04481071_
"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!" (Mateus 6.22-23)
Qual o problema de sua vida? Aquilo que, se você pudesse mudar, mudaria? Certamente que há algumas coisas em minha vida que eu mudaria e acredito que você também na sua. Coisas que fiz e que fizeram comigo. E coisas que não fiz, que mudaria, incluindo-as na minha biografia. Acho que há pessoas neste mundo que tiveram oportunidades e bênçãos que eu não tive. E há também as que não tiveram as oportunidades e benção que eu tive. Os afortunados e sofridos enchem o mundo e somos um e outro, ao mesmo tempo, dependendo de quem nos vê. Como olhamos e sentimos a vida? Como nos vemos nela e a compreendemos?
Jesus diz que o segredo da vida está nos olhos. Olhos bons conduzem-nos a uma vida boa – cheia de luz. Mas olhos maus tornam a vida incerta e infeliz – cheia de trevas. Trevas que consomem festas, flores e amores e não encontra satisfação – que tremendas trevas são! Fisicamente, olhos bons são o que veem de perto e de longe com nitidez; veem apenas uma imagem, e não duas sobrepostas. Existencialmente, olhos bons são aqueles que veem a vida com clareza, distinguindo o que de fato tem valor do que apenas parece ter. Olhos bons nos permitem andar com segurança e viver para sermos realmente felizes.
O problema dos nossos olhos (existenciais) está em nosso coração; em nossos desejos e apegos; em nossas ambições e crenças sobre a vida. Sofremos de ilusões e distorções. Todos nós! É na comunhão com Deus, envolvidos em sua graça e amor, que está o remédio para as trevas dos nossos olhos. A comunhão com Deus nos muda de dentro para fora, nos possibilita um coração novo, valores novos, perspectivas novas. Nosso olhar alcança a eternidade e revela a transitoriedade de coisas que tantas vezes nos dominam. O segredo da vida são os olhos. Somente em Cristo podemos ter um novo coração, o seja, um olhar novo sobre a vida. Andemos com Ele!
DEVOCIONAL IBPC