26 abril 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 25 Apr 2015 08:00 PM PDT
Antes entenda o que é uma Exegese Bíblica - Aqui

Texto: Juizes 9: 7 - 15


No tempo dos Juízes, Israel não tinha rei. Eles não eram organizados politicamente nem socialmente como nação, mas viviam como tribos que cultivavam a terra e criavam rebanhos. Gideão foi um dos principais Juízes de Israel, quando o Senhor o chamou para libertar os israelitas do jugo dos amalequitas. A primeira orientação que Deus deu a Gideão foi que ele destruísse os ídolos da casa de seu pai, quebrando assim a influência e a herança que recebera de sua família. Gideão mostrou com isso que estava consciente do chamado do Senhor.

Após a sua vitória contra os seus inimigos, os israelitas quiseram fazer de Gideão seu rei, mas ele não aceitou. Um de seus filhos chamado Abimeleque, se apresentou desejando o cargo, e para isso matou todos os seus irmãos, para que não houvesse concorrentes. Um de seus irmãos, o mais novo, conseguiu escapar da matança. Seu nome era Jotão, o qual proferiu uma parábola para todo o Israel, advertindo-o contra o reinado de seu cruel irmão Abimeleque. A parábola fala de árvores que buscam um rei que reine sobre si. As árvores representam homens.

A OLIVEIRA - Tipifica a unção, o derramar do Espírito Santo e os dons espirituais na vida da igreja. As revelações e a direção que o Senhor pelo seu Espírito tem dado ao seu povo.

A FIGUEIRA - Representa aquilo que está ligado a Israel como nação. É a profecia que veio através dos profetas do Velho Testamento. As revelações contidas nos escritos dos profetas e na história do povo de Israel.

 A VIDEIRA - Aponta para a Igreja, para o plano de Salvação através do Sangue de Jesus, o novo nascimento, a doutrina de Corpo (cacho de uvas), o louvor a glorificação e a graça.

O ESPINHEIRO - É tudo aquilo que é próprio da natureza humana e que fere os outros. É aquilo que é ruim e que não dá fruto algum. É a mentira (não tem sombra), a  maledicência, o preconceito, a falta de amor, etc. no meio da igreja. O espinheiro quando se estabelece é como fogo que destrói o cedro (Obra).

O CEDRO - Tipifica a Obra do Senhor. O cedro é uma árvore gigantesca, com um tronco reto, de madeira de lei,  que chega a 30 m de altura por 5 m de diâmetro. É muita pretensão do espinheiro querer queimar uma árvore como o cedro.


Nós temos que cultivar na igreja hoje em dia  a Oliveira, a Figueira e a Videira. Aquilo que elas representam espiritualmente precisam reinar no nosso meio. Se elas não reinarem, o Espinheiro termina reinando, e quando isso acontece, o Cedro, que é tipo da Obra, corre o risco de ser destruído.

Podemos citar como exemplo prático o Culto Profético. Ele depende da unção e dos dons espirituais, além da profecia e da participação do Corpo para ser cumprido. Se a igreja falhar em cultivar a unção, a profecia e a graça do Senhor, quem vai acabar se estabelecendo é o espinheiro. Ele é a religião, a falta de sabedoria e outras coisas que destroem a Obra do Espírito. A pessoa que cultiva o espinheiro se torna como ele mesmo, isto é, produz espinhos e queima-se facilmente (quando chamada a atenção). Há um juízo do Senhor para o espinheiro (Miq 7: 4).


Continua em EXEGESE BÍBLIA "A PARÁBOLA DE JOTÃO" - 2/3    


Wallace Oliveira Cruz


Posted: 25 Apr 2015 05:32 PM PDT




Leia também: 


EU, TODAVIA, ME NÃO ESQUECEREI DE TI... (DEUS CUIDA DE VOCÊ)


Salmos 27:10

"Ainda que meus pais me abandonem, o SENHOR cuidara de mim."

Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o SENHOR me acolherá. (KJA)

Queridos, quero falar nesse texto sobre o cuidado especial que Deus tem por nós. Quantas vezes sentimos que ninguém se importa conosco, e que se morrêssemos hoje, neste momento, ninguém sentiria falta de nós.

