24 maio 2015

AS JANELAS


A situação vivida pelo povo de Judá nos dias em que Jeremias profetizou, foi consequência de sua vida de pecados e afastamento do projeto do Senhor. Naquele tempo o rei Nabucodonosor veio com seu exército e cercou Jerusalém, promovendo em seguida a invasão da Cidade Santa. Os inimigos de Judá saquearam os tesouros do Templo e penetraram nos palácios, levando morte e destruição a muitos. Não houve lugar seguro naqueles dias, pois o povo havia aberto várias "brechas", pelas quais a morte penetrou levando muitos à perdição.

O QUADRO HOJE É O MESMO 

Hoje em dia, no plano espiritual, nos deparamos com uma situação semelhante àquela vivida pelo povo de Jerusalém, e isso é o cumprimento da Palavra Profética.

O que aconteceu com o povo de Jerusalém deve servir de exemplo e advertência para nós hoje em dia, para que não venhamos a abrir "brechas" e sofrer as consequências da nossa falta de vigilância. O profeta Jeremias mostra com clareza a forma como o inimigo penetrou nos palácios de Jerusalém, e o que resultou depois disso: a morte das crianças nas ruas e dos jovens nas praças, pois não houve quem os defendesse e livrasse.O palácio é o lugar onde o Rei habita, e é também o lugar de onde ele governa. O palácio fala da nossa vida e o Rei que habita em nós é o Senhor Jesus. Ele governa nossa vida e está entronizado no nosso coração. A sua presença em nós nos proporciona vida eterna, que é a sua própria vida. Este palácio, que somos nós, tem várias janelas que precisam ser guardadas cuidadosamente, para que a morte não suba e penetre através delas, trazendo destruição. Estas janelas que precisamos guardar com toda diligência são nossos olhos, boca e ouvidos.

A JANELA DOS OLHOS  

Os olhos são os órgãos dos sentidos mais usados em nosso corpo. Eles estão sempre em atividade e atentos a tudo que se passa ao nosso redor, por isso devemos ter todo o cuidado com aquilo que colocamos diante deles. O mundo de hoje está oferecendo um verdadeiro banquete aos olhos de todos, mas a Palavra nos adverte que a concupiscência dos olhos é inimizade contra Deus. Muitas coisas que proporcionam prazer aos olhos, podem trazer a morte para nossa vida espiritual. O Senhor Jesus disse que a candeia do corpo eram os olhos, e que se os olhos fossem bons, todo o corpo teria luz (sua revelação, sua vida), mas se os olhos fossem maus, então o corpo estaria em trevas (sem luz, sem vida). Devemos ter todo o cuidado com estas janelas tão fáceis de ser penetradas. Davi entendeu muito bem essa necessidade quando disse: "Não colocarei cousa má diante dos meus olhos..." (Salmo 101: 3).

A JANELA DA BOCA 

O Senhor Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra na sua boca, mas sim o que sai dela. Ele quis dizer que nossas palavras podem trazer toda sorte de contaminação e prejuízos para nossa vida, por isso devemos ter todo o cuidado com aquilo que falamos, pois, segundo Provérbios 18: 21 "a morte e a vida estão no poder da língua". A Palavra de Deus apresenta uma grande quantidade de exortações a respeito do cuidado que devemos ter com aquilo que falamos, como por exemplo: "o que guarda sua boca e sua língua, guarda sua alma da angústia" (Prov. 21: 23). O uso da palavra é algo de poder incalculável, de modo que através da palavra o rumo da nossa vida será determinado (Rom 10: 9). Jó disse certa vez: "nunca os meus lábios falarão injustiça, nem a minha língua pronunciará engano" (Jó 27: 4).

A JANELA DOS OUVIDOS 

Outra coisa que devemos ter cuidado é com aquilo que estamos ouvindo. Muitos têm sofrido por dar ouvidos a conselhos que não procedem do Senhor. O mundo hoje está cheio de falsos conselheiros que têm encaminhado muitos que lhes dão ouvidos, para o abismo. Colegas de colégio e até mesmo parentes que não conhecem ao Senhor, não são as pessoas indicadas para buscarmos direção para nossa vida. Provérbios 17: 4 diz: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna". O Salmo 1 chama de bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios... antes tem o seu prazer na Lei do Senhor. O apóstolo Paulo escreveu que: "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus" (Rom 10: 17). O Senhor Jesus disse que as suas ovelhas conhecem a sua voz e não ouvem a voz dos estranhos (Jo 10: 3,

Tudo aquilo que entra através das "janelas" da nossa vida, segue direto para a mente e para o coração, determinando o nosso caminhar e o nosso destino (Prov. 4: 23). A Palavra de Deus diz que há dois caminhos diante do homem: o caminho da vida e o caminho da morte. Um destes dois caminhos está no coração de cada pessoa, dependendo daquilo que está penetrando no seu interior, através das "janelas" do seu "palácio". O propósito do inimigo é introduzir a morte pelas janelas da vida, e para isso ele não escolhe idade ou outro fator. Se possível, quanto mais cedo melhor para ele. Hoje nós podemos ver que muitas crianças e jovens estão expostos à ação do inimigo, quando são abandonadas à sua própria sorte nas ruas e praças desta vida, pois seus pais já foram vencidos. Precisamos cuidar de nossas vidas, de nossas janelas e de nossos palácios, para que possamos dar segurança às nossas crianças e jovens através da Palavra do Senhor nosso Deus, ensinando-as a manter fechadas para o mal, as janelas de suas vidas, abrindo-as apenas para aquilo que procede do Senhor.

Wallace Oliveira Cruz

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário