A Bíblia nos estimula a apresentar ao Senhor nossas necessidades. Não somente algumas, mas todas elas. E ela nos diz, também, como é que o Senhor nos atende, após ouvir nossas petições. "Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que habita em nós..." (Efésios 3:20).
O texto bíblico nos adverte, dizendo que "as mãos de Deus não estão atadas". Existe razão para tal afirmação. Não poucas vezes, ficamos tão envolvidos em nossas necessidades e angústias que perdemos a sensibilidade de perceber o agir de Deus em nossa vida. Nossa lógica é simplista: aquilo que eu não consigo ver certamente não existe.
A doutrina de Paulo, em Efésios, pretende esclarecer esta confusão. Ao mesmo tempo que o apóstolo reconhece a legitimidade daquilo que "pedimos ou pensamos", em nossas orações, ele acrescenta um detalhe essencial. A capacidade divina de responder às nossas orações suplanta todos os limites humanos. Espirituais ou intelectuais. E é neste "muito mais" da natureza divina que devemos depositar a esperança das respostas às orações. Felizmente a providência do Senhor é infinita. O Senhor faz de acordo com a Sua infinitude e não de acordo com nossas limitações. E é por isso que "o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis". Ele responde, sempre, infinitamente mais do que pedimos ou, sequer, imaginamos!
DEVOCIONAL AMOR EM CRISTO