18 março 2015

O CAMINHO DA VITÓRIA DO SERVO



Salmos 18:37


"Persegui os meus inimigos e os alcancei; não voltei, senão depois de os ter consumido". 

INTRODUÇÃO 

Quando o Senhor nos chamou para a sua presença e fez conosco uma aliança, iniciou um trabalho de transformação da nossa natureza, através do seu Espírito Santo, com o propósito de nos preparar para servi-lo nesta vida e viver com Ele na eternidade. Através desta aliança, que foi aceita por nós pela fé, fomos purificados pelo poder do Sangue de Jesus e tivemos nossos pecados perdoados. No entanto, muitos inimigos permaneceram à nossa volta e até dentro de nós mesmos, os quais precisam ser perseguidos e totalmente consumidos, para que possamos frutificar e alcançar o propósito do Senhor na nossa vida.

DESENVOLVIMENTO 

Que inimigos são esses que precisam ser perseguidos e derrotados? Como podemos identificá-los e como podemos consumi-los totalmente?

1 – O Velho Homem - ...que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano – Efésios 4: 22.

A nossa velha natureza, com seus pecados, orgulho, vícios, sentimentos, desejos e pensamentos, se constitui, talvez, no mais sutil dos nossos inimigos, pois está dentro de nós e geralmente é protegido e alimentado pela nossa razão. A Palavra manda que nos despojemos do velho homem, pois ele é como uma capa que encobre muitas coisas desagradáveis aos olhos do Senhor.

2 – O Mundo - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele – I João 2: 15.

O mundo é um sistema que se opõe a Deus e ao seu Projeto de Vida Eterna. A Palavra diz que o mundo jaz no maligno, que é o criador deste sistema, e ele está organizado para conduzir o homem à perdição. Os principais fundamentos do mundo estão baseados em três fraquezas da natureza do homem caído:

·        A concupiscência dos olhos;
·        A concupiscência da carne; e
·        A soberba da vida.

Estas três coisas se constituem em inimizade contra Deus, prendendo o homem e o escravizando no mundo, distante do seu Criador. Essas coisas precisam ser vencidas e destruídas das nossas, "porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" – 1 João 5:4.

3 – O Adversário - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo – I Pedro 5: 8.

O adversário foi o autor intelectual e o que provocou a queda do homem. Ele é também o causador da maioria dos problemas que envolvem as pessoas em todos os tempos. Para vencê-lo precisamos entregar a nossa vida totalmente ao Senhor, pois o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca – I João 5: 18.

4 – A Morte Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte - 1 Coríntios 15:26.

A morte é o maior inimigo do homem. Ela é o salário do pecado e tem poder sobre todos. A única maneira de vencer a morte é habitando no esconderijo do Altíssimo e se refugiando em Jesus, pois Ele venceu a morte para nos dar vida eterna. "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" - João 5:24. 

CONCLUSÃO

Diante de tudo que foi dito, resta a pergunta: Como vencer todos esses inimigos? Só existe uma maneira: Deixar que o Senhor os vença por nós, através de uma vida de total entrega, confiança e submissão ao seu Espírito Santo, através de uma vida de fé, pois todos os servos que foram vitoriosos no passado, venceram pela fé. 

"E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos..." – Hebreus 11: 32 - 34.


Nenhum comentário:

Postar um comentário