15 maio 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 14 May 2015 04:53 PM PDT

O SENHOR REINA EM NOSSAS VIDAS!



Gênesis 14:18-23

"E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra; e Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo. E o rei de Sodoma disse a Abraão: Dá-me a mim as tu almas, e a fazenda toma para ti. Abraão, porém, disse ao rei de Sodoma: levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra, que desde um fio até a correia, dum sapato, não tomarei cousa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: eu enriqueci a Abraão;"

 

INTRODUÇÃO:


Abraão retornava de uma batalha vitoriosa, e no seu retorno ele tem um encontro com dois reis, mas Abraão tem atitudes diferentes no que tange ao diálogo com estes dois reis.

Os dois reis eram um de Sodoma e o outro de Salém.

Abraão conhecia ao Deus vivo, tinha intimidade com Deus, sabia da profecia que tinha sobre si, e ele reconhece (por revelação) que estava diante de um rei, Melquisedeque, que era superior  ele.
Melquisedeque – Tipo de Jesus, sacerdote eterno, sem genealogia, sem principio, sem fim, rei de Salém (rei de paz), (Salém é o nome da antiga cidade de Jerusalém).

DESENVOLVIMENTO

Pão e vinho - Apontando para o corpo e o sangue de Jesus, era um momento de comunhão, a profecia da morte a ressurreição de Jesus, que leva o homem a uma comunhão inteira com Deus (foi a primeira vez que foram apresentados estes elementos na palavra).

...Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos - É o reconhecimento de que vencemos as batalhas porque o Senhor vence por nós.

...Por todos os benefícios -  Benefícios de paz, de alegria, de comunhão, de certeza de vida eterna.

...E o rei de Sodoma disse a Abraão: Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti - O rei de Sodoma apareceu logo, com uma proposta, tipo do adversário, rei da carne, quer pessoas, queria os valentes (318 homens) que estavam com Abraão, homens que conheciam o Deus de Abraão. Ele quer trocar no coração de muitos o espiritual pelo material.

...Não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu - Não tinha acordo para Abraão, nada interessava a Abraão –  Aqui fala do servo que não  aceita nada que é do mundo, tudo o que era dele não interessava para Abraão, tudo o que é do mundo não interessa para nós.A resposta de Abraão é a resposta do servo desta obra; que conhece a profecia, conhece ao Senhor, tem intimidade com o Senhor, que não tem acordo com o mundo.
...Nem um fio -  Nem as coisas mais simples.


...Nem uma correia de sandália -  Nem a correia serve para nós, o nosso caminhar é completo na presença do Senhor, não é inconstante, não é parcial, a correia de Sodoma não serve para nós (é como a roupa de Saul que não serviu para Davi).

...Para que digas - Para que digas: eu tenho parte na vida de Abraão, eu enriqueci a Abraão, participei na vida de Abraão; Abraão o rejeitou.

CONCLUSÃO:

A nossa vida quem enriquece é o Senhor com bênçãos, dons, vitórias, livramentos, ninguém pode servir a dois senhores, Abraão dispensou ao rei de Sodoma e foi abençoado por Melquisedeque. Nós não aceitamos o mundo, com o mundo não se faz acordo, mas a recompensa que temos um rei, (que reina em nosso coração, o sacerdote eterno, Deus eterno que é nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo). 

Wallace Oliveira Cruz


Posted: 14 May 2015 11:53 AM PDT

PALAVRA AO PROFESSOR ESCOLA BÍBLICA PARA JOVENS E OBREIROS – 09-mai-2015 -
TEMA: A FÉ -
ASSUNTO: O CHAMADO DE ABRAÃO -
TEXTO FUNDAMENTAL: HEBREUS 11:8
EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA OBEDIÊNCIA EM GÊNESIS 12.1, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
"… SAI-TE DA TUA TERRA…"
"… DA TUA PARENTELA…"
"… PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAREI".

OBSERVAÇÕES: 1. Haverá um período de 10 minutos no início da reunião para uma pequena dinâmica em classe; 2. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.
OBJETIVO DO ESTUDO Mostrar que a fé é evidenciada na disposição em obedecer a um chamado de Deus. Portanto, não pode haver fé, sem obediência. Ela leva o homem a praticar aquilo que vem de Deus. O exercício da fé é sempre em função da manifestação da graça de Deus na vida do homem. Abraão foi chamado "amigo de Deus" por causa da sua disposição em andar na direção que o Senhor traçava para ele. Nesse sentido, fé é: andar na direção do Espírito Santo.

INTRODUÇÃO 

EM HEBREUS 11.8 A FÉ É ASSOCIADA À OBEDIÊNCIA A DEUS. "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia". – Hebreus 11:8 "… Sendo chamado, obedeceu…". Abraão foi o iniciador da trajetória de um povo que seria identificado como o povo de Deus. Um começo baseado na sua experiência de fé; fé esta que consistia em uma obediência total à vontade do Senhor. A partir desse chamado Abraão passou por algumas etapas que aperfeiçoaram o seu entendimento de obediência ao Senhor. O ato de obedecer sempre envolve contrariar algo que a nós parece cômodo. Essa é a luta do homem natural com o homem espiritual. O Senhor Jesus abordou isso no " negue-se a si mesmo". Essa obediência ao projeto que veio de Deus para Abraão o tornou digno da herança que havia de receber da parte de Deus. Consciente disso é que exerceu a sua fé, saindo sem saber para onde ia. "… E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus." Tiago 2.23. Essa é a fé que a igreja fiel de Jesus herdou, na condição de filhos de Abraão pela fé. (Gálatas 3:7). A fé vivida por Abraão caracterizada pela obediência ao chamado era a mesma que alcançaria a igreja, visto que profeticamente o evangelho foi anunciado primeiro a Abraão, que foi chamado por Paulo de crente. "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão." Gálatas 3.8-9
COMENTAR OS ASPECTOS PROFÉTICOS DESSA OBEDIÊNCIA EM GÊNESIS 12.1, NAS SEGUINTES EXPRESSÕES: "… SAI-TE DA TUA TERRA…" "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: A experiência de fé vivida por Abraão se dá a partir de dois pontos fundamentais: – Primeiro Deus falou com ele. O chamado foi de Deus. Não foi um argumento que o convenceu, nem um chamado religioso. Ele ouviu a voz do Senhor. A fé não vem do homem, ela vem "pelo ouvir". Isso invalida o argumento de que o homem já tem a sua fé e ela precisa ser despertada dentro dele. Não, a fé é produzida pelo ouvir a voz de Deus. – Segundo, ele aceitou esse chamado, dispondo-se a obedecer espontaneamente. Deus não o coagiu. Abraão valeu-se do seu livre arbítrio para obedecer ao chamado. Atender ao chamado de Deus significava "sair da sua terra". Abraão precisaria se desprender daquilo que era terreno. Deixar seus próprios planos terrenos para viver os planos de Deus. Seu passado e sua história ficariam para trás. O nome Ur, lugar de seu nascimento, significa "estabelecimento"; então, Abraão teve que deixar aquilo que estava estabelecido para ele no plano material, aceitando o plano de Deus para sua vida que era um plano espiritual e profético. 
ASPECTO PROFÉTICO: A fé nos alcançou um dia, porque o Senhor falou conosco. Ele nos fez um chamado. É a experiência vivida por cada servo. Sabemos que não fomos alcançados por argumentos humanos, mas pela operação do Espírito Santo. Aceitamos esse chamado dispondo-nos a servi-lo voluntariamente. A fé existente na igreja fiel de Jesus consiste num completo desprendimento daquilo que é terreno, pois ela vive daquilo que vem de Deus. O projeto para a igreja não é da "terra". Não é de ideias humanas ainda que bem intencionadas. Deixamos "nossa terra". Deixamos a razão, a letra. A vida é revelada, o culto é revelado, a mensagem dela é revelada pelo Espirito Santo. A igreja executa o projeto espiritual que Deus tem traçado para ela. Tudo o que ela faz pela fé, aponta para a eternidade e não para aquilo que é terreno, temporal e passageiro desta vida presente.
"… DA TUA PARENTELA…" "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: Deus não estava desprezando a família de Abraão, mas sim mostrando a ele que a parentela e a "casa de seu pai" não poderiam ser obstáculos ao projeto que Deus tinha para sua vida. Sua família e seus conhecidos não poderiam influenciá-lo quanto ao plano de Deus traçado para ele. Havia uma história familiar, uma herança religiosa idólatra da casa de seu pai com a qual ele precisava romper. Deus tinha outra parentela para ele. "… Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Dalém do rio, antigamente, habitaram vossos pais, Tera, pai de Abraão e pai de Naor, e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei a Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua semente e dei-lhe Isaque." Josué 24.2-3.
ASPECTO PROFÉTICO: O Senhor Jesus também falou sobre o aspecto da "herança familiar" como obstáculo ao projeto de Deus, quando disse: "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna." Mateus 19.29. Profeticamente isso se cumpre na vida da igreja, pois sair da parentela e da casa do pai significa deixar para trás as influências humanas da tradição religiosa. Uma fé que sempre se baseou em valores humanos, seja de títulos, destaques, etc, e que, por vezes são contrários aos ensinos recebidos pela revelação do Espirito Santo. Heranças religiosas de tradições e costumes que tanto atrapalham o atendimento ao chamado de Deus. A igreja deixa tudo isso para trás e prossegue para o alvo, olhando para Jesus, o autor e consumador da fé. (Hebreus 12:2). Portanto, fé é obediência à voz do Espírito Santo mesmo que contrariando a voz da tradição familiar.
"… PARA A TERRA QUE EU TE MOSTRAREI". "Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12.1
COMENTÁRIO: O chamado feito a Abraão confrontava a "terra de Ur" com a terra que Deus mostraria. O confronto entre o que é terreno e o que é profético. A fé como obediência ao Espírito Santo sempre nos conduz para o profético. Ir para a terra que o Senhor lhe mostraria, representava para Abraão seguir para uma nova terra, uma terra desconhecida para ele, mas na total dependência de Deus. A expressão na carta aos Hebreus 11:8b, diz que Abraão saiu "sem saber para onde ia". A terra que Deus mais tarde mostra a Abraão foi chamada de "Terra que mana leite e mel" – (Êxodo 3:8). Abraão saiu sem saber para onde ia, mas pela fé creu no chamado de Deus e obedeceu.
ASPECTO PROFÉTICO: O chamado de Deus confronta razão e revelação. Ur é a razão estabelecida. Porém, a fé nos leva à escolha da revelação. A fé acompanhou Abraão durante toda sua jornada, pois teve que fazer escolhas durante toda sua vida. Profeticamente isso se cumpre na vida da igreja, pois a fé que a igreja professa consiste em crer, com certeza, naquilo que não vê, mas espera, que é a volta do Senhor Jesus. A igreja desta última hora foi chamada para anunciar essa fé que é baseada na esperança da posse da herança que lhe "foi preparada nas moradas do Pai", conforme promessa do Senhor em João 14:2-3. A terra prometida a Abraão estava muito além de Ur, de onde Abraão saiu quando recebeu o chamado de Deus. "O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então, saiu da terra dos caldeus e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora." Atos 7.2-4 Assim também, quando Deus nos chama, nada deve nos prender a este mundo, porque Ele, o Senhor, tem para os seus servos uma Pátria muito além desta vida aqui, da qual nos aproximamos a cada dia, a cada escolha que fazemos pelo profético, na disposição de continuarmos ouvindo a voz do Espírito Santo.


Posted: 14 May 2015 04:55 AM PDT


Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Jeremias 17:10



Quando o próprio Deus nos diz que Ele esquadrinha o coração, imagine então, como  não deve ser o coração humano, quão desconhecido são seus pensamentos. Imaginem também, a discrepância, ou desajuste que há no viver, já que o mesmo está dentro de nós e, necessitamos dele.


Se analisarmos cuidadosamente, veremos que o Senhor Deus nos fez uma caixinha de mistérios, onde apenas Ele tem a condição de abrir.


Se o Senhor que nos ciou, tende a vascular o profundo para saber o que está escondido em nós, como é que nós, seres mortais, sem nada conhecer sobre os procedimentos da construção do ser humano. Pode achar que sabe alguma coisa? Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9


No entanto, somos capazes de acreditar no que diz o homem com seus limitados estudos, ou, mero conhecimento, ao confiar nas palavras do senhor que apenas sob suas ordens criou todo o universo. Quando a bíblia nos deixa claro que o coração engana, isto também nos adverte que não podemos nos deixar ser guiados pelo desejo que há nele, nem seguir atrás das suas razões, precisamos não acatar as suas tendências, mas,  submetermo-nos a vontade de Deus. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Jeremias 17:7


Feliz é a pessoa que não vive condicionado pelo desejo instalado em seu intimo, mas, centralizado e edificado na verdade de Deus. Quando abrimos mãos de confiar em Deus e seguimos o desejo do nosso coração, fatalmente seremos traídos e direcionados ao engano, consequentemente, podemo-nos tornar refém de nós mesmo, já que o nosso coração muda de ideia constantemente, ele pode então, nos colocar em  apuros. 

Aquele que se apoia na sabedoria divina, não segue as coordenadas do seu coração, não deixa sua vida ser regida pelas batidas dele. Em muito, já entramos em armadilhas, por ir atrás do desejo do nosso coração, quantos abismos já nos sugou, por cedermos àquilo que estava em nosso coração? Quantas águas amargas, acabamos bebendo pela inconstância do nosso querer? O Sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. Provérbios 16; 21

Hoje queremos algo, lutamos desesperadamente para conseguir, mas, amanhã corremos o risco de desistir do que queríamos, então, notaremos que formos engodados pelo nosso frágil e astuto coração. Não podemos acreditar em palavras que não estejam fundamentadas em Deus, só nele encontramos total apoio para fazer aquilo que é certo. Quando fazemos de pessoas iguais a nós uma ponte de sustentação, corremos o risco de cairmos em abismo profundo. Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5

O mais interessante é que, apesar do coração ser tão inconstante, ele é imprescindível para nós, sem a presença dele, não existimos, apesar de todos os erros que ele comente, necessitamos dele acelerando a cada segundo dentro de nós. 


Como proceder então para equilibrar está balança tão desajustada que viver em nós? Simplesmente, entender que, é fundamental deixar o coração ser direcionado por o único que consegue destrincha-lo. Mesmo que ele anseie por algo, antes de tomarmos qualquer atitude, devemos nos curvar diante daquele que comanda todas as coisas. Deixar aos cuidados de Deus o controle da nossa vida, assim, não seremos pego de supressa, pois, Ele sabe o que é bom, ou não, para cada um de nós.

Muitas vezes, aquele desejo tão ascendente que mover-se dentro de nós, nada mais é que um convite acelerado  e acerbado em direção ao pecado. Em  Jeremias 17.1, diz;  O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos altares. O mesmo pode está acontecendo com muitos, pois, estes ouviram e, seguiu o desejo do seu coração, agora, o pecado pode estar tão enraizado dentro de si, que está sendo difícil libertar-se dele. Pelo um simples motivo, Foi articulado, desejado, planejado, houve contentamento em realizá-lo, ou seja, foi deixado escrito, com um ponteiro de ferro, cuja ponta era diamante, isto é, foi rasgado dentro do coração da pessoa como se fosse o corte de espesso vidro, deixando marcas profundas. 

Antes de executar os nossos planos secretos, precisamos averiguar se de fato, não estamos roubando a nos mesmo. Pois, depois do ato praticado, iremos arcar com as consequências, ainda que as pessoas reconsiderem a nossa atitude, devidas nossa mera aparência de fragilidade, é  Deus quem conhece o real motivo dos nossos atos. E Do olhar de Deus, ninguém escapa. Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos, não se escondem perante a minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos. Jeremias 16;17.

Confia do Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos. Provérbios; 16;3, Confie seu viver a Deus, porque Ele pode arrancar o coração falso e colocar um coração segundo a vontade Dele. E dar-lhe-ei coração para que me conheça, porque eu Sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração. Jeremias 24;7. 


Quando se tem o coração convertido de fato, ao Senhor Deus todo poderoso, jamais se é enganado, pois, aquele que conhece a Deus, antes de tomar qualquer decisão, consulta-o. Este reconhece a sua fragilidade e, sabe que, as misericórdias de Deus sempre vêm em seu favor.
Permita que seu coração seja reconhecido como segundo o coração de Deus.

Deus nos abençoe
Pra. Elza Carvalho
Pequenina Serva a Serviço Do Reino de Deus.
Juntos, com o nosso coração quebrantado, tocaremos no coração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário