montanhas-lago-wallpaper
A espiritualidade não pode depender dos sentidos ou dos sentimentos.
A fé na palavra de Deus é a base sólida de uma espiritualidade sadia. Fé não é sentimento. É certeza, convicção. Por meio dela, nosso espírito tem acesso a Deus e ao mundo espiritual. Fé é a certeza das coisas que (ainda) não vemos, como nos afirma a carta aos hebreus.
Observemos a firmeza da fé nas palavras do apóstolo: "Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus..." (Rm.8.28). Paulo não disse: sentimos ou vemos, mas sabemos. É algo claro, concreto e inabalável. Se Deus disse algo, nós sabemos que isso é realidade. Não dependemos de sentir ou ver alguma coisa.
Quando Jó estava mergulhado em sua tribulação, ele disse: "Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra" (Jó 19.25). Se Jó fosse depender de seus sentidos e sentimentos, estaria perdido.
Mesmo que a realidade exterior tente me convencer do contrário, eu devo permanecer firme pela fé. As circunstâncias podem ser adversas, mas a palavra de Deus permanece imutável. Se estivermos firmados nela, também seremos inabaláveis.
Os sentimentos não podem ser ignorados, mas não podemos ser controlados por eles. Assim como os sentidos físicos, as emoções são importantes na experiência espiritual, mas não são determinantes. Quem vive movido por sentimentos, ou impressionados pelas circunstâncias, será uma pessoa instável na fé e sempre desconfiada em relação às promessas de Deus.
Vivendo pela fé seremos firmes. "Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre" (Salmo 125.1).