"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3.17-18
Este texto bíblico fala de uma pessoa que decidiu fazer de Deus a fonte de sua alegria. Estamos mais habituados a pessoas que fazem de Deus a fonte de ousadia, de autoconfiança (tudo dará certo!) e até mesmo de orgulho (que os separa das pessoas "do mundo"). Habacuque faz de Deus a fonte de sua alegria. Quando Deus é a fonte de nossa alegria, compartilhar nossa fé é algo natural e gostoso! Qual o segredo de Habacuque?
A leitura de sua profecia nos mostra que ele não nasceu com essa visão da vida! Houve tempo em que ele se angustiava tentando encontrar uma coerência no seu mundo, uma linha de justiça que garantisse bênçãos aos bons e punição aos maus. Ele chegou a questionar Deus sobre seu silêncio diante das maldades dos homens, afinal, Deus não deveria consertar as coisas?! Perceba que essas questões que tanto alimentam a descrença e fortalecem os argumentos dos ateus não é nova. Mas o resultado da jornada espiritual de Habacuque não foi o ceticismo, mas uma fé firme, que se elevava acima das circunstâncias.
Habacuque mudou quando ele decidiu viver pela fé. Nem a justiça nem a bondade de Deus precisavam mais ser provadas – ele creria contra as evidências! Ele aprendeu que a bondade de Deus não precisa ser comprovada pela coerência na vida humana. Mas, ao contrário, que o desacerto da vida humana encontrava resposta na bondade de Deus! Ele descobriu perfeição por trás das cortinas do tempo!
Habacuque se humilhou, creu e decidiu se alegrar em Deus! Diante das adversidades também podemos escolher crer e nos alegrar em Deus. Este é um exercício de fé que nos conduzirá à maturidade espiritual. Ore e peça a Deus que lhe ajude a confiar e viver seu dia pela fé, enquanto "a figueira não floresce".
DEVOCIONAL IBPC