18 março 2015

O CHAMADO PARA O HOMEM



O Senhor chama o homem para a realização
 da sua obra


Mateus 20:1, 3, 5, 6, 8

1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha.3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça,5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo.

6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo?8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros.


INTRODUÇÃO

O Senhor quando se reunia com os seus discípulos ele lhes falava por parábolas,  e todas tinham um significado profético e o Senhor queria mostrar ao homem que Deus em todos os tempos se preocupou em anunciar a sua salvação.


DESENVOLVIMENTO

V.1 – O pai de família que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a  sua vinha.Madrugada: - primeira hora do dia – quando o Espírito Santo leva o homem a anunciar a salvação (vinda do Messias) que foram os que viveram no passado como: Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e muitos outros.

V.3 – Hora terceira – 9 horas da manhã – Nos fala da morte e ressurreição de Jesus e do batismo com o Espírito Santo. V.5 – Hora sexta – meio dia – sol causticante; momento de grandes lutas e provas que nossos irmãos enfrentaram para testemunhar do evangelho; doutrinas; dizer e afirmar que o morto havia ressuscitado; foi um momento difícil que a igreja enfrentou, sendo levada às prisões, cruzes, arenas, fogueiras, mas mesmo assim a igreja crescia.

Depois disto, a igreja passou por um período de mil anos, chamado de feudalismo, onde o Governo administrava todos os bens e a igreja ficou todo esse período sufocada, parecia que se tinha acabado.

Hora nona – 3 horas da tarde – fala da parábola da perola de grande preço. (Mateus 13:46). Lutero, levado pelo Espírito Santo, descobre esta perola (Jesus) e a igreja ressurge com os avivamentos pentecostais que foram as tochas incendiárias do evangelho. E nisto os dons espirituais e o batismo com o Espírito Santo são novamente aflorados no meio da igreja.

V.6 – Hora undécima – 5 horas da tarde – final do dia. Último chamado que Deus tem para o homem prestes a anoitecer; última oportunidade, não haverá outra chance, mas ainda o Espírito Santo te chama, antes que termine este dia. Hoje é dia de salvação.

CONCLUSÃO

A todos aqueles que atentarem para o chamado, o Senhor vai recompensar com a benção que o Homem tanto almeja, que é a salvação.


Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário