05 abril 2015

O Impacto Do Túmulo Vazio


O Pregador

Link to O Pregador

 
O Impacto Do Túmulo Vazio
Texto: João 20:1-29
Introdução: A ressurreição de Jesus Cristo foi um evento "impactante". Ela tem causado um enorme impacto sobre as pessoas de fé ao longo dos tempos. Deus o planejou para que pudesse ter um impacto sobre a vida das pessoas. Ele foi planejado para que você possa conhecer, aceitar e crer em seu Filho.

Vamos considerar o impacto que a ressurreição pode causar na vida de uma pessoa.

1. A mensagem por trás do túmulo vazio dá nova paixão para a vida.

A paixão é uma emoção importante que dá vitalidade à vida. A presença da paixão pode iluminar toda a vida.
Ilustração: Na semana passada eu li sobre um pastor metodista que estava continuamente se gabando para seus amigos pastores batistas sobre a grandeza de sua igreja. Não importava o que eles diziam, ele sempre encontrava uma maneira de afirmar que os metodistas eram melhores. Ele tinha paixão. Eventualmente seus amigos se cansaram disso e decidiram fazer uma brincadeira com o pastor Metodista. Um dia eles colocaram um sonífero no café do pastor e ele caiu em um sono profundo. Levaram-no até o cemitério, deitaram-no em um caixão emprestado, ao lado de uma sepultura recém cavada. Eles se esconderam atrás dos arbustos para ver o que iria acontecer. Meia hora mais tarde, o pastor Metodista começou a despertar. Bocejando e olhando em volta, ele começou a notar o caixão, as lápides e a cova aberta. Então ele gritou: "Amém! Aleluia Louvado seja o Senhor o dia da ressurreição chegou e os metodistas são os primeiros a ressuscitar!"[post_ad]Olhe para os personagens bíblicos em João 20. Houve uma óbvia falta de paixão em suas vidas. No versículo 11, vemos Maria do lado de fora do túmulo chorando. Ela estava desanimada. No versículo 19, vemos os discípulos trancados em um quarto temendo por suas vidas. Eles estavam paralisados ​​pelo medo. No versículo 24 vemos que Tomé tinha ido sem permissão. Seu nome, antes deste evento, era sinônimo de dúvida. No entanto, ao estudar este capítulo vemos Jesus trazer vida, paixão e vitalidade aos Seus seguidores. No versículo 2, Maria Madalena vai ao sepulcro. No versículo 4 dois dos discípulos de Jesus correm para o túmulo. À medida que os acontecimentos se desdobraram as suas dúvidas foram removidas e o drama emocional tornou-se uma paixão da vida. No versículo 17, depois de descobrir a verdade da ressurreição, Maria abraça Jesus em um aperto de morte. No versículo 20, depois de descobrir a verdade da ressurreição, os discípulos estavam "muito felizes". No versículo 28, encontramos Tomé fazendo uma magnifica declaração de fé. Em todos os três casos, você vê o dom da paixão. Jesus quer dar a você e a mim uma paixão pela vida.
 
Às vezes a vida tem um jeito de vazar a paixão do seu coração. Alguns meses atrás eu encontrei um parafuso no pneu do meu carro. Ele fez com que o pneu vazasse lentamente até se esvaziar. A vida às vezes faz isso com a nossa paixão. Precisamos de ajuda!
A. A paixão pela vida deve vir de fora de nós mesmos. A paixão e o entusiasmo que nós inventamos sempre falhará. O apóstolo Paulo escreveu muito bem. Ele disse: "Cristo em vós, a esperança da glória". O segredo da paixão e entusiasmo vem de Jesus Cristo.
B. A paixão vem do poder da nossa mensagem. Todas; menos quatro das principais religiões do mundo são baseadas em meras proposições filosóficas. As quatro principais religiões do mundo, judaísmo, budismo, islamismo e cristianismo, são baseadas em personalidades. Das quatro só o cristianismo afirma um túmulo vazio de seu fundador. Abraão, o pai do judaísmo, morreu por volta de 1900 aC, mas a ressurreição nunca foi reivindicada por Ele ... escritos budistas dizem que Buda morreu "com aquela passagem absoluta distância em que nada o que ficou para trás" ... Em 6 de junho, 632 dC, com a idade de sessenta e um, Mohammed morreu. Seu túmulo é visitado anualmente por milhares de muçulmanos devotos. Todos os milhões e milhões de judeus, budistas e muçulmanos concordam que os seus fundadores nunca saíram do pó da terra na ressurreição.

2. A mensagem por trás do túmulo vazio dá um novo propósito para a vida.

Ao estudar João 20 você nota que os discípulos encontraram um propósito para se viver. No versículo 18, Maria está espalhando a notícia da ressurreição de Jesus. No versículo 20, os discípulos estão cheios de alegria.
A. O propósito de Deus lhe dá algo grande o suficiente para que morrer.
Doze homens impotentes, camponeses, na verdade, estavam enfrentando não apenas constrangimento ou vergonha política, mas espancamentos, apedrejamento e execução. Todos os discípulos insistiram, até o último alento, que tinham visto fisicamente o corpo de Jesus ressuscitado. 
Você não acha que um desses apóstolos teria rachado antes de ser decapitado ou apedrejado? Que um deles teria feito um acordo com as autoridades? Nenhum deles fez.
Você vê, os homens dão suas vidas por algo que eles acreditam ser verdade. Eles nunca vão dar suas vidas por algo que sabem ser falso. Os apóstolos não podiam negar Jesus, porque o tinham visto face a face, e eles sabiam que Ele tinha ressuscitado dos mortos.
B. O propósito de Deus ultrapassa os efeitos insuficientes da vida.
Ilustração: Algum tempo atrás em uma entrevista, Rick Warren, autor do livro "Uma Vida Com Propósitos" disse: "As pessoas me perguntam: Qual é o propósito da vida? E eu respondo: Em resumo, a vida é uma preparação para a eternidade. Nós fomos feitos para durar para sempre, e Deus quer que estejamos com Ele no Céu. Um dia meu coração vai parar, e será o fim do meu corpo - mas não o fim de mim. Eu possa viver de 60 a 100 anos sobre a terra, mas eu vou passar trilhões de anos na eternidade. Aqui é o aquecimento, o ensaio geral. Deus quer que nós pratiquemos na terra o que vamos fazer para sempre na eternidade. Nós fomos feitos por Deus e para Deus, e até você descobrir isso, a vida não vai fazer sentido ... Nós precisamos nos perguntar: Será que vou viver para posses, popularidade, impulsionados por pressões como a culpa, amargura ou materialismo? Ou eu vou ser conduzido pelos propósitos de Deus (para minha vida)?"

3. A mensagem por trás do túmulo vazio dá um novo Poder para enfrentar a vida.

No túmulo vazio os discípulos e Maria olharam através de suas lágrimas e perplexidade em busca de respostas. Seu melhor amigo tinha morrido. Sua esperança tinha sido quebrada. Se Jesus era a esperança do mundo, por que ele morreu?
A. Nós, por vezes, nos sentimos impotentes.
• Quando não temos respostas.
• Quando não entendemos.
• Quando não podemos consertar.
• Quando não podemos estar por cima ou estar no controle.
B. A mensagem do túmulo vazio é que temos um novo poder para enfrentar a vida.
Nós temos o poder sobre a morte. Um grupo de crianças da escola traduz a preocupação da humanidade com a morte.
Algumas crianças de nove anos foram perguntadas sobre o que pensavam da morte e do morrer.
• João disse, "Quando você morrer, eles vão enterrá-lo no chão e sua alma vai para o céu, mas seu corpo não pode ir para o céu, porque está muito lotado lá em cima já"
• Jussara disse, "Só as pessoas boas vão para o céu. As outras pessoas vão para onde é quente o tempo todo como no nordeste"
• Pedro disse: "Talvez eu vou morrer um dia, mas eu espero que eu não morra no meu aniversário porque não é divertido comemorar aniversário, estando morto"
• Marta, comentou: "Quando você morrer, você não terá que fazer lição de casa no céu, a menos que seu professor esteja lá também".
C. Não só temos poder sobre a morte, como também temos poder sobre a derrota.
"quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:35-39)
 
Nós todos lutamos contra a derrota. A derrota é difícil de engolir. Estou tão feliz que Jesus Cristo dá vitória definitiva sobre a derrota.
D. Nós temos o poder sobre a morte, desânimo e sobre a dúvida.
Isto é ilustrado neste capítulo. Jesus apareceu a Maria, aos discípulos e Tomé para tranquilizá-los. Tomé demonstra um caso extremo de dúvida quanto ele enfaticamente disse que não iria acreditar, a menos que ele colocasse o dedo nas marcas dos cravos. Isso não fase Jesus. Ele permitiu Tomé colocar o dedo nas marcas dos cravos. Você não está feliz que Jesus ajuda as pessoas que duvidam? Ele não vai te rejeitei por causa de suas dúvidas. Ele ajuda os duvidosos.
 
Conclusão: Jesus quer dar-lhe nova paixão, propósito e poder. Você vai permitir que Ele lhe impacta dessa maneira? Você vai recebê-lo pela fé? Leia também: 13 Esboços De Sermões Sobre A Páscoa
 
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário