATALHA. FEITA A INSPEÇÃO ( CONTAGEM ) 300 MIL HOMENS CAPAZES PARA SAIR A GUERRA E MANEJAR LANÇA E ESCUDO.PORÉM O REI ACHOU QUE ERA POUCO E DECIDIU CONTRATAR 100 MIL HOMENS DO EXÉRCITO DE ISRAEL, A UM PREÇO DE 100 TALENTOS DE PRATA ( EQUIVALE 1 TALENTO= 6.000 DENÁRIOS).

NÓS VIVEMOS NUMA BATALHA ESPIRITUAL, POR ISSO DEVEMOS BUSCAR E CONFIAR NO SENHOR, ENTENDENDO QUE SÓ SEREMOS VITORIOSOS SE SENHOR ESTIVER CONOSCO. PORQUE DO CONTRÁRIO DE QUE VALERÁ LANÇAS, ESCUDOS, NÚMEROS DE SOLDADOS. PROVÉRBIOS 21:31- " PREPARE-SE O CAVALO PARA O DIA DA BATALHA, PORÉM DO SENHOR VEM A VITÓRIA."

DESENVOLVIMENTO:

O NOME AMAZIAS SIGNIFICA "FORTALECIDO POR DEUS." AO LONGA DA CAMINHADA O SENHOR TEM FORTALECIDO O SEU POVO PARA ENFRENTARMOS OS EMPATES DA VIDA.
VS. 7-8- O CONSELHO QUE FOI DADO AO REI AMAZIAS, ATRAVÉS DO HOMEM DE DEUS. O MESMO CONSELHO QUE DEUS TEM DADO AOS SEUS SERVOS:

Ø  NÃO DEIXES IR CONTIGO O EXÉRCITO DE ISRAEL = A VITÓRIA NÃO ESTAR NA QUANTIDADE, MAS EM O HOMEM ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS.
Ø  PORÉM VAI SÓ = NÃO ESTAR MISTURADO COM O MUNDO ( SANTIFICAÇÃO ).
Ø  AGE = É NÃO ESTAR PARADO, MAS AGINDO NO ESPÍRITO, NA REVELAÇÃO.
Ø  SÊ FORTE = A OBRA NÃO É PARA OS FRACOS, E SIM PARA OS FORTES. PARA AQUELES QUE TEM UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA A PALAVRA DE DEUS.

VS. 9- A PERGUNTA DO REI? PREOCUPADO COM O MATERIAL.

A RESPOSTA DO HOMEM DE DEUS? MUITO MAIS DO QUE ISSO ( MATERIAL ) PODE ( DEUS TODO PODEROSO) DAR-TE O SENHOR ( A VIDA ETERNA ).
LC.18.26-30- "Os que ouviram isso perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?"
Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens é possível para Deus".
 Pedro lhe disse: "Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!"
Respondeu Jesus: "Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais e, na era futura, a vida eterna".

EF. 3.20- "quele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,"
MT.6.31-33- "Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
 Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'
 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.

DEUS CONCEDEU A AMAZIAS UMA ESMAGADORA VITÓRIA NO VALE DO SAL.
QUAIS SÃO OS SEUS INIMIGOS?
ENFERMIDADES, DESEMPREGO, DESÂNIMO,ENTRE OUTROS. NÃO IMPORTA QUAIS SEJAM OS SEUS INIMIGOS O SENHOR É O DEUS ONIPOTENTE QUE PODE TODAS AS COISAS.

CONCLUSÃO:

PARA QUE O HOMEM POSSA ALACANÇAR VITÓRIAS NAS BATALHAS QUE SÃO TRAVADAS AO LONGO DA SUA VIDA SÃO NECESSÁRIOS : DAR OUVIDOS Á PALAVRA DE DEUS E  CONFIAR  NO SENHOR DE TODO O SEU CORAÇÃO.




JOSENILSON FÉLIX

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