Mas não se iluda! Esse pensamento muitas vezes é colocado em nossa mente pelo nosso inimigo, para que nos afastemos de Deus e não recebamos suas bençãos.

"Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus."

Romanos 8:39

Deus nos ama e está atento a tudo que acontece em nossa vida, por mais que muitas coisas aconteçam e tentem fazer com que acreditemos que Deus nos abandonou e nem se importa com nossa vida. O amor de Deus por nós é incondicional e não exige nada em troca.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

João 3:16

Por mais que todos te abandonem, Deus nunca nos abandonará! Na palavra está escrito que Ele cuidará de nós, então o mundo pode nos odiar e nos abandonar, nossa família pode nos deixar e nossos amigos nos virarem as costas. Porém, nosso Deus cuidará de nós! E se Deus é por nós, quem será contra nós?


Não desista e não desanime, a tempestade pode vir sobre sua vida, mas nosso Pai é muito maior e muito mais poderoso que toda luta e toda barreira que possa se levantar contra você. Creia em Deus e tenha a vitória! 


Posted: 25 Apr 2015 03:14 PM PDT



Muitas pessoas colocam em dúvida ser a Bíblia a Palavra de Deus. Alistamos três evidências de que ela é a inerrante, infalível e suficiente Palavra de Deus:


1) UNIDADE NA DIVERSIDADE - A Bíblia foi escrita em 1.600 anos. Foram mais de quarenta escritores de lugares diferentes, de culturas diferentes e nunca houve contradição entre seus autores.

2) CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS - São mais de 3 mil profecias que se cumpriram literalmente. Se isso fosse coincidência, teríamos uma probabilidade de dez elevada a décima oitava potência.

3) AUTORIDADE ESPIRITUAL - A Bíblia tem sido o instrumento de transformação de pessoas, famílias, culturas e sociedades ao longo dos milênios. O livro mais publicado em toda a história da humanidade.

Bíblia a Palavra de Deus


LEIA MAIS ARTIGOS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO: 

A BÍBLIA - FÉ E PRÁTICA

EI VOCÊ! LEIA A BÍBLIA!



Posted: 25 Apr 2015 01:05 AM PDT



NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO


I Coríntios 15: 19

Ora, se a nossa esperança em Cristo se restringe apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos. A ressurreição dos crentes. (KJA)

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (JFA)


INTRODUÇÃO

Quando Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, a multidão que o seguia ia dando glórias e louvores a Deus por todas as maravilhas que tinha visto, dizendo: "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor".
        
O povo de Israel vivia naquela ocasião, por longos anos, sob o domínio do império romano, e esperava impacientemente o surgimento do Messias prometido, que iria libertá-los, como supunham, de toda aquela opressão, pois os romanos governavam com mão de ferro e o povo não suportava mais aquela "humilhação".

"O apostolo Paulo, cheio do Espírito Santo, nos mostra que não devemos nos apegar a este mundo. Não podemos comprar a Deus, pois Ele é o dono do ouro e da prata (Ageu 2:8). Nós não podemos manipular a Deus com o nosso dinheiro, porque Deus não aceita recompensas (Deuteronômio 10:17)."


DESENVOLVIMENTO

Quando Jesus surgiu pregando sua doutrina e falando de libertação, todos pensavam que Ele estava falando de sua libertação política, social e econômica da tirania de Roma. Eles não perceberam que Jesus falava em termos espirituais e eternos, de modo que a maioria viu em Jesus a solução para seus problemas seculares e imediatos.
        
No dia em que Jesus entrou em Jerusalém, sendo glorificado por todos, a expectativa era de que Ele iria operar um grande sinal, ou quem sabe promover alguma revolta contra os romanos (Lc 24: 21) , conduzindo todos à emancipação tão sonhada. No entanto, os dias se passaram e nada daquilo que aquela multidão entusiástica esperava, aconteceu. Jesus não promoveu qualquer ato de revolta em Jerusalém, não falou uma palavra sequer contra os odiosos romanos, e aos poucos o ânimo e as esperanças da multidão foram se alterando. No final daquela semana, a disposição, os sentimentos e os pensamentos de todos estavam completamente opostos aos do início.
        
