27 abril 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 26 Apr 2015 08:00 PM PDT
Antes entenda o que é uma Exegese Bíblica - Aqui




Juízes 9.7:15

No relato de Juízes 8:22, 7:7, 8:31, 9:5, Gideão é uma figura dominante: Juíz de Israel, suas atividades estavam concentradas no norte do país. "Então os homens de Israel disseram a Gideão: domina sobre nós, tantu tu como teu filho e o filho de teu filho; porquanto nos livraste da mão dos Midianitas".
    
Após a morte de Gideão, um dos seus filhos decidiu que o reino não seria uma má idéia. Ele tomou o nome de "Avi-Melech" Abimeleque, que significa "meu pai é rei" ( Juízes 8:31 ), e declarou aos seus parentes em Siquem que iria competir para monarca, seu primeiro passo foi livrar-se de todos que se opuseram a ele, isto é, aos setenta filhos que Gideão tivera através de suas mulheres, na cidade de Ofra. Isto, ele o fez, matando a todos "com uma só pedrada" ( Juízes 9:5 ). Logo após Abimeleque retornou à cidade natal de Siquem como um heroi, coberto de fama e glória.
    
Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquem e toda a casa de Milo, e foram e levantaram Abimeleque como rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquem. ( Juízes 9:6 ).

Jotão porém o único filho de Gideão que se escondera, e escapou à matança, não estava de acordo com o murmúrio da instalação de Abimeleque como rei. Enquanto a muntidão estava comemorando a coroação, Jotão subiu e permaneceu no monte Jerezim, e gritou de própria voz, do topo do monte: " Ouvi-me a mim, cidadãos de Siquem, e Deus vos ouvirá a vós" ( Juízes 9:7 )

    Espinheiro

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Seria impossivel conhecer as palavras de Jotão nesta parábola das árvores, sem se conhecer a verdadeira identificação do "ATAD" (Espinheiro), ao qual Abimeleque é comparado. Então todas as árvores disseram ao "ATAD" : Este é Abimeleque..., como atad é coberto de espinhos, assim Abimeleque estava coberto de mau comportamento.

Uma caracteristica do espinheiro é a sua relativa imobilidadee ao vento. Ao sopro de uma brisa forte os arbustos e árvores se encurvam e balançam, entretanto, isto não ocorre com o espinheiro. Trataça de uma espécie de sarça, que cresce de meio a dois metros de altura, sendo que algumas espécies podem atingir até três metros, seu diâmetro pode alcançar dois metros ou até mais. No meio de outros de sua própria espécie formam-se moitas intricadas sendo usadas como cercas indevassáveis.
    
" Fogo virá do atad e consumirá os cedros do Líbano...
 mas senão, saia fogo de Abimeleque, e consuma os cidadãos de Siquem e das casas de Milo, que consuma Abimeleque." (Jz 9:20).
    
As palavras de Jotão são sarcásticas, e houve sabedoria esperada na párabola. É inconcebivel que os que ouviam dessem ouvido ou abrisse o coração às palavras de Jotão, relativas a este homem escolhido para governar por causa de sua força, carismoa e qualidade de liderança. Tal parábola teria insultado os eleitores de Abimeleque.
    
Sabemos pela palavra ( Jz 9:23; 45:57 ), que a parábola de Jotão teve seu efeito.
    
Pela narrativa do livro de Juízes, Jotão foi sábio, vendo o que havia de acontecer como um resultado do governo de Abimeleque.
    
Por outro lado, Abimeleque à época de seu coroamento era incomenssuravelmente mais poderoso que Jotão. O que fez o homem sábio para depreciar o homem forte conhecido pelo seu poder ? Jamais ele poderia retratá-lo como fraco e sem importância. Ao contrário ele publicamente reconhecia sua força e seu carisma, mas juntamente com isto encontrou um modo para revelar sua fraqueza, que não estava imediatamente aparente, mais gradualmente o apresentou ao escrutínio e prova dos admiradores cegos.
    
O espinheiro tinha que ser uma árvore cuja altura e sombra superasse estas qualidades dos candidatos para o reinado ( a oliveira, a fiqueira e a videira ). O espinheiro é também uma árvore que produz frutos e cujo fruto, entretanto, não é importante o bastante para a árvore rejeitar o reinado por causa deles. Quanto ao fogo, seus galhos devem se ignar facilmente e queimar tão ferozmente, como ameaçar todos atads da vizinhança.
    
O espinheiro portanto comparado a Abimeleque foi "Ziziphus 
Spina Chisto ". Trata-se de uma planta tropical que veio a Israel da Africa; o Atad espalhou-se através das planícies de Israel, em toda sua largura e comprimento. Pode ser encontrado não somente no vale do Jordão, nos declives do Mar Morto, no Aravá e nos vales que conduzem a estes, e no Nequeve, na planície costeira, bem como, em lugares como nas encostas altas dos leitos dos rios secos, na vizinhança de Siquem, parece que o atad, excede no seu crescimento, porque suas raízes profundas e esparramadas, dominam grandes áreas de crescimento.
    
No verão e nos primeiros dias da estação chuvosa, os galhos abundam com flores pequenas de cor amarelo e acinzentado, com um forte cheiro que atrai abelhas que ajudam na polinização. Os numerosos frutos que se desenvolvem na árvore, parecem pequenas maçãs. O Talmude chama estes frutos de "Rimin" e foram listados entre os "Kalin sh'b'dmai".
    
Os Rimins são comidos verdes, e tem o gosto de uma maçã azeda. Quando chegam à forma de uma laranja brilhante, ou de um vermelho leve, eles são doces, porém sem suco. Quando caem da àrvore, têm gosto amilácio e são próprios para cozinhá-los e fazer géleias. Um viajante faminto, sem outro alimento, ficaria cotente em comer os frutos caídos, mesmo crús.
Uma vez que as sementes do rimin são grandes, há pouco para comer, por isso o fruto não é comercial.
    
A palavra "atad" também significa "espinho", em hebraico,  sendo assim possível que o nome "atad" foi dado aos espinheiros que produzem "rimin" afim de distingui-lo do seu parente com menos espinho-o "Ziziphus jujuba" que produz o Shizafin.
    
O "atad" é maior do que todas as outras árvores frutíferas nativas de Israel e lança uma larga e pesada sombra debaixo de seus galhos. Um simples "atad" que cresce em pleno campo de trigo, oferece um lugar de descanso fresco, durante o tempo da colheita, para os trabalhadores do campo, ao tempo em que nas áreas de pastagem ele fornece uma pausa do sol para os pastores e suas ovelhas. Os galhos espinhosos oferecem como que ganchos para redes, pacotes e roupas: " coma o fruto e cochile na sombra do atad ", diz um provérbio àrabe. Sobrevivem ainda hoje, em Israel alguns "atadim" tal qual os que crescem perto de Hatzeva no Nequeve.
    
Esta árvore durante os dias do Palmach serviu como um marco visível de muito longe, às unidades da força Judaica, pelo estabelecimento do moderno estado de Israel, que buscavam a força de àgua em Hatzeva.
    
Foi uma árvore antiga que alcançou tal produção, tendo servido de lugar escolhido durante a procissão do funeral de Jacó quando transportado da terra de Gosén, no Egito, para a caverna de Machpela, em Hebrom (Gen 50:7-10). ( no original hebraico trata-se do atad ).
    
O atad é portanto benéfico, de muitas maneiras, aos pastores e às colheitas de trigo, conhecida entretanto como nocivas às árvores frutíferas. É uma árvore forte, cujas raízes espalham-se num largo círculo e compete com as raízes de outras árvores, com um vigor que as outras árvores frutíferas não podem rivalizar. Um agricultor para ter sucesso no seu pomar terá que cortar primeiro todos os "atadims" da vizinhança, pois os pequenos brotos podem se tornar em grandes árvores.
    
Uma vez cortadas as árvores, com vistas à extinção do atad elas se tornam em excelentes cavacos; tanto os galhos finos quanto os grossos pegam fogo e queimam brilhantemente, gerando muito calor e pouca fumaça. É produzido então uma assolação natural entre o atad e as chamas consumidas pelo fogo, frequentemente grupo de galhos do atad se desenvolvem para baixo, alcançando verdadeiramente o chão.
     
Por causa dos espinhos (a base de cada folha tem duas folhas secundárias que se tornam em espinhos: a fase exterior de uma se assemelha a um Javali e a outra é curva como um gancho). Estes grupo não são forraginosos para ovelhas e cabras.
    
Para permitir acesso ao tronco da árvore(em busca de sombra ou para abate-la) os galhos da parte baixa e que se penduram são algumas vezes queimados a medida que crescem. Os galhos mais finos e os espinhos são queimados pelo fogo. O fogo fora de controle não dá nem para imaginar o que poderia acontecer.
    
Esta familiaridade, então com o atad explica amplamente a sabedoria da parábola de Jotão: as árvores estavam em busca de um rei,desenganaram das boas árvores frutíferas, nenhuma estava disposta a aceitar o reinado, por isto todas elas se voltaram para o "atad". Embora seu fruto não esteja entre o fruto de qualidade, antes porém seu tronco é alto, sua folhagem é  esparramada e tem força bem como agudos espinhos; embora Jotão rebaixasse a qualidade do fruto, reconhece a força do muito admirado Abimeleque e sua habilidade para governar.
    
Sem dúvida, Jotão vence em lisonjear o julgamento dos cidadãos de Siquém, embora o atad concite a todos a se refugiarem em sua sombra, o que parece uma lógica demanda, siginifica lançar uma centelha de advertência a cada agricultor, familiar com as chances de uma árvore frutífera crescer ou mesmo sobreviver: na sombra de um "atad".
    
Quando Jotão diz "venha e viva a minha sombra" ele expressa com poucas palavras o que o profeta Samuel descreve ao longo, quando responde ao povo que pedia a ele um rei. ( 1 SAM 8:11-17 )
     Diante do aviso de Jotão, mesmo o mais ardente admirador de Abimeleque.
    
 "São vier fogo do atad e consuma os cedros do Libano"
    
Com estas palavras Jotão pintou um quadro claro e terrível para o povo de Siquém; pode-se sentir o poder de suas palavras, considerando a importãncia do lembrete, o "atad" cresce somente em lugares baixos de Israel; e não em áreas montanhosas.
    
Cedros por outro lado, crescem no topo das montanhas do líbano. A figura que Jotão desenha aqui é entretanto a de um fogo que se espalharia em toda a terra de Israel: dos vales as encostas, e as montanhas do líbano; qualquer pessoa que tenha visto uma floresta interminável, cujo o fogo se espalha selvagemente, consumindo tudo no seu caminho, pode entender o pavor que se encheu os corações dos cidadãos de Siquém , ao ouvirem esta profecia de Jotão; estas palavras influenciaram as reações do povo com vistas ao efeitos de Abimeleque, desde o dia em que eles o ungiram, até o dia em que eles se bandeassem juntos para traí-lo.
                              

Continua em EXEGESE BÍBLIA "A PARÁBOLA DE JOTÃO" - 3/3      



Wallace Oliveira Cruz



Posted: 26 Apr 2015 08:06 AM PDT




A carta de Judas é uma carta dirigida à igreja dos últimos dias, portanto é uma carta profética. Ela não fala daquilo que Judas estava vivendo, mas do conteúdo profético daquilo que seria enfrentado pela igreja que antecederia o arrebatamento.

O autor é Judas, irmão de Tiago e não Judas Iscariotes.

1.  Ele começa a carta falando "aos queridos em Deus Pai", numa linguagem afetiva que mostra o sentimento de amos do Senhor para com a igreja dos últimos dias. No livro de Cantares a linguagem é a mesma.

Ele também fala da igreja como "os conservados por Cristo Jesus", porque somente pelo poder do Sangue de Jesus a igreja seria preservada da contaminação do pecado (exemplo do prato de comida que estraga do dia para o outro), e também pela Revelação do Espírito Santo, pois é Ele que revela aquilo que está errado no meio da igreja e que era invisível aos olhos humanos.

2. Judas procura escrever com muita diligência, isto é, com muito cuidado, em virtude da importância dos assuntos tratados.

Ele fala da "salvação comum", que se refere à salvação no corpo, através de um processo dinâmico. A salvação é o resultado da Operação do Senhor no corpo (igreja). Quantas lutas já foram vencidas porque o Senhor revelou à igreja as dificuldades existentes. Se um pastor está de pé é porque existe um corpo orando pela sua vida. Se alguém sai do corpo, perde a bênção da vida que se manifesta no corpo (exemplo do pastor que sofreu um acidente que deveria ser fatal, e que teve sua vida preservada pela oração da igreja, porque o Senhor havia mostrado o acidente antes). 

Judas também exorta a igreja a "batalhar pela fé", pois a fé não é um sentimento, mas uma regra de vida. Vejamos os exemplos de Abraão, Noé, Davi, Daniel e tantos outros. Estes servos não "acreditaram" simplesmente, mas "viveram" a fé nos momentos em que foram provados e por toda a vida. Existem hoje em dia os chamados "cristãos ateus", que não crêem em Deus, mas aceitam a "filosofia de Jesus". Isto não é fé. Fé é praticar as obras da fé, é ser dirigido pelo Espírito Santo, é andar na revelação.

Batalhar pela fé é lutar para ser dirigido pelo Espírito Santo, andando na revelação. Esta fé foi dada aos santos, aos separados, e não ao mundo. No entanto o mundo diz que crê.

3.   Por que Judas escreve estas coisas à igreja? porque a igreja está vivendo a   expectativa da volta de Jesus e a situação destes dias é de extrema corrupção, por isso ela precisa atentar para todo o ensino da carta de Judas. O mundo está em trevas nesta hora em que a igreja se prepara para a saída (é como Israel no Egito), a morte (pois o mundo não tem vida) tem imperado também. O homem se corrompeu, afastando-se dos bons princípios e dos bons costumes. Ele amou mais a criatura que o Criador, e até a sua mente foi contaminada. Nós observamos isso até nas crianças, pois a pureza que lhe é peculiar tem desaparecido. Seus instintos são malignos, pois o mundo tem ensinado estas coisas (exemplo da menina de 5 anos no consultório médico). A adolescência e a juventude tem sofrido um ataque terrível de todos os lados e é comum a gravidez na adolescência e na juventude, bem como o uso de drogas. Tem-se incutido na mente um desejo de liberdade que na verdade conduz à escravidão (exemplo da mocinha de 14 anos que ia ganhar do pai um apartamento para morar sozinha depois dos 15 anos). Tudo isso é o produto de um ensino transmitido insistentemente através dos meios de comunicação, por mentes corrompidas pelo pecado e toda sorte de males e enganos. As pessoas que escrevem para revistas e programas de TV, muitas vezes fazem uso de certos meios de inspiração, são pessoas que tiveram seus lares destruídos e são comprometidas com as trevas, de modo que tudo que produzem são o resultado de suas experiências pessoais. O homem hoje em dia está alucinado e tem agido como um irracional, quem usa drogas hoje em dia não é o barbudo e o esfarrapado que vive nas ruas, mas o homem bem posicionado socialmente e economicamente. Aquilo que é produzido por novelas e outros programas de TV tem provocado males profundos, principalmente nos adolescentes e crianças. O desrespeito aos pais, a destruição das relações familiares, a deturpação do casamento e outros valores morais, são exemplos do ensino que está sendo feito pelas emissoras de televisão.

    Diante de tudo isso, a igreja corre perigo e a luta do Espírito Santo é preservar a igreja através da "revelação", mas se nós não estivermos atentos, o que poderá acontecer? o mal entra sorrateiramente dentro da igreja sem que ninguém perceba, como faz referência um termo na versão francesa: o mal entra "escorregando" e se não for detectado ele se estabelece com seus maus costumes (exemplo do rapaz todo efeminado que entrou na igreja).

4.   A igreja tem que ser protegida de tudo isso. É preciso vigilância. O problema de Sodoma e Gomorra foi carne; o perigo hoje é que o adversário está operando na mente das pessoas, conduzindo muitos a achar que tudo é normal (exemplo do menino de 8 anos que o Senhor mostrou com 20 anos, totalmente efeminado, porque sua mãe colocava uma roupa toda de rosa com uma bolsinha da irmã, com mamadeirinha, chupetinha, mãozinha de coelho e etc).


A situação da religião no mundo é profundamente grave, pois prega um evangelho corrompido e falido sem "frutos do espírito", cheio de contaminações.

A religião do mundo atual entrou pelo Caminho de Caim. Registramos aqui dois importantes erros que Caim cometeu: ofereceu o fruto da terra ao Senhor e matou Abel, que ofereceu o cordeiro, ou seja, Caim (religião) oferece aquilo que é fruto de sua limitação humana, aquilo que parte de seu próprio "eu", o que é terreno, passageiro, que não tem nenhum valor espiritual, se aplicam em fazer apenas boas obras (podemos fazer boas obras mas não para sermos salvos), não já revelação e entendimento da profecia a respeito da figura do Cordeiro, oferece o que é fruto de seu próprio esforço humano sem a busca em saber qual a direção do Espírito. Por isso é que a religião está falida espiritualmente, entrou pelo caminho do fruto da terra, do materialismo, não se vê a preocupação exclusiva com a eternidade; Caim também matou aquele que havia oferecido o Cordeiro, ou seja, trazendo para os nossos dias, a religião (Caim) mata todos os dias a profecia do Cordeiro, aniquila totalmente a figura da Salvação (Jesus).

A religião entrou pelo caminho de Caim, ela está preocupada com aparências e com boas obras e tudo isso é fruto da terra. A religião se preocupa com obras sociais e falha em tratar do problema básico, que é a estrutura familiar. O Evangelho pode ser essencial se vivido corretamente, mas a religião se preocupa em mostrar obras; ela faz creches, trabalha com menores abandonados, etc. coisas muito boas, mas secundárias em relação ao que realmente resolve os problemas. O fundamental é a revelação. Caminho de Caim negar o Sangue de Jesus, negar a Consulta a Palavra. (Wallace Oliveira Cruz).

Vejamos o que nos fala a Bíblia King James Atualizada sobre o caminho de Caim:

O caminhar de Caim foi constituído de egoísmo, ódio, inveja e homicídio (Gn 4:3-4; Nm 22:1-35; 1 Jo3:12). (KJA nota: página 2460).



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A religião também foi levada pelo engano do prêmio de Balaão. Balaão foi levado pelo seu interesse material. É como a religião do mundo atual, está interessada e "levada" pelo materialismo, é o ministério profissional (prega a palavra em troca de dinheiro), a religião promove verdadeiros leilões por "pastores", seu ministério é totalmente comprometido com favores e dívidas pessoais, com agrados a pessoas que são tidas como especiais.

Vejamos o que nos fala a Bíblia King James Atualizada sobre o engano do prêmio de Balaão:

O erro de Balaão foi deixar-se  dominarpor cobiça e imoralidade (2 Pe 2:14; Cl 3:5; Ap 2:14) (KJA nota: página 2460).


É importante dizer que à medida que agimos fora da orientação e da direção daquilo que o Espírito Santo está querendo para nós, então somos "levados" pelo engano do materialismo e ficamos perigosamente sem o Espírito Santo em nós.

A religião pereceu na contradição de Coré. Coré se levantou contra Moisés e Arão, contra o ministério que Deus havia conferido a eles sobre a congregação de Israel. Coré desprezou as revelações que o Senhor tinha dado a Moisés e não achava mais necessário a santificação do povo afirmando que o povo já era santo e que Deus estava no meio dele não havendo assim necessidade de Moisés e Arão estarem à frente do povo. A religião (aqueles que são religiosos, não tem obra revelada em si mesmos), por não terem a presença do Espírito Santo em suas vidas, caem no mesmo erro de Coré. Alguns acabam se levantando contra o ministério que o Senhor levantou e inclusive levam alguns com eles nesta rebelião. São aqueles que falam mal de pastores, que não aceitam o ministério que está sobre eles, que não obedecem uma determinação que é dada pelo responsável, não temem e não consideram que os ungidos são homens separados e ungidos por Deus para o ministério e que a Palavra fala que eles não sejam tocados (atingidos). O pior de tudo é que pessoas com as características que acabamos de mostrar não se corrompem a si mesmo apenas, mas geralmente levam alguns com eles.


Vejamos o que nos fala a Bíblia King James Atualizada sobre Coré:

Corá representa a insubordinação e a revolta contra toda a ordem estabelecida por Deus. Comportamento de parte da liderança cristã da época de Judas, a qual apostatando da fé estava dividindo a Igreja (Nm 16:1-35; 3 Jo 9:10). (KJA nota: página 2460)


5.   O Senhor deseja alcançar estas pessoas, aquelas que querem a bênção. Elas podem vir, mas o pecado tem que ficar fora (exemplo da mocinha que se converteu e passou a contar suas experiências mundanas aos outros jovens da igreja).

Estrelas cadentes que aparecem por um momento, alcançam fama e fortuna, e de repente desaparecem tragicamente mergulhando nas trevas.

Ondas que escumam suas próprias sujeiras; as biografias de muitas pessoas idolatradas, retratam uma vida de devassidão e miséria terríveis. Podemos citar o caso de Merilyn Monroe, Rock Hudson, Elvis Presley e outros.

Judas mostra que o mundo está debaixo de um juízo. As catástrofes naturais, os terremotos, as pestes e guerras, são juízos do Senhor sobre os habitantes deste mundo. Um cientista declarou que o vírus HIV está desafiando a medicina, porque é um vírus dos mais simples e frágeis que existem, mas que adquiriu uma característica diferente, pois ele é capaz de se transmutar de acordo com o meio em que vive, transformando-se em outro vírus. Este cientista afirmou também que é como se a natureza estivesse protestando contra a "quebra da ordem da natureza".

O homem tem agredido as leis de Deus e tem colhido resultados catastróficos por isso. Vejamos o resultado da libertinagem, do uso das drogas, da violência e de todo tipo de iniquidade praticada pelas pessoas.

O apelo final de Judas diz: "Mas vós amados, edificando-vos a vós mesmos sobre vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna...

Tudo isso o Senhor está preparando para um povo que tem se conservado na revelação, a Glória do Senhor breve se manifestará no arrebatamento da igreja.

MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!


Wallace Oliveira Cruz

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