Quando Pilatos colocou Barrabás e Jesus diante daquela multidão, que no início o "carregou nos braços", para que escolhesse qual dos dois deveria ser solto, ela pediu a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus.
        
O que teria levado aquelas pessoas a uma mudança tão brusca e radical dos seus sentimentos, atitudes e opiniões? Foi exatamente o fato de esperarem em Cristo somente para esta vida, e não para a vida eterna.   
        
Apesar de Jesus ter falado claramente, quando entrou em Jerusalém, que importava que o grão de trigo caísse na terra e morresse, para gerar muitos frutos, ninguém entendeu o significado de suas palavras. Apesar do testemunho dado pelos céus em concordância com a afirmação do Senhor, a multidão permaneceu incrédula em relação às coisas espirituais, e com a visão fixada num Jesus que iria resolver seus problemas seculares, e de cunho meramente material, tornando suas vidas mais fáceis e confortáveis. Muitos ali queriam que suas preocupações fossem removidas para  terem mais facilidades nas suas vidas de pecados.  

Mas foi exatamente através de sua crucificação e ressurreição que Jesus concretizou o Plano de Libertação da Humanidade, concebido pelo Pai na eternidade (Jo 12: 32). Esta libertação não se refere à algo restrito a um plano simplesmente terreno ou de âmbito humano, e sim de uma dimensão imensamente maior, de uma libertação do poder do adversário, do mundo e principalmente do pecado. Libertação do poder da morte e da condenação eterna, para transmitir ao homem a salvação e a vida eterna, concedendo a ele também a comunhão com o Pai, através do Espírito Santo.

A Obra de libertação operada pelo Senhor Jesus na cruz, nos proporciona uma nova vida na sua presença, na qual nós somos capacitados pelo seu Espírito Santo a vencer, pela fé, o inimigo, o mundo e o pecado, renovando em nós a cada momento, a esperança da salvação e nos preparando para a vida eterna. Esta Obra não tem objetivos voltados para esta vida ou para este mundo, pois tudo isso vai passar com um "grande estrondo". Por isso a Palavra diz que "os que esperam em Cristo somente para esta vida, são os mais miseráveis dos homens".

A religião prega um Jesus para esta vida. Um Jesus materializado pelo pão da padaria, pela água da Sanepar, pela casa da Cohab e assim por diante. As pessoas hoje lotam templos imensos em busca de um Jesus que lhes dê prosperidade material, um bom emprego, um carro zero, que as livre de suas enfermidades, que resolva seus problemas conjugais e tantas outras coisas relacionadas com a vida temporária aqui na terra. Poucos almejam um compromisso ou uma aliança com o Senhor que se deu por eles, de modo que quando conseguem o que buscam, logo O abandonam, seguindo suas vidas para longe dele.    


CONCLUSÃO

O Senhor quer conduzir as pessoas a uma experiência íntima com Ele; uma experiência que transforme o seu viver e o desligue das coisas deste mundo para uma viva e real esperança de vida eterna. A religião tem gerado "miseráveis", pois ela só conhece Jesus para esta vida. Ela promete tudo neste mundo, mas só não promete vida eterna, pois não a conhece.

A pessoa que espera Jesus somente para esta vida, mais cedo ou mais tarde acabará por rejeita-lo despreza-lo, mas o que espera no Senhor para a eternidade, terá um tesouro nos céus.



Para finalizar gostaria de fazer o último comentário, em I Coríntios 1:18  "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."

Meus irmãos não há poder maior que a cruz de Cristo, pois foi através dela que Ele nos salvou, nos fez povo d'Ele, nos trouxe a paz, basta lermos Isaías 53 e veremos como o Senhor Jesus nos amou e sofreu para dar-nos a VIDA ETERNA e quantas vezes temos trocado isso por alegrias terrenas e passageiras?  

        
 (KJA) Bíblia King James Atualizada 
 (JFA) Bíblia João Ferreira de Almeida


Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário